O Ministério do Meio Ambiente lançou a plataforma digital Floresta+ nesta quinta-feira, 11. O programa cria mecanismos para remunerar comunidades e produtores rurais que desempenhem alguma atividade de preservação de recursos naturais: os chamados serviços ambientais.
Leia mais: “O mundo precisa aprender com o Brasil”, reportagem de Branca Nunes publicada na Edição 85 da Revista Oeste
Receba nossas atualizações
“Ela vai servir tanto para um produtor rural, quanto para uma comunidade”, disse o ministro Meio do Ambiente Joaquim Leite, durante o lançamento em um painel na COP26. “De várias formas vamos usar essa plataforma para conectar a floresta às pessoas. Reconhecer e remunerar o serviço que essas pessoas fazem”.
A iniciativa será financiada por meio de recursos oriundos do setor privado e de fundos de cooperação internacional. Depois de cadastradas, técnicos independentes irão inspecionar as propriedades rurais e as comunidades para atestar se as informações estão de acordo para o fornecimento do certificado Floresta+. O desenvolvimento do projeto ocorreu em parceria com o Ministério da Economia e irá beneficiar todos os biomas brasileiros.
Os verdadeiros campeões do desmatamento
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.