publicidade
Saúde

Anvisa manda retirar medicamentos com clobutinol do mercado

Substância em xaropes pode causar arritmias graves, diz agência

Entre os itens vetados está o Xarope da Vovó, também chamado de Xarope da Vovó Isabel | Foto: Jcomp/Freepik
A substância é usada na formulação de xaropes para tosse vendidos no Brasil | Foto: Jcomp/Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira, 27, a suspensão imediata da venda e do uso de todos os medicamentos que contenham clobutinol.

A substância é usada na formulação de xaropes para tosse vendidos no Brasil. Segundo a agência, há um aumento significativo no risco de arritmias cardíacas graves em pacientes que utilizam o composto.

Receba nossas atualizações

A decisão se baseia em parecer técnico da área de farmacovigilância, que concluiu que a gravidade dos efeitos colaterais supera qualquer benefício terapêutico do medicamento.

Uso de clobutinol e alerta

Anvisa proíbe produtos da marca Power Green | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fachada da sede da Anvisa | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O clobutinol é um antitussígeno não opioide, com ação no sistema nervoso central, indicado principalmente para o tratamento da tosse seca e irritativa, comum em quadros inflamatórios das vias respiratórias.

Apesar de décadas de uso e de histórico considerado seguro, análises mais recentes identificaram potencial de prolongamento do intervalo QTc — uma alteração na atividade elétrica do coração que pode evoluir para arritmias graves, como a chamada Torsade de Pointes.

+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste

Essas alterações podem começar com sinais como palpitações e sensação de batimento irregular, mas também evoluir para tontura, desmaios e, em situações mais críticas, parada cardíaca súbita.

Diante do risco, a Anvisa determinou a retirada dos produtos do mercado e orienta que pacientes interrompam o uso e procurem orientação médica.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.