publicidade
Saúde

Dengue atinge 1,6 mi de casos no Brasil; SP lidera mortes

Em relação a 2024, com 6,4 milhões de casos e 6,2 mil óbitos, 2025 registra redução de 75% nos casos e 73% nos óbitos

Mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue
Mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue | Foto: Wee Hong/Wikimedia Commons

Depois de enfrentar uma das piores epidemias de dengue em 2024, o Brasil registra 1,5 milhão casos prováveis da doença em 2025, de acordo com o Ministério da Saúde. Entre janeiro e o fim da 39ª semana epidemiológica, encerrada em 27, foram confirmadas 1,6 mil mortes causadas pelo vírus transmitido pelo Aedes aegypti. Outros 314 óbitos ainda aguardam confirmação quanto à ligação com a dengue.

+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste

Receba nossas atualizações

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, marcado por mais de 6,4 milhões de casos prováveis e 6,2 mil mortes, os números de 2025 representam redução de 75% nos registros de casos e queda de 73% no total de mortes. Além disso, o cenário atual se assemelha ao de 2023, quando o país contabilizou 1,49 milhão de infecções pela doença.

Perfil dos casos e distribuição regional da dengue

O índice de incidência até a 39ª semana de 2025 foi de 750 casos para cada 100 mil habitantes, enquanto no ano anterior alcançou 3 mil casos por 100 mil. Os adultos de 20 a 29 anos lideram em número de ocorrências, seguidos pelas faixas etárias entre 30 e 59 anos. As mulheres representam 54% dos casos e os homens, 46%.

Em relação à cor ou à raça, 49,3% dos registros são de pessoas brancas. Pardos correspondem a 31% e pretos, 4,8%. Em 13,5% das notificações, não há informação sobre esse dado. O Sudeste e o Sul concentram a maioria dos casos, com São Paulo à frente, somando 882 mil notificações, seguido por Minas Gerais, Paraná e Goiás. Já Roraima e Sergipe apresentam os menores índices proporcionais.

No ranking de mortes, São Paulo também aparece na liderança, com 1 mil registros, equivalente a 66% das fatalidades. Minas Gerais, Paraná e Goiás vêm na sequência. Unidades federativas como Espírito Santo, Distrito Federal, Alagoas e Rondônia contabilizaram uma morte cada um. O Ministério da Saúde ressalta que os dados são preliminares e podem sofrer ajustes.

Transmissão e sorotipos do vírus

A dengue tem transmissão realizada pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti, vetor que também espalha os vírus da zika e da chikungunya. Existem quatro sorotipos conhecidos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Apesar de causarem sintomas semelhantes, os sorotipos 2 e 3 tendem a ser mais agressivos por sua capacidade de disseminação.

Uma pessoa pode contrair dengue até quatro vezes, uma para cada sorotipo, pois a imunidade adquirida é específica. O risco de desenvolver manifestações graves cresce em casos de reinfecção por um sorotipo diferente daquele que causou a primeira doença.

Leia também: “Togas fora da lei”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 245 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.