Em meio a debates sobre regulação e segurança digital, Elon Musk afirmou no sábado 10, que o novo algoritmo do X será disponibilizado como código aberto nos próximos dias. A medida surge depois de cobranças de autoridades e governos sobre o controle de conteúdos ilegais na plataforma.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Receba nossas atualizações
O anúncio ocorre depois de uma série de incidentes envolvendo imagens geradas por inteligência artificial, como o Grok, que expôs mulheres e crianças em situações de nudez digital. O caso ganhou repercussão internacional incluíndo um deepfake da primeira-ministra da Suécia.
Em dezembro, a União Europeia aplicou uma multa de € 120 milhões ao X, empresa de Elon Musk
Diante do escândalo, a Comissão Europeia determinou que o X deve preservar toda a documentação interna relacionada ao Grok até o final de 2026, sinalizando uma possível investigação futura sobre o uso da tecnologia e seus impactos.
Em dezembro, a União Europeia aplicou uma multa de € 120 milhões ao X, alegando descumprimento de exigências de transparência previstas no Ato de Serviços Digitais. Segundo a Reuters, Musk respondeu à publicação da Comissão Europeia sobre a sanção com uma ofensa.
O portal The Verge informou que, embora Musk já tenha publicado trechos do código, inclusive referentes à primeira versão do Grok em 2024, o repositório não tem recebido novas atualizações nos últimos anos.
Leia também: “Togas fora da lei”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 245 da Revista Oeste
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.