No que depender do vereador Professor Ródnei (PSD), o Espaço Verde Chico Mendes deixará de existir em São Caetano do Sul (SP). Ao menos com esse nome. Nesta quinta-feira, 15, o parlamentar proposta para rebatizar o local.
Seringueiro, sindicalista, vereador de Xapuri, no Acre, Francisco Alves Mendes Filho, popularmente conhecido pelo apelido Chico Mendes, foi assassinado a tiros em 22 de dezembro de 1988, aos 44 anos.
Receba nossas atualizações
Vítima de homicídio, Chico Mendes se tornou símbolo da causa ambientalista. O nome passou a ser vinculado a iniciativas, entidades, parques e órgãos oficiais Brasil afora. São Caetano do Sul, município da Região do Grande ABC Paulista, é um exemplo disso.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Inaugurado em 4 de março de 1989, o Espaço Verde Chico Mendes tem cerca e 140 mil m² e abriga quadras esportivas, espaço para shows, área de gastronomia, playground, pista para caminhada e feira artesanal. A estrutura também abriga o Palácio da Cerâmica, sede da Prefeitura de São Caetano do Sul. É o parque mais popular da cidade, sendo um de seus cartões postais.

Por que vereador de São Caetano do Sul quer mudar o nome do Espaço Verde Chico Mendes
Na proposta apresentada à presidência da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, Ródnei elogia o ambientalista. Entretanto, divulga a ideia de que o nome do parque deveria homenagear uma figura municipal. No caso, o vereador propõe a mudança para “Parque Aracy Torres Campanella”.
Já falecida, Aracy tem ligação familiar com a prefeitura sul-caetanense. Foi mulher do ex-prefeito Anacleto Campanella e mãe do atual prefeito, Tite Campanella (PL), que se posicionou publicamente contra a mudança do nome do parque.
“Essa sugestão muito nos honra, mas, desde já, descarto qualquer possibilidade de que isso ocorra”, afirmou Tite, em postagem nas redes sociais. “Em primeiro lugar, sou contra a mudança de nomes de próprios públicos. Concordando ou não com eles, fazem parte da nossa história e, à época, foram merecedores da homenagem. Em segundo lugar, porque, conforme minha mãe acreditava, as homenagens, quando devidas, devem ser feitas em vida. E ela as recebeu, muitas e merecidas, enquanto caminhava por este mundo.”
Em outubro do ano passado, Ródnei virou notícia ao dançar em cima de mesas em plena Câmara Municipal, logo depois de realização de sessão solene. Ao lado do também vereador Caio Salgado (PL), ele se empolgou diante de apresentação de um cover de Elvis Presley.
🚨URGENTE – Vereadores de São Caetano, SP, são flagrados dançando em cima de mesas do plenário durante sessão solene pic.twitter.com/9vnr2fUuZR
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) October 6, 2025
Chico Mendes: figura questionável e militante partidário
• Trajetória: seringueiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri.
• Proposta: criação das reservas extrativistas como forma de reforma agrária, sob domínio da União.
• Militância partidária: mais do que ativista ambiental, Mendes foi fundador do PT¹ no Acre e da CUT¹, atuando como militante político.
• Reconhecimento internacional: ONU⁶ (Prêmio Global 500, 1987).
• Morte: assassinado em 1988, consolidando sua imagem como ícone ambiental e político.
• Paradoxo: ao contrário de homens das ciências naturais que contribuem voluntariamente sem impor suas ideias, Mendes se via como absolutamente certo e buscava impor sua visão à sociedade — um contraste entre a humildade científica e a assertividade política.