Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Shutterstock
Edição 213

Carta ao Leitor — Edição 213

A epidemia de dengue e a censura no Brasil estão entre os destaques desta edição

Redação Oeste
-

Oeste acaba de fortalecer seu time de colunistas com uma grande aquisição: Adalberto Piotto. Já a partir desta edição, Piotto mostra que escreve com a mesma destreza e lucidez que sublinham seus comentários de segunda a sexta-feira no programa Oeste Sem Filtro

“Fato é que o que os defensores da candidatura de Lula em 2022 esperavam não veio”, afirma na coluna de estreia. “Ninguém minimamente informado pode dizer que foi enganado. Lula está sendo o Lula sem marqueteiro, revanchista e que faz um governo com déficit de ideias boas, déficit de coragem para fazer o que deve ser feito, déficit de talentos, déficit de eficiência e, com números irrefutáveis, um déficit de responsabilidade fiscal”. Amparado nesses números, nosso colunista explica por que a política econômica do governo Lula é um desastre.

A incompetência do governo não se manifesta apenas na área econômica. “Em apenas três meses, mais de 3,5 milhões de pessoas foram afetadas pela dengue e mais de 1,5 mil perderam a vida, superando os números registrados em 2023”, informa a reportagem de Rachel Díaz. “E as estatísticas ainda podem aumentar, visto que mais de 2 mil óbitos ainda estão sob investigação.” Num país com 220 milhões de habitantes, foram compradas 5 milhões de vacinas — e com atraso.

A tempestade de más notícias que atormenta o governo Lula se soma à trovoada decorrente do duelo entre Elon Musk e Alexandre de Moraes, ainda longe de terminar. Nesta quarta-feira, 17, a Câmara dos Estados Unidos divulgou um documento que detalha a censura imposta ao Brasil por ministros do Supremo Tribunal Federal, aliados de primeira hora do presidente Lula. “Os norte-americanos e o mundo descobriram que um ministro da Suprema Corte do Brasil violou a Constituição do país e ordenou o ‘afastamento excepcional de garantias individuais’ para um brasileiro usuário do Twitter”, registra Ana Paula Henkel no artigo de capa. Ana Paula esmiuçou as 541 páginas que revelam ao mundo o que os genuínos democratas brasileiros sabem faz tempo: por aqui, a liberdade de expressão vem definhando há cinco anos.

Esse tema emerge também no artigo de Rodrigo Constantino, na reportagem em que Dagomir Marquezi descreve as mais recentes trocas de golpes entre a dupla e no texto em que Silvio Navarro analisa os efeitos do embate sobre a temperatura em Brasília. “Há pelo menos dois sinais evidentes de novos ventos, que não sopravam havia 15 meses”, observa Navarro. “O primeiro é a consolidação das críticas ao ativismo do ministro Alexandre de Moraes em editoriais dos jornais — no Brasil, a Folha de S.Paulo, por exemplo, adotou pela primeira vez o termo ‘censura’. O segundo é o descontentamento público do Congresso Nacional com o autoritarismo desse consórcio de governo.”

É cedo para saber qual será o desfecho do episódio. Nesta quinta-feira, 18, Elon Musk afirmou em outro tuíte que “Alexandre de Moraes interferiu nas eleições do Brasil”. Mas já se pode antecipar que não se repetirá o lastimável destino da Operação Lava Jato, que começou a agonizar depois de uma sugestão pressaga do senador Romero Jucá. Desta vez, nenhuma instituição brasileira tem poder suficiente para estancar a sangria.

Boa leitura.

Branca Nunes,

Diretora de Redação

Capa da Revista Oeste, edição 213. Congresso americano publicou as decisões ilegais de Moraes e expôs o ataque à liberdade de expressão que o Brasil tem sofrido (17/04/2024) | Foto: Montagem Revista Oeste/Shutterstock/Reprodução
5 comentários
  1. Felipe Silva da Costa
    Felipe Silva da Costa

    Não me arrependo um dia de ter assinado a revista oeste.

  2. OTNIP M. IAVI
    OTNIP M. IAVI

    Força Revista Oeste, voces sao a voz no deserto que clama por Justiça e verdade.
    A sintese da liberdade de expressao da Revista Oeste:
    Ser claro, para nós, significa o seguinte: só escrever de maneira a permitir a compreensão imediata do que está escrito.
    Ser conservador, em nosso entendimento, é defender claramente que as coisas boas sejam conservadas.
    Achamos que os problemas do capitalismo devem ser corrigidos com mais capitalismo, e não menos.
    Estamos convencidos de que o Estado deve interferir o mínimo possível nas atividades lícitas do cidadão.
    Somos contra a propensão dos governos de atribuir a si próprios poderes que nunca demos a eles pelo voto democrático.
    O fato fundamental sobre as ideias de esquerda, para nós, é bem claro: elas não funcionam.

  3. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Bem vindo Adalberto Piotto.

  4. Marcelo Pinto
    Marcelo Pinto

    Belíssima aquisição da revista OESTE. Adalberto Pioto é um excelente colunista. Parabéns!

  5. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Bota os tiranos do stablichment público dentro de um xadrez subterrâneo e os jumentos pra não ficar com saudades, manda tudo pra Venezuela, Cuba e Nicarágua, eles vão se dá muito com o socialismo, esse é o regime da igualdade social, como são todos jumentos, estão todos igualzinhos

Anterior:
‘A lei violou a lei’
Gilmar mendes, Alexandre de Moraes e Lula. Próximo:
Crise no consórcio
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.