O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu nesta quinta-feira, 2, o período de inspeção dos códigos-fonte das urnas eletrônicas. A medida vale para as eleições de 2026. Instituições públicas e privadas podem participar da auditoria até agosto do próximo ano.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Receba nossas atualizações
Os códigos-fonte são os conjuntos de instruções que compõem os sistemas das urnas. Segundo o TSE, eles garantem a segurança do processo de votação. Com a liberação, interessados devem comunicar formalmente o tribunal e indicar os técnicos responsáveis pela análise.
A Corte também exige que as entidades informem o tempo que os auditores permanecerão no tribunal. O processo de inspeção ocorre no ambiente controlado da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, em Brasília. A abertura antecipada da análise dos sistemas ocorre a cada ciclo eleitoral e faz parte do calendário oficial da Justiça Eleitoral.
TSE lança licitação para manter urnas de 2013 e 2015
Além da inspeção dos sistemas, o TSE pretende investir cerca de R$ 20 milhões em manutenção de urnas eletrônicas fabricadas em 2013 e 2015. Na última segunda-feira, 29, o tribunal lançou uma licitação para contratar a empresa responsável pela conservação dos equipamentos.
Cerca de 124 mil urnas devem passar por serviços de manutenção de hardware. As garantias desses modelos venceram em 2019. O tribunal quer evitar falhas técnicas durante a preparação e a carga das urnas em eleições, referendos, plebiscitos e outros eventos oficiais.
+ Leia também: “TSE deve gastar R$ 20 mi na manutenção de urnas eletrônicas”
“O resultado a ser alcançado é a disponibilidade de urnas eletrônicas plenamente funcionais”, diz trecho do documento da licitação. O assessor de gestão eleitoral do TSE, Thiago Fini, disse ao portal Metrópoles que a Corte deve garantir a “correção tempestiva dos problemas funcionais que surgirem nos equipamentos”.






































O NEPAL lhes assusta, a Lei Magnitsky lhes assusta, o povo lhes assusta.
A quem o TSE, o STF e o CONSÓRCIO LULA/PT/STF/TSE/AGU/PGR/PF/GLOBO E VELHA IMPRENSA ESTATIZADA querem enganar? Quem pode, em sã consciência, acreditar que o mostrado agora permanecerá hígido para as Eleições de 2026? Como acreditar no sistema que na reta final da apuração Dilma X Aécio e no segundo turno do Lula X Bolsonaro ” ENGASGOU ” e quando voltou, tanto a Dilma quanto o Lula estavam eleitos por margem mínima, para não dar a impressão de manipulação? Isso sem contar que o ALGORITMO CUMPANHÊRO pode ser desenhado como na última Eleição. Qual é o medo do VOTO IMPRENSO E CONTAGEM PÚBLICA DOS VOTOS, provar que vocês fazem tudo com ” absoluta transparência “, já que o sistema é tão batuta, tão merecedor de confiança? Vocês do STF e TSE com a cumplicidade a soldo da IMPRENSA ESTATIZADA, que vivem arrotando citações de juristas famosos, frases pinçadas do latim e de filósofos gregos, “À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”
Os senhores, sem nenhuma vênia, não são exatamente respeitados por saberes jurídicos, já que o Ministro Toffoli levou bomba em duas tentativas para integrar a Magistratura de São Paulo, mas seu ” imenso ” saber jurídico para ser Ministro do STF. Ou seja, nivelaram para muito baixo a credibilidade do pardieiro que lhes abriga. Ora, TSE e STF, já que vocês estão expostos, corpos e almas despidos pelo desmedido ativismo, que tal fazerem a COISA CERTA, se não for lhes pedir muito? Afinal, somos nós, os esfolados brasileiros pagadores de impostos escorchantes que bancam as vidas de luxos e fausto de de vosmecês, tão habituados ao luxo, à deletéria exposição, a ponto de terem aprovação rala, minúscula, ao rés do chão por suas próprias culpas. Daí que o ” fofo ” Ministro Barroso diz que só pode ir à rua, coisa que ele nunca faz, mas vai a restaurantes premiados com TRÊS SEGURANÇAS ARMADOS, se esquece, o ” fofo ” Barroso, que a culpa é de vocês mesmos. O Ministro Marco Aurélio Melo vai ao Maracanã ver jogos do Flamengo e não consta que seja hostilizado. A Ministra Rosa Weber, que teve uma gestão horrível na Presidência do STF, por defender descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal e do ” marco temporal de terras indígenas ” rasgando a Constituição, pautou o juiz de garantias e deu início à análise da ação que requer a descriminalização do aborto, hoje ninguém fala nela, que hoje atua no Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul de forma totalmente discreta e também não há notícias de que seja hostilizada. O Ministro Nelson Jobim, aquele que enfeitou com jabutis o texto já aprovado da Constituição de 1988, também leva uma vida dita normal. A Ministra Ellen Gracie se aposentou do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011 e se dedica à advocacia privada também não consta que seja hostilizada por onde anda. O Ministro Carlos Ayres Britto, mesmo com a desgraça da decisão sobre a Raposa Serra do Sol tem uma vida social normal, longe dos holofotes. Eros Grau leva uma vida tranquila, dá aulas em faculdades e é um jurista respeitado. O Ministro Joaquim Barbosa leva uma vida discreta e advoga. Então, senhores pavões, ditadores e mal resolvidos integrantes do STF, a culpa da hostilidade e falta de respeito pelos senhores, é culpa exclusiva de vosmecês.
Duvido que liberem essa INSPEÇÃO da forma como precisa ser feita uma análise séria de softwares complexos.
E duvido ainda mais que, ainda que realmente possam ser inspecionados, serão os mesmos softwares que irão ser armazenados nas muitas memórias desse complexo sistema. A grosso modo, temos o software básico da urna. Temos ainda softwares para os servidores, para os envios para os servidores, para a apuração final, etc.. Toda a rêde é passível de inúmeros trambiques.
Eu, no lugar do Ministro NUNES MARQUES (que presidirá o TSE nas próximas eleições) começaria meu mandato mandando verificar oficialmente a idoneidade de CADA UM DOS ENVOLVIDOS EM TODO O PROCESSO e suas respectivas atribuições. Adicionalmente, faria com que TODOS ELES assinassem um TERMO DECLARATÓRIO GARANTINDO QUE NÃO Tem CONHECIMENTO DE QUE HAJA QUALQUER “GATILHO” EM TODO O SISTEMA, SOB PENA DE PROCESSO CRIMINAL.
Fiz isso numa com a comissão de um órgão nacional em Brasília, comissão essa encarregada de preparar uma concorrência de mais de cem milhões de dólares. Se recusaram a assinar. Enviei os termos da concorrência, preparado por essa comissão, para uma análise técnica e foram encontrados vários tópicos que beneficiavam escandalosamente alguns possívies participantes da dita concorrência. Todos os membros da comissão ou foram demitidos ou submetidos a processo administrativo….
Não adianta inspecioner visualmente, é impossivel. Os interessados deveriam poder testar o codigo fonte com todas alterde voto para se os resultados são fieis . É preciso rodar o codigo para verficar sua fidelidade. Sem isso é só enganação
TSE, SOMENTE AGORA?