publicidade
Saúde

Anvisa nega registro de 3 canetas emagrecedoras

Pedidos não atenderam exigências técnicas de segurança, eficácia e qualidade, segundo a agência

Mulher usa caneta emagrecedora e aplica a substância na região do abdômen | Foto: Reprodução/Freepik
Mulher usa caneta emagrecedora e aplica a substância na região do abdômen | Foto: Reprodução/Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou, nesta segunda-feira, 13, três pedidos de registro de medicamentos para tratamento da obesidade com os princípios ativos semaglutida e liraglutida.

+ Leia mais de Saúde em Oeste

Receba nossas atualizações

A decisão atinge duas solicitações da farmacêutica Cipla, referentes à liraglutida, e um pedido da Dr. Reddy’s, para um medicamento à base de semaglutida.

Falhas nos requisitos técnicos motivaram decisão

A Anvisa informou que as empresas não cumpriram todos os critérios exigidos para comprovar segurança, eficácia e qualidade dos produtos.

Com a decisão, a agência barrou o registro dos medicamentos Plaobes e Lirahyp, da Cipla, e Embeltah, da Dr. Reddy’s.

Os pedidos foram analisados pela via de desenvolvimento abreviado. Esse modelo permite o uso de dados já consolidados e estudos de terceiros, mas exige comprovação rigorosa da qualidade e segurança dos produtos.

Medida ocorre em meio à tentativa de ampliar oferta de canetas

No ano passado, a Anvisa abriu edital para dar prioridade à análise de medicamentos com semaglutida e liraglutida. A iniciativa buscava ampliar a oferta no mercado brasileiro diante de instabilidade no abastecimento dessa classe de produtos.

Atualmente, não há concorrentes para medicamentos com semaglutida no país. A patente do princípio ativo venceu em março, e há 16 pedidos de registro em análise.

Leia mais: “Anvisa mira atuação de farmácias de manipulação na venda de ‘canetas emagrecedoras’

A semaglutida é um composto sintético análogo ao GLP-1, aprovado para o tratamento de diabetes tipo 2, em medicamentos como Ozempic e Rybelsus, e também indicado para obesidade e sobrepeso, como o Wegovy.

Mercado de liraglutida já tem concorrência

No caso da liraglutida, o cenário é diferente. O Brasil já conta com cinco medicamentos registrados, distribuídos entre dois laboratórios — a Novo Nordisk e a EMS —, o que indica maior concorrência em comparação à semaglutida.

A agência ainda analisa outros sete pedidos de registro com esse princípio ativo.

Leia mais: “Jovem recebe tratamento experimental com polilaminina no Tocantins

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.