publicidade
Saúde

Anvisa autoriza indicação de Mounjaro para apneia do sono

A aprovação do uso do medicamento abrange pacientes obesos com transtorno em grau moderado ou grave

Medicamento Mounjaro ainda não está à venda no Brasil | Foto: Reprodução/X/Twitter
Caixa do medicamento Mounjaro, da fabricante Eli Lilly | Foto: Reprodução/X/Twitter

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou uma nova indicação do medicamento Mounjaro para tratar apneia do sono em adultos com obesidade. A decisão foi oficializada na sexta-feira 17 e publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira 20.

O remédio, que tem como substância ativa a tirzepatida, estará disponível apenas com prescrição médica. A aprovação abrange pacientes obesos diagnosticados com apneia do sono em grau moderado ou grave, ampliando as opções terapêuticas para esse grupo.

Receba nossas atualizações

Resultados clínicos e eficácia do tratamento com Mounjaro

Como Ozempic, Mounjaro também deve ser injetado semanalmente | Reprodução/Youtube
O Mounjaro tem como princípio ativo a tirzepatida e só pode ser vendido mediante receita médica | Reprodução/Youtube

De acordo com informações da fabricante Eli Lilly, o uso do Mounjaro resultou em uma média de 20% de redução do peso corporal nos participantes e diminuição de, pelo menos, 30 interrupções do sono por hora nos quadros avaliados.

+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste

Em um estudo clínico de fase 3, a tirzepatida demonstrou ser, em média, cinco vezes mais eficaz que o placebo para reduzir episódios de parada respiratória em pacientes que não utilizam o aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) durante a noite.

Entendendo a apneia do sono

A apneia do sono consiste em repetidas interrupções da respiração enquanto a pessoa dorme, resultado de obstrução parcial ou total das vias aéreas. Essas pausas podem ocorrer por alguns segundos e se repetir diversas vezes em cada hora de sono.

Entre os fatores que podem causar o distúrbio estão obesidade, características anatômicas, como queixo retraído ou amígdalas grandes, envelhecimento, consumo de álcool, uso de sedativos à noite e predisposição genética. Roncos intensos e pausas respiratórias durante o sono são sintomas comuns da condição.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.