publicidade
Tecnologia

EUA lançam avião espacial militar secreto com ajuda da SpaceX; veja

Não há informações sobre o tempo que a nave vai permanecer no espaço, tampouco sobre o que há a bordo

espacial secreto SpaceX
Assim como nas missões anteriores, o avião, que é semelhante a um mini-ônibus espacial, transportou experimentos confidenciais | Foto: Reprodução/Twitter/X

Os Estados Unidos lançaram o avião espacial X-37B do Exército norte-americano com a ajuda do foguete Falcon Heavy, da SpaceX. O lançamento, que ocorreu nesta quinta-feira, 28, teve duas semanas de atraso por causa de problemas técnicos. 

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

Assim como nas missões anteriores, o avião, que é semelhante a um mini-ônibus espacial, transportou experimentos confidenciais. Não há ninguém a bordo.

Esse foi o sétimo voo de um X-37B. O último, o mais longo até então, durou dois anos e meio, antes de pousar em uma pista na cidade de Kennedy, nos EUA, há um ano. 

Não há informações sobre o tempo que o avião espacial vai permanecer no ar. Tampouco há conhecimento sobre o que está a bordo.

O X-37B foi construído pela Boeing e possui 9 metros de comprimento. Não é necessário a presença de astronautas.

O X-37B tem sistema autônomo de pouso. Ele decola verticalmente, como foguetes, mas pousa horizontalmente, como aviões. Os modelos são projetados para orbitar entre 240 e 800 quilômetros de altura.

SpaceX Falcon Heavy é um dos foguetes mais poderosos do mundo

Falcon
O avião é semelhante aos ônibus espaciais aposentados pela Nasa | Foto: Reprodução/Twitter/X

O lançamento marcou a primeira vez que o avião espacial pegou carona com um SpaceX Falcon Heavy, que é um dos foguetes mais poderosos do mundo.

Leia também: “Misteriosa nave espacial chinesa é perseguida por objetos não identificados”

Anteriormente, o X-37B foi lançado no veículo SpaceX Falcon 9 e no foguete Atlas 5. O lançamento de agora indica que o avião espacial pode alcançar órbitas mais distantes. De acordo com o especialista em rastreamento de objetos no espaço Paul Graziani, o X-37B pode alcançar até mesmo a Lua ou Marte.

Leia também: “SpaceX lança o maior foguete de todos os tempos antes de explodir”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.