publicidade
Saúde

SUS: número de leitos tem queda no governo Lula

Pesquisa do Instituto Teotônio Vilela, ligado ao PSDB, revela dados relativos aos três primeiros anos da gestão e os compara com o mesmo período da Presidência de Bolsonaro

SUS queda número leitos Lula
Governo, além de negar a queda no número de leitos, declara que houve aumento | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A abertura de leitos de internação no Sistema Único de Saúde (SUS) caiu 31% no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em comparação à gestão de Jair Bolsonaro no mesmo período. As informações foram obtidas em levantamento do Farol da Oposição, do Instituto Teotônio Vilela (ITV), instituição de estudos e formação política do PSDB.

+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste

Receba nossas atualizações

O estudo revela que, de janeiro de 2023 a dezembro de 2025, foram criados 7 mil novos leitos, contra 10 mil nos três primeiros anos do governo anterior.

Em 2005, o número de leitos, segundo o Datasus, sistema de informações do Ministério da Saúde, atingiu seu ápice, ao chegar a 355 mil. Em dezembro de 2025, o país contava com 316 mil leitos de internação disponíveis no SUS, 10,7% a menos do que o de duas décadas antes. Nestes últimos 20 anos, a rede pública perdeu 38 mil leitos, sendo a maior parte durante gestões do PT, constata o levantamento. Desde 2005, a população brasileira cresceu 15%.

André Lacerda, especialista em políticas públicas do ITV, garante a Oeste que o resultado da pesquisa contradiz a posição do governo federal. “O discurso oficial é de que este é um governo de reconstrução, sobretudo na saúde”, afirma. “Só que os dados não comprovam isso.”

Ao Poder360, o Ministério da Saúde declarou que, ao contrário do que diz a pesquisa ITV, o número total de leitos no SUS é “o maior desde 2014″. De acordo com a pasta, houve, sim, uma reversão do que vinha sendo um cenário de queda constante nos últimos 15 anos.

Até a pandemia, a pesquisa ITV/PSDB relata que o declínio do número de leitos na rede pública foi intenso. A pior marca ocorreu em 2019, quando a oferta de leitos caiu para 295 mil. A recuperação, em ritmo lento, começou a partir de 2020, com a abertura de 21 mil novos leitos, dois terços ainda sob a gestão Bolsonaro, desde então. Leitos específicos para covid-19 não foram incluídos nesta análise, com o objetivo de não distorcer a comparação histórica.

“A gestão do PT continua dando pouca atenção à necessária ampliação de leitos de internação hospitalar no SUS, em paralelo com o brutal desfinanciamento resultante da diminuição da participação do governo federal no bolo do SUS nas últimas duas décadas”, ressalta Lacerda.

SUS teve retração do número de leitos em alguns setores

O ritmo caiu ainda mais a partir do terceiro mandato de Lula, iniciado em janeiro de 2023, relata o estudo. Em algumas especialidades, houve até retração. Exemplo disso são os hospitais psiquiátricos do SUS, nos quais o número de leitos caiu 11%, de 17 mil no fim de 2022 para os atuais 15 mil, uma diminuição de quase 2 mil.

Leia mais: “Careca do INSS: mensagens revelam lobby por canabidiol no SUS”

Outros que registraram queda são os leitos obstétricos, cuja diminuição foi de 679 (-1,8%). Também os pediátricos diminuíram em 0,8% o número de leitos, que passou a ser de 308, segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde informados ao Datasus. Lacerda ressalta que essa redução acaba tendo um efeito cascata, já que a falha do governo federal chega até os municípios. “A conta cai nas costas dos municípios, e, na ponta, os pacientes sofrem.”

Leia também: “Diagnóstico: negligência”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 310 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.