publicidade
Tecnologia

Centro brasileiro fecha acordo com maior produtor de nióbio do mundo

Aplicação do metal será objeto de estudo e pode ampliar o mercado de produtos com maior valor agregado

niobio ciencia

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que abriga o superlaboratório Sirius, em Campinas, no interior de São Paulo, fechou acordo para pesquisa e desenvolvimento de materiais supercondutores com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), empresa brasileira que é a maior produtora de nióbio do mundo.

Além de aplicação no próprio acelerador de partículas brasileiro, a liga de nióbio-titânio que será objeto dos trabalhos poderá ser utilizada em aplicações variadas, incluindo áreas médica, elétrica e eletrônica, entre outros.

Receba nossas atualizações

Na sexta-feira 8, o presidente Jair Bolsonaro participou da 1ª Feira de Nióbio e inaugurou estruturas do Sirius, ocasião em que o acordo entre CNPEM e CBMM foi efetivado.

Atualmente o Brasil é o maior produtor de nióbio do mundo, sendo que 80% desse mercado é atendido pela CBMM.

O metal é usado principalmente na produção de aços especiais e superligas, sendo empregado atualmente em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, navios, aparelhos de ressonância magnética, aceleradores de partículas, lentes e até piercings e bijuterias.

A CBMM vê na parceria a possibilidade de ampliar a demanda mundial por nióbio, criando oferta de produtos com maior valor agregado.

Relacionadas

4 comentários
  1. Noel BOLSONARO Brasil
    Noel BOLSONARO Brasil

    O Brasil precisa, urgentemente, tomar controle desses recursos mineirais tao valiosos.
    Essa empresa CBMM nao é tao brasileira assim. Basta olhar a composicao societaria e saberemos que esta fatiada com os asiaticos (japao, korea e china).
    Ok fazer acordo com a CBMM mas é preciso pensar e agir maior nesse tema. Bolsonaro esta correto como corretissimmo ja estava o saudoso Dr. ENÉAS!! Fica o alerta.

  2. Marcelo De Gasperi
    Marcelo De Gasperi

    Espero que o Brasil através da iniciativa privada consiga desenvolver e produzir produtos e tecnologias com valor agregado e não apenas vender a matéria prima

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.