A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), dos Estados Unidos, programou para esta segunda-feira, 6, a transmissão do sobrevoo lunar da missão Artemis 2. A agência deve exibir imagens em tempo real da cápsula Orion, enquanto quatro astronautas observam a superfície da Lua e registram fotografias do satélite.
Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen formam a equipe. Eles vão descrever o que visualizarem e executar tarefas de observação científica durante o trajeto.
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
A transmissão começa às 14h, no horário de Brasília. Os astronautas iniciam as atividades às 15h45, divididos em duplas. A Nasa utilizará imagens geradas por uma câmera instalada na Orion.
Kelsey Young, líder da diretoria de missões científicas da agência, explicou o tipo de visualização esperada. “Vamos conseguir ver a Lua a uma distância que a tripulação consegue ver”, disse. “Vai estar muito escuro lá, então não vai parecer tão nítido e bem iluminado como nas fotografias.”
A tripulação deve observar cerca de 20% do lado oculto da Lua, região que não aparece da Terra. Os astronautas receberam treinamento específico para identificar formações geológicas e antigos fluxos de lava.
A missão inclui uma lista de 35 pontos de interesse. A Nasa espera gerar milhares de imagens e utilizar os dados para pesquisas sobre a superfície lunar.
Nave atinge ponto mais distante da Terra e se aproxima da Lua
A cápsula Orion deve perder comunicação com a Terra por volta das 20h. A Nasa prevê que os sinais de rádio diminuam gradualmente durante cerca de 40 minutos e afirma que esse comportamento já ocorreu na Artemis 1, em 2022, e também no programa Apollo.
A Orion passou a sofrer predominância da gravidade da Lua nesta madrugada, ao alcançar a região de transição entre os campos gravitacionais. Isso revela que a atração lunar superou a força exercida pela Terra sobre a nave.
Nesse mesmo período, a nave deve alcançar o ponto mais próximo da Lua, a cerca de 6,5 mil quilômetros, e o mais distante da Terra, a aproximadamente 406 mil quilômetros.
Mais tarde, às 21h35, os astronautas devem observar um eclipse solar. A Orion, a Lua e o Sol devem se alinhar, posicionando a estrela atrás do satélite por cerca de uma hora.
+ Leia também: “Astronauta envia mensagem de Páscoa durante viagem à Lua”
As atividades de observação devem terminar às 22h20. A missão começou no dia 1º de abril e deve seguir até a próxima sexta-feira, 10, quando a tripulação retorna à Terra.
A Artemis 2 marca a primeira missão lunar tripulada desde 1972, durante o período da Guerra Fria. Naquele ano, a Apollo 17 levou homens pela última vez ao solo da Lua.





































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.