publicidade
Política

Van Hattem vai disputar presidência da Câmara e quer anistia para presos do 8/1

Deputado anunciou candidatura para ser uma opção para a oposição

Uma das promessas de Van Hattem é a defesa do impeachment de Lula | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Uma das promessas de Van Hattem é a defesa do impeachment de Lula | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) vai ser candidato a presidente da Câmara dos Deputados. A eleição está marcada para o próximo sábado, 1º.

O objetivo é apresentar um nome que não faça parte da base governista. Os outros dois candidatos já confirmados são Hugo Motta (Republicanos-PB) e o Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ).

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Não estamos satisfeitos com o fato de termos apenas duas candidaturas colocadas, uma do centrão e outra do Psol”, diz Van Hattem. “A oposição precisa ter uma alternativa, pois acredito que não podemos permanecer nas mãos dos mesmos grupos que controlam a Câmara e o Senado há décadas.”

“Não há garantia sobre quais propostas da oposição realmente serão aplicadas por Hugo Motta, caso seja eleito”, acrescenta. “E, quando alguém recebe apoio do PT, eu automaticamente fico desconfiado.”

A candidatura do deputado tem como objetivo principal marcar posição, considerando que o Novo conta com apenas quatro dos 513 deputados da Casa. Ele já concorreu em 2019, 2021 e 2023, com o mesmo propósito.

Leia também: “Marcel van Hattem é indiciado por suposta calúnia contra delegado”

É possível, no entanto, que o parlamentar do Novo receba o apoio de deputados da oposição de partidos como PL, PP e até Republicanos, embora essas legendas estejam alinhadas à candidatura de Motta. O voto na eleição para a presidência da Câmara é secreto.

Promessas de Van Hattem incluem impeachment de Lula

Entre as promessas de Van Hattem estão buscar o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e trabalhar pela anistia dos presos de 8 de janeiro. Ele também promete atuar contra o abuso de autoridade, em uma crítica velada à Polícia Federal e ao Supremo Tribunal Federal (STF). No campo econômico, garante que não vai permitir aumento da carga tributária.

O Novo também anunciou que vai ter um candidato à presidência do Senado, Eduardo Girão (CE). Entretanto, Davi Alcolumbre (União-AP) é amplamente considerado o favorito.

Leia mais sobre:

12 comentários
  1. José Maria (Zema)
    José Maria (Zema)

    Não só para a oposição, mas para todos que querem votar fora dos acordões que nunca são cumpridos! Se ele tiver um voto só já o considero vencedor, pela coragem de peitar o “arrastão”!

  2. Reinaldo Martinazzo
    Reinaldo Martinazzo

    Tem que sair do trivial. Tanto na câmara quanto no senado

  3. Luiz Carlos dos Anjos
    Luiz Carlos dos Anjos

    Os donos do poder, infelizmente, são eleitos pelo sistema proporcional elegemos parlamentares patrimonialistas sanguessugas sem compromisso com interesse do povo.

  4. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    A podridão do governo Lula vai pagar mais ainda para não votarem em gente honesta

  5. Marcio Yukio Katsuki
    Marcio Yukio Katsuki

    Com Van Hattem na disputa da Câmara dos, não saberemos quem realmente é a favor do povo brasileiro de bem, uma vez que o voto é secreto!!

  6. Liberta Brasil
    Liberta Brasil

    Vivemos uma AGENDA de DESTRUIÇÃO da economia e ENFURECIMENTO da população, então Van Hatten jamais vai ganhar pois ele faria o contrario. Van Hatten pautaria tudo que a população quer e nada que os outros POLITICOS querem, TANTO POLITICOS da esquerda LULISTA e a tal “direita BOLSONARISTA” não vão votar em Van Hatten para estragar seus planos de fazer politica em cima do medo, sofrimento e espoliação do povo. TUDO QUE O ESTADO FAZ É PRO SEU BEM AMIGUINHO. ACREDITE NISSO VIU, POLITICO É SEU AMIGO, AH É SIM!

  7. Sérgio Tostes de Escobar
    Sérgio Tostes de Escobar

    O problema da candidatura do Marcel é ele ser um cara muito correto para os padrões dos senhores deputados. Infelizmente, não vai emplacar 😞😢☹️

  8. ROGERIO RIBEIRO
    ROGERIO RIBEIRO

    Olha, a quantidade de parlamentares vendidos é corruptos é maior do que precisamos para eleger Van Hattem ou Girão ou Marcos Pontes

  9. Mauro Maretto
    Mauro Maretto

    Os escolhidos são sempre os piores dentre os piores.

    1. ROGERIO RIBEIRO
      ROGERIO RIBEIRO

      É triste constatar que temos tão poucos parlamentares coerentes e que respeitam seus eleitores que os elegeram como representantes. Parlamentar não devia trair a vontade do seu eleitor! Mas isso é quase inevitável. Só poucos cumprem o que prometeram.

  10. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    Van Hattem e Girão são muito honestos e dignos para ganhar eleição naquele antro que é o congresso nacional.

  11. Célio Antônio Carvalho
    Célio Antônio Carvalho

    É isso mesmo. Chega de centrão, de mesmice histórica de quem quer se aproveitar da braúna não importando qual governo seja. O que importa mesmo são os “acordos”.
    Sai um alagoano e entra um paraibano e a festa e a farra continuam!
    Precisamos dar um basta nisso.
    É Van Hattem para sempre!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.