publicidade
Política

TSE deve gastar R$ 20 mi na manutenção de urnas eletrônicas

Cerca de 124 mil máquinas serão revisadas para as eleições de 2026

urnas eletrônicas-Antonio AugustoAscomTSE
Cerca de 124 mil urnas eletrônicas serão preparadas para 2026 | Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Com foco na preparação para as eleições de 2026, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) planeja investir aproximadamente R$ 20 milhões na manutenção de urnas eletrônicas dos modelos 2013 e 2015. O órgão abriu nesta segunda-feira, 29, a licitação para escolher a empresa responsável pela conservação desses equipamentos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Cerca de 124 mil urnas eletrônicas, cujas garantias expiraram em 2019, devem passar por serviços de manutenção de hardware. O objetivo, segundo o TSE, é manter os equipamentos em pleno funcionamento e evitar falhas durante a preparação e a carga das urnas para eleições, plebiscitos, referendos e outros eventos oficiais ou comunitários.

Meta é garantir funcionamento pleno de urnas eletrônicas

O documento da licitação destaca: “O resultado a ser alcançado é a disponibilidade de urnas eletrônicas plenamente funcionais”. Thiago Fini, assessor de gestão eleitoral do TSE, disse ao portal Metrópoles que o TSE vai garantir a “correção tempestiva dos problemas funcionais que surgirem nos equipamentos”.

O contrato anterior para esse serviço terminou em outubro de 2024, e a expectativa era retomar a manutenção já em janeiro de 2025. No entanto, a sessão pública da nova licitação está agendada apenas para 14 de outubro. Urnas têm tempo estimado de uso de dez anos, mas o TSE pode estender sua utilização até 2026, quando deverá aposentá-las.

O documento ainda esclarece que as urnas do modelo 2013 podem ser descontinuadas a qualquer momento, pois a vida útil, prevista para encerrar até o fim de 2024, pode se estender até as eleições de 2026. O TSE deve usar as urnas de 2015 apenas até 2026, podendo rescindir o contrato depois do pleito desse ano.

Leia também: “A Juristocracia em Pleno Exercício“, texto de Flávio Gordon

Confira

2 comentários
  1. ELIAS
    ELIAS

    Para o governo fica barato. Paga o serviço de manutenção das urnas com o dinheiro dos nossos impostos e as urnas entregam o resultado que delas esperam.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.