Pular para o conteúdo
publicidade
Foto oficial do STF, com a composição atual completa | Foto: Montagem Revista Oeste/Fellipe Sampaio/SCO/STF
Edição 215

O Supremo não responde

O STF aceita que um inquérito policial, que o ministro Moraes não tinha nenhum direito legal de abrir, continue aberto até hoje, cinco anos depois — e sem produzir uma única prova

J. R. Guzzo
-

Os sistemas de apoio do Supremo Tribunal Federal, que começam nos próprios ministros e se alastram pela porção mais subdesenvolvida da elite brasileira, costumam apresentar três respostas-padrão em sua estratégia de defesa. A primeira sustenta que o estado de choque criado no país pela conduta do STF é apenas o resultado natural do inconformismo das pessoas diante das sentenças dos ministros. Não concordam com as decisões, mesmo porque não entendem nada de Direito, e aí ficam reclamando como a torcida reclama do juiz num jogo de futebol. A segunda diz que o STF tem o direito de fazer tudo o que está fazendo porque o Brasil vive sob a ameaça permanente de um golpe para destruir a democracia. Só a vigilância eterna dos ministros nos salva, e para nos salvar o STF não pode ficar seguindo o que dizem a Constituição e as leis; para haver democracia, a liberdade e os direitos individuais têm de ser racionados. A terceira, enfim, alega que existe uma conspiração da direita mundial para assumir o governo do Brasil, ou coisa que o valha — pior que tudo, quer assumir através de eleições, pois o eleitor brasileiro não tem condição cultural de escolher o que é mais certo. É indispensável, por causa disso, manter o país num estado de sítio virtual, incluindo-se aí a “suspensão excepcional” das garantias constitucionais.

O problema dessas três respostas é que todas elas são integralmente falsas. É uma deformação séria, para começar, que o STF precise de um sistema de defesa — em democracias de verdade a corte suprema nunca precisa se defender de nada, porque cumpre os seus deveres legais e obedece ao que está escrito na Constituição. Mas o Brasil não é, já há muito tempo, uma democracia de verdade. Transformou-se em mais uma republiqueta primitiva de Terceiro Mundo, onde quem manda é uma junta de governo formada pelo sistema Lula e pelos próprios ministros do STF. Tanto faz, quando fica assim, a realidade. No caso das desculpas que o Supremo apresenta para o escândalo permanente que criou em torno de si, os fatos transformam a verdade oficial em substrato de farinha de rosca. A degradação do STF não se deve ao teor jurídico das sentenças que assina, e sim aos atos que os ministros praticam em público. O veneno não é o que decidem. É o que fazem. Aí não tem hermenêutica, nem propedêutica. O que conta, mesmo, é a capacidade de enxergar o que é certo e o que é errado, segundo a moral acessível a todo ser humano — e fazer o certo. Os ministros fazem o errado.

É perfeitamente inútil, e sobretudo hipócrita, ficar discutindo questões de Direito, a “defesa da democracia”, o “enfrentamento” das fake news, dos fascistas e do “bolsonarismo”. Mas o que se cobra dos ministros não são as suas posições diante dessas fumaças. Acham que a direita, a desinformação e o ex-presidente Bolsonaro são as piores ameaças para a humanidade no século 21? Tudo bem: que fiquem à vontade para continuar achando. O que se solicita aos magistrados supremos é que ofereçam alguma explicação coerente, racional e provida de um mínimo de honestidade para justificar as condutas apresentadas a seguir; só essas. Se forem capazes de responder com um mínimo de lógica a qualquer delas, não se fala mais do assunto, certo?

STF
Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, ministros do STF | Foto: STF/SCO

1. Qual é a explicação para o fato de três ministros do STF, ao mesmo tempo, se ausentarem do trabalho para fazer palestras sobre assuntos brasileiros, destinadas a um público de brasileiros, em português — e em Londres? Têm a obrigação de informar, também, quem lhes pagou a viagem e a estadia em hotel com diárias de R$ 6 mil o quarto. Não é, naturalmente, uma questão da sua vida privada; eles são altos servidores do Estado e têm, sim, o dever de prestar contas sobre cada tostão que recebem. No caso, a obrigação é especialmente dramática. O organizador do “evento” (é assim que eles chamam essas coisas hoje: “evento”, como se faz para o lançamento de alguma nova marca de margarina) foi um grupo privado que teve entre os seus patrocinadores financeiros um “Banco Master” que, por sua vez, tem causas em julgamento tanto no STF como no STJ — só no STJ, são 27 processos. Outro financiador foi a British American Tobacco, a antiga Souza Cruz. A questão, aí, é a simplicidade em pessoa. Pode, em qualquer tribunal de Justiça que pretenda ser respeitado, o juiz aceitar um negócio desses da parte que será julgada por ele?

O silêncio do STF a respeito do caso não pode ser levado a sério. Se os três ministros não fizeram nada de errado, por que raios se recusam a dar uma explicação tão elementar como essa? O que, exatamente, está sendo mantido em segredo? Fica pior quando os organizadores conservam em sigilo não apenas os nomes das empresas que pagaram a conta, mas também os assuntos que foram tratados na conferência — a imprensa foi proibida de entrar na sala. Fica pior ainda quando se leva em conta que os mesmos patrocinadores fecharam a coisa pelos sete lados. No “evento”, além de Gilmar Mendes, Antonio Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, socaram nada menos que cinco ministros do STJ, um ministro do TSE, dois ministros do governo Lula, o da Justiça e o advogado-geral da União, o procurador-geral da República e, para não deixar nada em aberto, o diretor-geral da Polícia Federal. Por que um esquadrão de gatos gordos desse tamanho (13, ao todo, fora a politicalha que costuma ir junto) num evento privado a 9 mil quilômetros de Brasília?

2. Pode ser normal, sim ou não, que as mulheres dos ministros do STF trabalhem em escritórios de advocacia que têm causas sob julgamento do tribunal? Não é normal em nenhuma democracia decente do mundo. Há alguma razão para o STF dizer que é, aqui no Brasil? Não é preciso saber absolutamente nada de Direito para ver que não está certo, e não pode mesmo estar certo, a mulher do juiz ter alguma ligação com o processo que o seu marido vai julgar. Se não pode ser assim em nenhum caso que exija um mínimo de imparcialidade, porque é assim com a “suprema corte” do país, como diz o presidente Lula?

O mais esquisito, no caso, é que o próprio STF decidiu, em sessão plenária, abolir as disposições do Código Civil que proibiam, como no resto do mundo civilizado, que os juízes julgassem ações nas quais tivessem interesse direto ou indireto. O que poderia haver de errado com isso? Não está claro, mas o ministro Gilmar, a quem se deve o raciocínio prevalente no STF, diz que os juízes podem, sim, julgar causas defendidas por bancas de advogados das quais fazem parte seus cônjuges, parentes e parceiros. Por quê? Para atender ao princípio da “razoabilidade”, afirma o ministro. Ou seja: o STF acha que “não é razoável” a lei impedir um magistrado brasileiro de decidir questões como essas. Parece exatamente o contrário, pela lógica comum. O razoável é que o juiz fique o mais longe possível de processos que envolvam escritórios nos quais suas relações familiares têm interesses. Mas a racionalidade do Supremo opera em outra faixa de onda. O fato objetivo, ao fim desta história toda, é que as mulheres dos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Cristiano Zanin são advogadas. Os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux são pais de advogados. Faça as contas: dá sete em 11.

Lula Zanin Valeska
Lula entre Cristiano Zanin e Valeska Martins, quando o casal era advogado do petista | Foto: Ricardo Stuckert

3. Algum tribunal minimamente sério, no mundo democrático, aceita que um dos seus ministros tenha sido, até as vésperas de sua nomeação, o advogado pessoal do presidente da República que o nomeou para o cargo? Para tornar a situação ainda mais escura, não se trata de um presidente qualquer. É ninguém menos que Lula, o único chefe de Estado na história deste país que foi condenado, e cumpriu parte da pena, pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. Até hoje não foi absolvido de nada; esse mesmo STF anulou as suas condenações sem ter apreciado qualquer fato novo ou prova relativos ao caso. Pois então: Lula colocou no Supremo o advogado Cristiano Zanin, seu defensor nos processos penais em que foi condenado.

Os aliados de Lula, de Zanin e do STF dizem que o homem foi aprovado em sabatina no Senado Federal. E daí? O Senado, do jeito que está hoje, aprovaria a nomeação de um tamanduá para o Supremo, se Lula mandasse aprovar. Isso certamente desmoraliza os senadores, mas não moraliza o STF. O advogado particular do presidente jamais é considerado, a não ser em ditaduras baratas, um nome aceitável para a instância máxima da Justiça nacional. Num regime em que o presidente recorre o tempo inteiro ao STF para anular decisões legítimas do Congresso e para proteger os seus interesses políticos, o episódio fica ainda mais chocante.

4. Qual é a justificativa técnica ou jurídica para o fato de que todos os acusados de corrupção, no presente momento, são absolvidos no STF? Isso inclui não apenas 100% dos aliados do governo, diretos ou indiretos; estes são a grande massa, mas o “liberou geral” do Supremo está salvando réus por ladroagem vindos de todas as origens. A alegação-raiz do consórcio que governa hoje o Brasil é que “não há provas”. Mas por que os ministros são tão implacáveis na exigência de provas para a roubalheira, e não exigem prova nenhuma quando condena marceneiros, barbeiros e motoboys a até 17 anos de cadeia por estarem presentes a um quebra-quebra transformado pelo próprio STF em crime de “abolição violenta do Estado de Direito”?

Outro aspecto, nessa questão, que permanece incompreensível até hoje é o seguinte: como é possível que num dos países mais corruptos do planeta, segundo a Transparência Internacional e outras organizações respeitadas, não haja nenhum corrupto na prisão? Pode haver, talvez e provisoriamente, algum ladrão de galinha; mas larápio de verdade, desses que aparecem com retrato no jornal, não há nenhum. Os ministros, fora a história da “falta de provas”, não ofereceram até agora nenhuma hipótese para esclarecer esse enigma.

Silvinei Vasques
A defesa do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques classificou a negação de Alexandre de Moraes ao segundo pedido de liberdade provisória de ‘bisonhice jurídica’ | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

5. O ministro Moraes e o STF junto com ele mantêm na prisão há oito meses, sem que haja denúncia de crime nenhum, um ex-chefe da Polícia Rodoviária Federal. No mundo das realidades isso quer dizer que a polícia do Supremo não conseguiu encontrar até agora nenhuma prova contra ele — nada, pelo menos, que pudesse satisfazer os acusadores do Ministério Público. O preso, por lei, teria de estar solto. Não existe no Direito Penal brasileiro a prisão preventiva por tempo indefinido — ou a autoridade faz a acusação formal dentro de um determinado período, ou, se não faz, solta o preso. Mas o ministro Moraes prorroga as “investigações” a cada vez que vence o prazo. Na prática, até que venha a ordem de soltura, é prisão perpétua — prisão que não tem data para terminar é prisão para sempre.

É normal, para os 11 ministros do STF, ver seu colega Dias Toffoli perdoar a Odebrecht e a J&F, rés confessas de corrupção, de pagar as multas de R$ 15 bilhões que elas mesmas tinham concordado em entregar ao Erário?

Da mesma forma, um ex-assessor de Bolsonaro está preso sob a acusação de ter ido com ele para os Estados Unidos no dia 30 de dezembro de 2022 — para fugir, segundo a Polícia Federal, de investigações sobre um “golpe de Estado” de que ambos seriam suspeitos. Não se sabe que crime poderia ser esse, levando-se em conta que o próprio Bolsonaro obviamente viajou, e está solto. Também não há explicação para o fato de que nenhuma prova desse golpe apareceu até hoje, apesar de já ter passado quase um ano e meio desde que a denúncia foi posta em circulação. Mas o problema, antes disso, é que o ex-assessor provou que foi para Curitiba no dia 31 de dezembro. Não adiantou nada. Moraes diz que o documento de voo fornecido pelo preso não é suficiente e, também aí, prorrogou as investigações. É mais um fenômeno do STF. O réu não apenas tem de provar a sua inocência, quando a lei diz que é o acusador que tem de provar a culpa, mas mesmo tendo provado continua preso. A PGR pediu sua soltura ao ministro. Também não adiantou nada. O próprio Moraes, enfim, reconhece ter dúvidas sobre os fatos — e há pelo menos 2,5 mil anos se considera que em caso de dúvida o réu é quem se beneficia. Aqui é o oposto. Em caso de dúvida, mantenham o réu na cadeia.

6. O STF, e isso para deixar a lista por aqui, poderia dar alguma explicação racional para o fato de ter mantido um morador de rua preso durante 11 meses seguidos, pela suspeita de “golpe de Estado”? Não ocorreu a ninguém, durante esse tempo todo, que é materialmente impossível um mendigo derrubar o governo? Já em outra praia: é normal, para os 11 ministros do STF, ver seu colega Dias Toffoli perdoar a Odebrecht e a J&F, rés confessas de corrupção, de pagar as multas de R$ 15 bilhões que elas mesmas tinham concordado em entregar ao Erário? Ambas aceitaram pagar, para seus diretores não serem presos. Do jeito que o STF deixou as coisas, os peixes graúdos das duas empresas nem foram para a cadeia nem tiveram de pagar o que deviam. É público e provado que Alexandre de Moraes praticou censura — disfarçada em “defesa do Estado Democrático de Direito”. Isso é proibido pelo artigo 5º da Constituição.

O STF aceita que um inquérito policial, que o ministro Moraes não tinha nenhum direito legal de abrir, continue aberto até hoje, cinco anos depois — e sem produzir uma única prova. Aceita que o seu regimento interno esteja acima da Constituição. Aceita ações judiciais secretas, a violação do direito dos advogados a defender seus clientes e a supressão do processo penal previsto em lei. O que isso tudo tem a ver, enfim, com a defesa da democracia? E como seria possível fazer os juristas de Londres acreditarem que está tudo bem, se eles soubessem que o STF se comporta assim?

O STF, até agora, não deu nenhuma resposta decente para qualquer das questões apresentadas acima. Alega, unicamente, que todo o questionamento é um “ataque ao Poder Judiciário” — e não a cobrança legítima dos atos que os ministros praticam, e pelos quais são legalmente obrigados a prestar contas ao público. Talvez convença a si próprio, as classes culturais e parte da mídia que serve à polícia, a Lula e ao departamento de propaganda do governo. Mas o cidadão brasileiro comum, a cada vez que alguma pesquisa pede a sua opinião, deixa claro que respeita cada vez menos a conduta dos ministros na vida real.

Fachada do Supremo Tribunal Federal | Foto: Montagem Revista Oeste/ Gustavo Moreno/SCO/STF

Leia também “De volta ao século 15”

109 comentários
  1. Luiz Fraga
    Luiz Fraga

    Ou seja: vivemos sob uma ditadura da toga em parceria com o Executivo. Não há mais segurança jurídica, respeito às leis ou à CF. As FFAA têm o dever, previsto na Constituição, de manter a Lei e a Ordem. Ora, se os Poderes Constituídos se degeneraram e nem a Lei Máxima é mais obedecida, então por que as FFAA não podem agir?!

  2. Marcelino Teodoro de Assiz
    Marcelino Teodoro de Assiz

    A verdade nua e crua!

  3. Valesca Frois Nassif
    Valesca Frois Nassif

    Mais um alentado artigo de nosso mestre contra as iniquidades a nós impostas. Inacreditável nossa capacidade de resistir a tanta barbaridade. Esse poço em estamos mergulhados parece nunca chegar ao fundo !

  4. Cezar Luiz Bizarro Monteiro
    Cezar Luiz Bizarro Monteiro

    Ao ler parece obra de ficção mas, ao fim e ao cabo, se torna impossível admitir e suportar de que estamos submetidos a um regime de terror.

  5. Rogério James de Andrade
    Rogério James de Andrade

    Sempre certeiro,inteligente e profundo.Não tem contestação

  6. JOSE ANTONIO MECHAILEH
    JOSE ANTONIO MECHAILEH

    A vontade ao ler esse artigo é vomitar. E, em seguida, mudar desse lindo país. Como pudemos descer a esse nível tão baixo? Um presidiário no Planalto, acompanhado de uma primeira-dama chamada Janja, cujo nome remete a imagens inconfessáveis. Roubalheira pra todo lado, tudo devidamente protegido por uma composição no STF que envergonha a história desse egrégio tribunal. Vergonha, vergonha, vergonha.

  7. Elto Olympio Valich da Fonseca Junior
    Elto Olympio Valich da Fonseca Junior

    É Guzzo, a hora pode até chegar, o que acredito. Mas também acredito que ainda levará um tempo, pois num país onde grande parte da população está mais interessada no carnaval, no futebol no Maraca, no Big Brother e em outras distrações e futilidades, é… vai demorar!

  8. Mario Marcos De Camargo
    Mario Marcos De Camargo

    Pode passar anos, mas a hora vai chegar como chega a hora de tudo que é errado, quando a hora chegar tomara que estes desalmados tenham o amparo legal e a misericordia que nunca tiveram com os inocentes que torturaram.

  9. Alzira Conceição Pacheco de Lima
    Alzira Conceição Pacheco de Lima

    De toda a sua brilhante exposição, Guzzo, concluímos que não só o STF e o senado estão envolvidos nessa bizarrice que assola a republiqueta bananeira, mas todo o judiciário, que compactua com a violação da lei sem dar um pio e quando algum magistrado é punido por se contrapor à violação das leis não surge praticamente ninguém para apoiá-lo, a juíza Ludmila está exilada como prova contundente desse fato. Sinto náuseas quando vejo grupos desses sujeitos engravatados estampando sorrisos hipócritas.

  10. Alex Rodrigues dos Santos
    Alex Rodrigues dos Santos

    Guzzo faz um artigo excelente, reunindo em um texto brilhante e resumindo de forma clara e concisa, as principais arbitrariedades supremas! Parabéns!

  11. LUIS ANTONIO LAVIA
    LUIS ANTONIO LAVIA

    Cirúrgico e preciso como sempre. Sou advogado e não acredito que isto esteja acontecendo. Deixaram correr frouxo e agora estamos diante deste monstro.

  12. Fernando B. Monte-Serrat
    Fernando B. Monte-Serrat

    STF, SUPREMA VERGONHA NACIONAL.

  13. Álvaro José da Silva
    Álvaro José da Silva

    Brilhante e didático o artigo. Infelizmente parafraseando Rui Barbosa, contra a ditadura do judiciário não tem como recorrer.

  14. Oswaldo Galvão Carvalho
    Oswaldo Galvão Carvalho

    o que pode, eventual ou definitivamente, ocorrer a nosso mando é a DESOBEDIÊNCIA CIVIL GERAL E IRRESTRITA.
    não cumprir mais nada em relação às exigências do governo de um ladrão condenado, uma câmara federal composta em sua maioria de políticos corruptos e de um judiciário ordinário que não obedece os princípios da legalidade.
    só isto.

  15. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    Quando ocorrera a primeira desobefiencia de ordem emanada por quem descumpre diogurnamente as leis deste pais? Quando ira ser retomado os trilhos da razão?

  16. Marcia Andrea Zanatta Estrella
    Marcia Andrea Zanatta Estrella

    Guzzo, você é brilhante! Parabéns por tanta lucidez mostrando a soberba dessas criaturas que se julgam deuses mas só sabem chafurdar na lama!!!

  17. Aderbal A C Bernardes
    Aderbal A C Bernardes

    E vamos reclamar para quem??

  18. Joaquim Días do Nascimento Júnior
    Joaquim Días do Nascimento Júnior

    A longa exposição do emérito jornalista demonstra uma questão clara: os tribunais brasileiros, especialmente superiores estão coalhados de juristas de aluguel, de pessoas que fazem tudo para serem indicadas e aprovadas para altos cargos aos quais jamais poderiam ser nomeados em condições normais de temperatura e pressão, ou seja, não têm conhecimento, dignidade ou estofo moral para estarem onde estão. Em resumo o Poder Judiciário está a abrigar o que de pior há em seu meio.

  19. Antonio de Souza Neto
    Antonio de Souza Neto

    PQP. Perdoem-me a reação ao ler mais este registro da atualidade brasileira que nos proporciona o Guzzo. Simplesmente fantástico pela clareza e pela coragem de dizer o que TODOS os homens de bem deste país gostariam de dizer. Um texto desses, se não gerar consequências no íntimo de cada brasileiro que o ler será lamentável. Fará pensar que já é tarde.

  20. JORGE LUIZ MARETTO
    JORGE LUIZ MARETTO

    Isso não é uma corte, mas sim um partido político que faz vergonha a qualquer um com dois neurônios.

  21. MARCIO MARQUES PRADO
    MARCIO MARQUES PRADO

    A conduta do STF/STJ e do judiciário de 1ª e 2ª instância, por prevenção, é um espanto!!! É jabuticaba azeda e podre. Pobre Brasil, refém, desta vez, de uma canalhada empoleirada no poder supremo.

  22. Flávio Lúcio da Silva Fonseca
    Flávio Lúcio da Silva Fonseca

    Que texto! Guzzo escreve com tanta maestria, com tanta beleza. Consegue traduzir aquilo que a gente gostaria de dizer mas não dominamos a cronologia dos fatos e muito menos as palavras. Alguma coisa que eu não sei dizer e muito menos sugerir tem que acontecer pra colocar essa escória disfarçada de juízes de corte suprema em seus lugares. Impressiona a mídia imunda não fazer esses mesmos questionamentos e jogar nos esgotos a pouca credibilidade que ainda possuem. Obrigado, Oeste, obrigado Guzzo. Ainda temos uma Gazeta do Povo e uma Oeste pra gente ler.

  23. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    que artigo maravilhoso ! esclarecedor, e trágico para um povo !
    alguém tem que fazer alguma coisa urgente ! ( Elon Musk ?? )
    esses ministrinhos tem que serem punidos !!

  24. Lucy Pimenta de Lima
    Lucy Pimenta de Lima

    Muito obrigada, Mestre J. R. Guzzo.

  25. Marcos Liebentritt de Almeida Braga
    Marcos Liebentritt de Almeida Braga

    Excelente artigo. Perguntas sem resposta que qualquer brasileiro isento de passionalismo anseia por ter. Mas o pior STF de nossa história só presta contas a portas fechadas aos seus amigos e amigos dos amigos.

  26. Hilciene de Jesus Pereira Salomão
    Hilciene de Jesus Pereira Salomão

    Excelente artigo, você disse tudo aquilo que o cidadão brasileiro de bem gostaria de perguntar para os “supremos” ditadores da nação, desta república de bananas.

  27. Carlos Oswaldo Bevilacqua
    Carlos Oswaldo Bevilacqua

    Tais abusos são explicáveis à luz da Constituição Federal, do devido processo legal (ora vilipendiado), da obediência cega aos mandados inconsistentes e ilegais…

  28. Francisco Campos
    Francisco Campos

    IMPECÁVEL A MATÉRIA. DIFÍCIL É COMENTAR ESSES ABUSOS. O BRASIL ESTÁ DE PONTA CABEÇA O QUE ANTES ERA UM DIREITO DO POVO HOJE É ATENTADO AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. CONDENADO VIROU INOCENTE E INOCENTE ESTÁ CONDENADO E PRESO SEM DIREITO AO DEVIDO PROCESSO LEGAL.

  29. José Pedro Scatena
    José Pedro Scatena

    A questão não é a Lei ou a Constituição. Não é nem a Justiça. A questão é o Poder. O questionário proposto pelo mestre Guzzo jamais terá resposta, porque os arguidas não se importam a mínima com questiúnculas de pobres indignados com seus atos. Fazem o que querem porque podem e pronto. Na verdade devemos, com urgência, questionar a nós mesmos: como vamos tirar essa gente daí?

  30. Clesio Wagner de Araújo
    Clesio Wagner de Araújo

    Vida longa Guzzo…sempre um alento

  31. Thais de MORAES Machado Suppo Bojlesen
    Thais de MORAES Machado Suppo Bojlesen

    Como sempre os artigos do Mestre Guzzo são precisos e fantásticos! Concordo com o ADAUTO LEVI CARDOSO, O ARTIGO DEVERIA SER TRADUZIDO PARA O INGLÊS E ENVIADO PARA O ELON MUSK.

  32. Noel Almeida
    Noel Almeida

    Muito bom o comentário do Mestre. Guzzo @ NoelMaritins15

  33. Celso Das Novas
    Celso Das Novas

    Artigo perfeito! Parabéns e obrigado!

  34. Jairo Canto Barbosa
    Jairo Canto Barbosa

    Sem comentário adicional. O artigo do mestre Guzzo está completo.

  35. Adauto Levi Cardoso
    Adauto Levi Cardoso

    Elon Musk deveria ler esse artigo do Guzzo antes de dar o depoimento no congresso americano

  36. EDUARDO SILINGARDI LOPES
    EDUARDO SILINGARDI LOPES

    A IMORALIDADE É A MORAL DESSE PAÍS DE INJUSTIÇAS, LADRÃO PRENDE XERIFE

  37. Francisco de Assis
    Francisco de Assis

    Essa matilha de pseudos ministros que compõem o stf, pois em sua não são de fato juizes, pois estão fazendo justiça a seu bel prazer e atropelando as leis de acordo com suas conveniências. Do jeito que a realidade distopica da justiça vem se apresentando, a sociedade brasileira está a um passo do abismo.

  38. Paulo Henrique Orlato Rossetti
    Paulo Henrique Orlato Rossetti

    Só a revista Oeste para contar a história real do Brasil, porque os próximos livros vão apagar tudo.

  39. Maria do Rosario de Castro Solla
    Maria do Rosario de Castro Solla

    Isso eh uma VERGONHA

  40. Lidia Angelica Samico Tavares
    Lidia Angelica Samico Tavares

    Sensacional! Infelizmente a ação/omissão dos Ministros mancham a imagem da Instituição Supremo Tribunal Federal.

  41. OTNIP M. IAVI
    OTNIP M. IAVI

    Já passou da hora do Povo Brasileiro colocar um fim a toda essa MER // DA.

  42. Marcos Kiugiro Ferreira Koyama
    Marcos Kiugiro Ferreira Koyama

    De novo o honorável JR Guzzo, disseca com precisão cirúrgica os crimes supremos. É um dos raros jornalistas de verdade neste país de imprensa covarde. Parabéns para ele e para a Revista Oeste. O pilar institucional do Judiciário, que nunca foi muito firme por aqui, esta afundando na lama, e pior, legislando…

  43. Daniel BG
    Daniel BG

    De acordo com Scully & Molder (Arquivos X também) alienígenas do mal estão entre nós. Vamos caça-los!

    Só brincando…

  44. Francisca Eurides de Carvalho Fernandes Epitacio
    Francisca Eurides de Carvalho Fernandes Epitacio

    Ao mestre Guzzo!

  45. Francisca Eurides de Carvalho Fernandes Epitacio
    Francisca Eurides de Carvalho Fernandes Epitacio

    O Supremo não responde! Na verdade se calam mesmo ! O difícil pra nós outros que somos tratados como ignorantes deficientes perigosos, desprovidos de qualquer senso crítico , compreensão e entendimento desse Estado de qualquer coisa que essa Laia chama de Estado Democrático de Direito , aceitar sem se angustiar e se sentir inútil! A sua voz é a nossa! Parabéns pelo texto e todas as informações nele contidas !

  46. Lucenildo Candido da Silva
    Lucenildo Candido da Silva

    vergonhoso , desumano o que esses caras andam fazendo !

  47. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Com o retorno dos esquerdopatas ao poder, encontramo-nos aprisionados nas ruínas das fortalezas que criamos, percebemos que aquilo que construímos para nos proteger, tornou-se agora um labirinto destinado a nos destruir. Nossos protetores são também nossos destruidores.
    A lei e a justiça deveriam andar de mãos juntas. Se a lei não segue à justiça, então a justiça não deve e não pode seguir à lei.
    A lei defendida e aplicada pelos esquerdopatas do STF foi além da perversão; e agiu em oposição direta ao seu próprio propósito. A lei tem sido usada pelo STF para destruir o seu próprio objetivo: tem sido aplicada para aniquilar a justiça que deveria manter; limitar e destruir direitos cujo verdadeiro objetivo era respeitar.
    A lei colocou a força coletiva à disposição dos inescrupulosos juizes do STF que desejam, sem risco, explorar a pessoa, a liberdade e a propriedade de outros.
    A lei, converteu a pilhagem num direito, a fim de proteger a pilhagem. E converteu a defesa lícita em crime, para punir a defesa lícita.
    A lei absolveu os criminosos e puniu os inocentes. Seria impossível portanto, introduzir na sociedade uma mudança maior e um mal maior do que este – a conversão da lei num instrumento de pilhagem e punição vingativa?

    1. Valesca Frois Nassif
      Valesca Frois Nassif

      Totalmente de acordo!

    2. Valesca Frois Nassif
      Valesca Frois Nassif

      Impressionante e trágico que o q deveria nos defender tenha se voltado contra nós . Não me conformo .

  48. Ligia Maria De Bastiani
    Ligia Maria De Bastiani

    Impossível que o stf responda a essas perguntas, que certamente constituiriam um “ataque à democracia”. Os iluministros perderam completamente a vergonha e todo o respeito do cidadão de bem.

  49. Maria Elizabete Menezes Duque
    Maria Elizabete Menezes Duque

    O artigo é irrepreensível; porém, que não funciona normalmente é o readme

  50. Maria Elizabete Menezes Duque
    Maria Elizabete Menezes Duque

    O artigo de Guzzo é irrepreensível; o que não funciona é o readme

  51. Luisa Maria Machado Prata
    Luisa Maria Machado Prata

    Mto bom. Amei! Só com a dissolução do STF quem sabe assim teremos um Brasil mais justo e um país verdadeiramente mais democrático… caso contrário será cada dia mais opressor…

  52. Sergio Tadeu Medina 22
    Sergio Tadeu Medina 22

    “apesar de vocês amanhã será outro dia” Chico Buarque, aquele mesmo que alguém falou que merecia o Nobel de literatura.

  53. Francisco Valberto Paes Rodrigues
    Francisco Valberto Paes Rodrigues

    Brilhante artigo, mestre Guzzo!!!!! Valeu a assinatura do ano da revista Oeste!!!!!!

  54. Edson Gonçalves Pereira Reis
    Edson Gonçalves Pereira Reis

    Quando é que a nação vai se levantar, de forma consciente e organizada, em legítima defesa contra todos esses desmandos?

  55. José Luiz Fernandes de Castro Lima
    José Luiz Fernandes de Castro Lima

    Excelente resumo de fatos recentes.

  56. Francisco José Coelho de Morais
    Francisco José Coelho de Morais

    #STFvergonhaMundial

    1. Sergio Durço Carelli Lomba
      Sergio Durço Carelli Lomba

      “Colhemos o que plantamos”. Deixamos indivíduos suspeitos e ideológicamente nefastos tomarem posse do STF. No Xadrez peões viramnl damas ao chegarem na última fileira… Game Over. Ficar reclamando não adianta.

  57. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    Esses ministros estão fadados a andarem cercados por seguranças ainda que o povo brasileiro seja de natureza pacata, pois quem não deve não teme, mas quem deve, teme muito. Que curtam suas bolhas e sua prisão domiciliar. Nem em clubes e restaurantes vão poder ir libertos de seus capangas.

  58. Jenisvaldo Oliveira Rocha
    Jenisvaldo Oliveira Rocha

    Vamos espalhar, minha gente! Cada barbaridade do stf colocada no texto, são dezenas, são como facadas no peito de cada brasileiro. Deus tenha misericórdia do Brasil!

  59. NOS
    NOS

    Impecável o texto!

  60. TACG
    TACG

    Que texto! E que bando de trouxas somos nós…

  61. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Relembrando a informação que consta no artigo. 7 dos 11 ministros tem parentes ”advogados”, com ligações escusas. Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, as esposas. Luis Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux, filhos.

  62. Ivan Sérgio de Paula lima
    Ivan Sérgio de Paula lima

    Perfeito! Só isso!!

  63. Claudio Fortes
    Claudio Fortes

    Não restou nada a dizer, apenas muito a ser respondido.

  64. Josy F.
    Josy F.

    Simplesmente genial

  65. Gilberto Henrique Fleury Guimaraes
    Gilberto Henrique Fleury Guimaraes

    Quase impossível que, qualquer um, com um mínimo de inteligência e cultura, acredite em tribunal como esse.
    Quando vejo a foto da capa, me sinto envergomhado por ser brasileiro e por me obrigarem a ser representado, por ” essa coisa”.

  66. Felipe Silva da Costa
    Felipe Silva da Costa

    Todos no Brasil devem ter acesso a conteúdos como esses. Excelente matéria!

  67. ELIAS
    ELIAS

    O papel que a imprensa e os artistas devidamente comprados por esse governo, serão julgados pela história por sua cumplicidade.

  68. Cristiano
    Cristiano

    Tic tac …

  69. JOSE DE RIBAMAR DOS SANTOS SILVA
    JOSE DE RIBAMAR DOS SANTOS SILVA

    O STF é membro desse sistema, tanto faz responder ou não, esse consórcio, se não for derrubado, instalará um regime de exceção, se já não o fez.

  70. ROBERTO MIGUEL
    ROBERTO MIGUEL

    os ministros não respondem a qualquer das sua questões por uma simples razão, não tem o que falar a não ser salvamos a democracia, derrotamos o bolsonarismo e somos contra a direita internacional que que golpear a democracia estabelecida pelo STF

  71. Victório Siqueira
    Victório Siqueira

    J R Guzzo, excelente como sempre, coloca questões claras e objetivas que uma Corte respeitável não poderia deixar sem resposta. Mas nossa Corte mais alta, o STF, não vai responder porque há muito perdeu o respeito, a si própria e a todo o Povo Brasileiro.

  72. José Roberto da Silva Pinto
    José Roberto da Silva Pinto

    Estamos perdidos. Do jeito que as coisas estão, torna-se muito difícil a permanência (de quem pode optar) no Brasil, pois a anomia, e por consequência, a insegurança jurídica, é impraticável.

  73. Rafael Lima Bechtlufft
    Rafael Lima Bechtlufft

    Foda

  74. JOSE HAMILTON DE SOUZA PEXE
    JOSE HAMILTON DE SOUZA PEXE

    Simplesmente muito lógico o arquivo!

  75. JOSE HAMILTON DE SOUZA PEXE
    JOSE HAMILTON DE SOUZA PEXE

    Simplesmente muito lógico o arquivo!

  76. JOSE HAMILTON DE SOUZA PEXE
    JOSE HAMILTON DE SOUZA PEXE

    Simplesmente muito lógico o arquivo!

  77. Kleber Pessek
    Kleber Pessek

    Na Roma antiga um cavalo foi momeado no Senado.
    No Brasil ………………………a suprema corte dos fariseus.

  78. NINA ROSA MOREIRA DE ARAÚJO BANDEIRA
    NINA ROSA MOREIRA DE ARAÚJO BANDEIRA

    Parabéns Guzzo. Deus te abençoe! 🙏

  79. Omar Fernandes Aly
    Omar Fernandes Aly

    Nunca vimos tamanha excrescência jurídica acontecer em nosso país e tenho duvidas considerando a maioria da classe política que temos em como poderíamos sair dessa ditadura judiciária.

  80. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Esses caras que estão aí nos três poderes com algumas exceções são ladrões e Fraudaram as eleições e ninguém toma providências. Não tem ninguém no mundo que não saiba disso

  81. jorge alves
    jorge alves

    OS DOZE CAVALEIROS DO APOCALIPSE …

  82. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    O Consórcio Lula / STF / TSE colocou o país no patamar dos piores exemplos de governos mundiais.
    Nossas instituições que sempre foram corruptas agora apodreceram.
    Vejo pessoas invocando as Forças Armadas, agora com menos entusiasmo, mas lembro que o Partido Comunista Brasileiro teve entre seus fundadores em 1932 o Capitão Luiz Carlos Prestes, após seu retorno de Moscou onde passou dois anos estudando o comunismo e o modelo soviético.
    Estamos à mercê de um ditador que age com instinto selvagem, ignorando a Constituição Federal, Códigos de Processos e demais atribuições do Poder Judiciário.
    Existem criminosos? Que sejam tratados como tal à guisa de todos os procedimentos legais cabíveis e aplicáveis a cada caso, que é a individualização de conduta que no caso do 8 de janeiro foi enterrada pelo STF, começando pelo foro.
    O país vive uma situação estarrecedora da sua história e se não for cessado, certamente a paciência da população uma hora se esgota.
    Aí as consequências serão muito piores.

  83. Maria das Graças Vargas Boëchat da Silva
    Maria das Graças Vargas Boëchat da Silva

    J.R. Guzzo sempre certeiro em suas analises . A assinatura da Revista Oeste, por 10 anos, melhor investimento que já fiz.

  84. A-DDS
    A-DDS

    Quero perguntar aos “ministros” Kássio Marques e Mendonça o que é que eles estão fazendo no “stf”além de se deliciar com lagostas e vinhos premiados?
    Até quando vão ficar calados, aceitando o que o facínora desprovido de cabelos faz? Todos sabemos que quaisquer ações que decidam tomar serão derrubadas. Mas o povo brasileiro que presta ao menos irá saber que os dois são contra as bestialidades cometidas pelos outros nove.
    Ou será que as decisões monocráticas não valem para os dois?

    1. Teresa Guzzo
      Teresa Guzzo

      Não estão fazendo absolutamente nada,mas aproveitando do melhor cargo do Brasil, salário,benefícios e sabe Deus o que mais.

  85. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    O legislativo está de joelhos catando as moedas que lhe são jogadas. O STF, ao menos faz o mal e mostra a cara; o legislativo dobra a espinha e mostra o traseiro.

  86. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Dizer parabéns, é pouco Voc~é inspiradíssimo e infeizmente pouca gente lê o seu repertório. Nem sei se vc consegue ler todos comentários aqui postdos pelos leitores inteligentes da revista. Deixo apenas, mais uma vez, a sugertão para que num próximo episódio fale sobre o sistema de escolha dos membros do STF, que é uma miragem. Os candidatos que trabalharam para mudar o sistema de escolha nem foi eleito… No caso da sabatina no senado é a coisa mais ridícula. Não existe competição e, sendo assim, não é possivel avaliar candidatos e seu conhecimnto e experiência no mundo togado. Um cara que nunca prolatou uma sentença, nunca olhou nos olhos do denunciado, nunca ouviu a sua voz, nem sabe qual o currículo da vítima processual, não pode subir ao trono do judiciário. Se tivesse pelo menos uns 50 candidatos, logicamente o senado desistiria e escolheria outra fórmula, como uma prova escrita, prova oral e uma certidão que provasse que o candidato não seria parente nem de nenhum político. Isto posto: julgo procedente o rumor das alamamedas e dos grotões do sertão, onde o povo vê e assistie a chegada de umr regime totalitário onde o exército tem comandantes que nem sabem pegar numa arma.

  87. MB
    MB

    A mente do J.R.Guzzo é luz nas trevas.

  88. Carlos Carvalho junior
    Carlos Carvalho junior

    A questão das pessoas presas pelo ato de 08/01 é que me deixa extremamente chocado. Todos sabem que a grande maioria são cidadãos do bem. Sabem também que ninguém queria derrubar nenhum governo. Pessoas inocentes, sem direito a ampla defesa, sendo condenadas a 17 anos… Inacreditavel. Só atitude do congresso para corrigir esta situção.

  89. NELSON GOUVEIA
    NELSON GOUVEIA

    Excelente!

  90. Isilda Neves
    Isilda Neves

    Parabéns pelo artigo. A lava jato acabou quando bateu em algumas portas poderosas, fazendo o jogo virar até hoje.

  91. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Alguns leitores, sugeriram que eu me tornasse um colunista da Revista Oeste, apesar de estar lisonjeado com esse reconhecimento auspicioso, isso terá que esperar até quando as coisas voltarem a fazer sentido novamente. Eu tenho algumas reservas com relação ao título de Colunista, digo isso, porque não estou oblívio ao fato de muitos colunistas/jornalistas estarem sendo perseguidos pelos esquerdopatas petralhas, e tendo suas contas de banco bloqueadas, alguns até tiveram que, por razões de segurança, sair do Brasil. Sou grato por haver pessoas entre nós que se sacrificam muito a nosso favor e a favor do nosso país, eles são heróis e merecem nosso respeito e admiração.
    De acordo com a visão dos esquerdopatas, não se deve discutir ou dialogar com seus oponentes; pois devido sua incrível obtusidade, não possuem retóricas e são incapazes de refutações convincentes; lógica e eloquência não existe no mundo esquerdopata, eles preferem atacar e reprimir fisicamente, e caso nos tornemos um incômodo demasiado inconveniente, seremos liquidados ou degolados publicamente, um ato reminiscente do Taliban para intimidar outros, e isso aconteceu esta semana no estado do Ceará onde um vereador foi degolado dentro de um restaurante. Lembrando que Jair Bolsonaro também foi esfaqueado no abdômem e ainda sofre sequelas.
    Neste momento temos a Liberdade de Expressão sendo atacada pelo STF e também os meios de comunicação, especialmente aqueles que expõem e revelam as falcatruas do regime, esses estão todos na mira dos esquerdopatas. Portanto eu prefiro permanecer incógnito, vou usar o título de Pastor da Igreja da Verdade Dolorida, desta forma os algozes esquerdopatas teriam que também cercear nossa Liberdade de Religião, exceto obviamente aqueles que são a favor da cultura do mal e exaltam o doutor Honra Honoris que é o caso da Globo-Lixo e da CNBB ou igreja católica, os quais advogam para que as saidinhas das penitenciárias continuem acontecendo, esses são protegidos dentro do regime, mas qualquer outra religião que prega a virtude, a verdade e a liberdade, será vilipendiada.
    Como Pastor, este é o meu sermão: “O roubo das eleições de 2022”.
    Muitos, consideram o roubo das eleições como águas embaixo da ponte, mas para mim, esse engodo continua entalado, engasgado na garganta, não da para engolir. Existem coisas conhecidas e existem coisas desconhecidas, e no meio estão as portas da percepção, esta também a nossa habilidade de olhar além da neblina e enxergar a essência. Portanto, vamos utilizar os sensos de nossa mente perceptiva, o bom senso e o senso comum e o princípio da razoabilidade.
    O silêncio é como uma prisão para mim. As palavras e minha habilidade de expressá-las são minhas asas.
    A minha religião é a Liberdade e por ela eu luto e por ela podemos morrer. Eu sou um brasileiro; nascido e criado livre, independente e dono de mim, onde não reconheço nenhum homem como meu superior, exceto por seu próprio valor, ou como meu inferior, exceto por seu próprio demérito.
    Eu não tenho tudo o que quero, mas amo tudo o que tenho.
    Temos hoje em nosso país, o controle através da “ilusão de escolha”. Muitos acreditam que a eleição do Luladrão foi uma escolha do povo e portanto devemos aceitá-la, sem saberem que a eleição foi um ato de sabotagem visando o roubo do poder, colocando-o nas mãos de usurpadores maldosos e golpistas artistas do engodo, com o fim de perpetuarem-se no poder, declarando ter o poder absoluto sobre todos nós.
    Eu tenho/tinha um país livre e me recuso a perdê-lo para alguns gatunos oportunistas ladrões de eleições. Se você tem dúvidas sobre a lisura das eleições, pense nessa retórica: O quê seria mais fácil? Roubar as Eleições Brasileiras ou fazer a Estátua da Liberdade desaparecer?
    Quando as eleições são roubadas, os gatunos conseguem ter acesso a uma cifra milionária do dinheiro do povo e legalmente fazer o que quiser com o nosso dinheiro, até mesmo usá-lo para obter seus objetivos sinistros que é eliminar a Liberdade e estabelecer uma ditadura comunista no país. Então deparamo-nos com o paradoxo: Praticar o roubo das eleições, ou fazer a estátua da Liberdade desaparecer? Qual seria mais fácil?
    Como sabemos ambas façanhas já aconteceram, o desaparecimento da estátua da Liberdade aconteceu e não estou falando daquela estátua que fica na frente das lojas Havan, foi a estátua original doada pela França aos EUA que representa e se tornou o símbolo da Liberdade. Sim, a Liberdade sumiu! Foi em 1983, o ilusionista David Copperfield fez a Estátua da Liberdade desaparecer. Ele colocou uma cortina na frente do monumento e quando a cortina desceu, os 92.5 metros de altura, a estátua não estava mais lá.
    O mundo ficou abismado, atônito e fascinado, todos perguntavam como isso foi possível? O mágico tinha holofortes que projetavam raios de luz onde a estátua deveria estar e os raios passavam livremente com nada no caminho para interrompê-los ou obstruí-los. Obviamente tudo não passou de um inexplicável truque, e David Copperfield ficou muito famoso, mas logo retornou a estátua em seu lugar original, sem qualquer danos ou injúria a Liberdade. Contudo esta ação inspirou alguns gatunos trapaceiros e oportunistas algozes, eles pensaram: Se podem fazer isso com um monumeto desse porte, então as eleições do Brasil podem ser mais facilmente roubadas e melhor ainda, não precisamos devolvê-la, ficaremos como impostores governando o povo imbecil que permite este tipo de ultrage e ainda colaboram com os escroques farsantes e foi dessa forma, que procederam e foi dessa forma, que acabamos tendo um charlatão semi-analfabeto nos representando na Presidência da República e tomando decisões por todos nós, decisões que diretamente afetam nossas vidas, nosso bolso, nosso futuro e o futuro do país. E dessa forma, estamos perdendo nossa Liberdade e escravos são feitos.
    Vocês já perceberam que quando os elitistas do STF se referem ao povo, usam um tom arrogante, uma postura hostíl, suas demandas são apopléticas, suas ordens são ásperas, um tanto ofensivas, essa animosidade é típica de quem não se sente muito seguro de sua, legalidade e superioridade, pessoas culpadas apresentam este tipo de perfíl. Isso acontece, porque eles sabem, que nós sabemos, que eles sabem, que as eleições foram roubadas por eles, os antagonistas do povo.
    Mas, como assim, como o roubo aconteceu? Como aplicaram o golpe do século? Como conseguiram roubar aquilo que amo? Como estão transformando o meu país em uma pocilga comunista?
    Todas essas perguntas tem explicação.
    Primeiro: – Um plano ousado e audacioso foi elaborado e arquitetado e colocado em prática com o objetivo de retornar o molusco de 9 dedos a cena do crime e ao mesmo tempo insultar nossa inteligência e depois mostrar-nos o dedo do meio. Afinal de contas quem em sua mente racional votaria para re-eleger um ladrão pela terceira vez ao cargo de presidente do Brasil, não é mesmo? Seria como ir a um presídio e convidar alguns detentos a virem jantar em sua casa, ninguém faz isso, as pessoas constrõem muros altos com arame farpado no perímetro para mantê-los do lado de fora e garantir sua segurança dentro de casa, imagine colocar um deles na Presidência da República, mas foi exatamente o que aconteceu, não pelo voto, mas pelo roubo.
    Os gatunos utilizaram aquilo que é conhecido como “Falso Cognato”. Isso existe no mundo dos idiomas, onde uma palavra com as mesmas características tem o significado totalmente oposto entre um idioma e outro. Por exemplo vamos utilizar a palavra “Egrégio”, no Português essa palavra significa uma pessoa muito importante ou distinta, um sinal de admiração, mas no idioma Inglês significa o oposto, caracteriza uma situação que é chocante, aterrorizante, horrível, detestável, estarrecedora e quando uma pessoa é chamada de “egregious”, é o mesmo que chama-la de um “Asshole”. Então enquanto em um idioma a palavra é um elogio, no outro, é um insulto. Neste contexto, aqueles que eram antes os guardiões da nossa Liberdade, decidiram se tornar os opressores da nossa Liberdade, fizeram com que a lei agisse contra a própria lei. E o pior, é que não há ninguém que possa nos proteger de nossos protetores tornados usurpadores, não temos onde apelar por justiça porque a própria fonte da justiça é também a fonte da nossa opressão. Nós ficamos com o dilema de: Quis custodiet ipsos custodes? Quem vigia os vigilantes? Ou Quem nos protége de nossos protetores?
    Eles passaram a utilizar o termo “Estado Democrático de Direitos” e “Eleições Confiáveis” como um “falso cognato”, totalmente incongruente com os preceitos que conhecemos, ou seja uma forma de enganar e insultar o povo. A “Democracia de Direitos”, passou a significar uma ditadura onde os direitos são banidos, e as eleições, bem isso vai sem ter que dizer. “A abolição violenta do estado de direito” tornou a desculpa esfarrapada para penalizar qualquer dissidente a 17 anos de prisão. A fórmula é absurdamente simples; e ainda assim, por mais simples que seja, explica todas as loucuras e iniqüidades cometidas em nome da democracia relativa e alternativa do consórcio Luladrão – STF, e dessa forma acabamos tendo uma tirania. Os tiranos em geral para alcançar seus objetivos, praticam a inversão da realidade ou projeção. Os esquerdopatas são mestres nesta arte de projeção. Essa é uma ferramenta utilizada pelo regime, a qual projeta suas próprias atividades espúrias, nefastas, e ocultas, as quais são recalibradas como os crimes de seus oponentes, eles fazem uma inversão de valores . Esta é mais uma malemolência oportunista e leviana do consórcio Luladrão – STF e seus sequazes.
    Segundo: – Os gatunos se uniram e começaram a colocar em prática seu plano diabólico, a esse ponto eu acredito que fizeram um pacto com o demônio para concretizarem a trapaça com sucesso e estabecer o crime e a cobiça como um meio de vida, dessa forma subjulgando e espoliando toda população brasileira, causando um sufrágio generalizado. O demônio gosta de causar a dor e sofrimento, essa é sua ideologia.
    Terceiro: – Os escroques farsantes, inventaram todos os tipos de subterfúgio e tergiversação para inocentar o molusco de seus crimes e retirá-lo da cadeia, como diz o manifesto “regras para radicais”: Os meios justificam os fins e nunca deixe uma oportunidade se perder, mas tire o máximo de proveito. Dessa forma o molusco foi habilitado pelo STF a “disputar” as eleições. Mas já sabia que tudo estava arranjado, seria como um falso-cognato ou falso-positivo ele somente precisava encenar o candidato presidenciável. As eleições seriam ganhas, não pelo voto, mas pelo roubo.
    Quarto: – Estratégicamente e mesmo com os conflitos de interesse o elitista Moraes assumiu o controle do TSE lugar que promove as eleições, faz a contagem final dos votos e anuncia o vencedor. Qualquer julgamento objetivo pode constatar esse óbvio sobre as escolhas que fazem os togados capa-preta, para aliar suas ações as suas intenções, e com o uso de urnas inauditáveis, o golpe foi fácilmente aplicado, e as evidências rapidamente destruidas. Contudo, a aritmética de Arquimedes que existe desde o ano de 290BC prova definitivamente que o Ladrão não obteve a maioria dos votos e o resultado da contagem foi manipulado para garantir-lhe a vitória. E pelo fato de propositavelmente não haver o voto impresso, uma recontagem não foi possível. A trapaça das eleições, foi bem mais fácil do que fazer a Estátua da Liberdade desaparecer, não foi? A esse ponto a sordidez estava montada, o pilantra e seus cúmplices tinham tudo o que precisavam, e deram o golpe do século, enganando, e insultando praticamente todos os brasileiros, imediatamente proclamando o salafrário de cérebro báldio como o Presidente do Brasil. Desde então passamos a viver dentro de uma mentira, e viver uma mentira pode permitir-nos evitar a verdade, mas até que ponto? Por quanto tempo continuaremos nesta inércia? Vamos esperar até as próximas eleições somente para ver o mesmo engodo se repetir?
    A farsa da eleição, ou o estelionáto eleitoral deveria ter sido mantido na forma sub-reptício pelos gatunos, mas o insulto, por ser parte de sua imoralidade, não foi possível resistir ou esconder, foi o próprio presidente do STF o cagueta X-9 que começou a tagarelar, o Barroso declarou: “Eleições não se vence, se toma”, ou em outras palavras, eleições essencialmente se rouba. Sim, Perdeu Mané. Este é o juiz hipócrita sórdido que reclama da falta de civilidade do povo.
    Ao assumir a presidência do Brasil, o apocalípse brasileiro teve início, o doutor Honra Honoris começou sua demagogia típica, fomentando uma clássica imagem com o complexo de vítima e dessa forma deu-se início ao que chamamos de transformação deste país maravilhoso. Em todas as habilidades psicofísicas dos esquerdopatas, há este fato curioso da lei do esforço reverso: quanto mais tentam, pior fazem as coisas. O Luladrão introduziu novos impostos com convicção, para satisfazer sua concupiscência mesquinha, e como um ladrão de olho nos frutos de nosso trabalho ele começou a gastar as riquezas que ainda estão por ser produzidas, gerando uma incomensurável dívida para nossos filhos e netos pagarem, a dívida pública federal chegou ao patamar de: R$7.4 trilhões. Com uma dívida desta magnitude e um ladrão no comando da nação, um STF burlando as leis, um congresso inefetivo, então que esperança de Liberdade e civilidade ainda resta ao povo brasileiro? Quanto maiores forem os talentos de um homem na arte de manipular apedeutas, maior será seu poder para desviar a virtude de uma nação e transformá-la em uma pocilga comunista.
    Os déspotas fantasiados de amantes da “Liberdade” logo se revelam, e a tirania por não ter a capacidade de competir com a Liberdade através de argumentos e vernáculos inteligentes e convincentes, com refutações lógicas, faz então uso do poder despótico para restringir a Liberdade de Expressão e Livre Arbítrio do indivíduo. Como resultado dessa falácia, surge o novo tipo de cidadão destinatário acrítico de seu governo, aquele sujeito estóico que abaixa sua cabeça e aceita à coleira em seu pescoço. É exatamente isso que o consórcio Luladrão – STF quer obter, um estado totalitário, onde o executivo e judiciário todo-poderoso com seus chefes políticos e seu exército de gestores ministeriais, controlam uma população de escravos que não precisam ser coagidos, porque amam sua servidão.
    Não se deixe enganar pelos esquerdopatas. Não é mais esquerda -vs- direita. É Autoritarismo versus Liberdade. Se você não valoriza a liberdade acima de tudo, todo o resto é inútil.
    A liberdade não é para os covardes e os fracos. Deve ser defendida onde quer que resida. Defendida por todos que buscam sua existência duradoura. A condição sob a qual Deus deu liberdade ao homem é a vigilância eterna; condição essa que, se a quebrar-mos, a servidão será ao mesmo tempo a consequência de nosso crime e a punição de nossa culpa.
    Sómente um povo vigilante é capaz de manter suas liberdades, e só aqueles que estão constante e inteligentemente presentes podem esperar governar-se eficazmente através de procedimentos democráticos. Mas, uma sociedade, cujas pessoas passam grande parte do seu tempo, sem prestar atenção aos atos do governo, nem aqui e agora e nem em seu futuro calculável, más noutro lugar, nos outros mundos irrelevantes, do esporte, da música e das novelas de indoutrinação da Globo-Lixo maquiadoras do mal, da mitologia e da fantasia metafísica, essa sociedade terá dificuldade em resistir às invasões daqueles que a manipulam e a controlam, acabando-se por sucumbir as garras do comunismo, que rouba nossa alma, que domina e destrói vidas. Lembre-se: Tudo aquilo de ruim e destruidor que existe no mundo, você sempre encontra um Comunista por trás da tragédia.

  92. Daniel BG
    Daniel BG

    A esquerda já fez e está funcionando. Agora é questão de tempo. Pode acontecer uma guerra civil.

  93. Chris GM
    Chris GM

    Me entristece reconhecer que não verei mudança nesta situação. Com o congresso que temos, só um milagre ou catástrofe! Infelizmente!

  94. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Esse artigo de Guzzo é marcante e indispensável para todos que presam pela verdade e realidade dos fatos. Descreve em minúcias pontuando ponto por ponto o que estamos vivendo no Brasil. Não existem argumentos que consigam refutar o que foi escrito. STF e o governo Lula ultrapassaram todas as linhas de ética , corrupção e desrespeito à nossa constituição, só vale o que desejam.Como explicar o que fizeram com uma jovem de apenas 15 anos de idade, presa na manifestação de 8 de janeiro, tendo que se submeter a um tratamento psicológico (psicoterapia)para ser reeducada ideologicamente ,para aprender como pensar e agir?isso é coisa de regime chinês. Minha indignação e meu repúdio a profissional que a submeteu a essa tortura.

  95. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    A oligarquia da festa faz de tudo para se manter no poder.

  96. Valdir Nogueira
    Valdir Nogueira

    Perfeito esse artigo. Parabéns Guzzo.

  97. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Parabéns Guzzo, mas você já pensou em convidar a celebridade tucana FHC, que fez o “L”, para nos dizer o que acha de tudo isso?. Esse senhor que admirei no passado, confessa em seus “diários da presidência” sua enorme vaidade, poder sobre o Judiciário, Policia Federal e Imprensa, e seu rancor com PT/MST e agregados.
    Quem sabe ele revele seu arrependimento e nos ajude a tomar providências para voltarmos ao regime democrático.

  98. Oswaldo Galvão Carvalho
    Oswaldo Galvão Carvalho

    evidentemente que se trata de um “conlúio” bem preparado pela esquerdalha para, definitivamente, transformar a republiqueta de terceiro mundo (Brasil) num país desgovernado e sem regras justas.
    a regra moral para que a justiça seja respeitada é proibir, a qualquer custo, os “conflitos de interesses”, basta ver o que acontece com os casos Odebrecht e J&F – cujos honorários de sucembência fala-se em R$ 500 milhões, que por coincidência é de um escritório de advocacia ligado do Tofolli. Existem muitos outros conflitos de interesse claramente e de certa forma sabe-se que quase a totalidade dos “sinistros” do STF tem casos vinculaldos.

  99. Marco Aurélio Oliveira De Farias
    Marco Aurélio Oliveira De Farias

    Quanta lucidez em uma matéria jornalística.
    Parabéns Oeste, parabéns Guzzo!

  100. Kenjiro
    Kenjiro

    PQP! Que texto!

  101. João Carlos de Souza Carvalho
    João Carlos de Souza Carvalho

    Então depois de ler o exposto no seu ótimo artigo só posso concluir que estamos vivendo sob o tacão opressor de uma ditadura esquerdo-narco-jurídica ! Muito obrigado !

    1. MNJM
      MNJM

      Guzzo expôs brilhantemente as ações vergonhosas praticadas por esses togados. Falta decência , pudor , dignidade.
      Moraes já deveria estar fora da vida pública por todo mal que faz ao país. Destruiu vidas , famílias e levou um cidadão a morte, juiz perverso , arrogante e debochado. Ser desprezível. Infelizmente os demais são cúmplices.

    2. JOSE GERALDO VIANA
      JOSE GERALDO VIANA

      Mais que parabenizar o Guzzo, prefiro lembrar que ele é um jornalista de boa cepa, dos melhores que já tivemos e ainda temos, destemido, apegado aos fatos, alguém que escreve com estilo e de forma clara e direta (regras básicas do bom jornalismo) e… Ué, olha eu também aqui elogiando o velho e bom Guzzo, a quem acompanho desde os tempos memoráveis da antiga Veja e outros veículos impressos. Vida longa, Guzzo!

  102. JOSE ROBERTO CARRARA
    JOSE ROBERTO CARRARA

    pois é Guzo, não responderam e nem responderão, se consideram deuses do Olimpo,,,,,,,

  103. Jonas Ferreira do Nascimento
    Jonas Ferreira do Nascimento

    Como sempre, irretocável, Mestre Guzzo!

Anterior:
Paula Carvalho: ‘Assisto do começo ao fim a todas as séries e filmes que indico’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 215
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.