publicidade
Política

Transparência Internacional critica decisão de Gilmar Mendes

Organização vê padrão em atuação do ministro e cobra reação do Senado

O ministro do STF Gilmar Mendes | Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
O ministro do STF Gilmar Mendes | Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A Transparência Internacional criticou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes que suspendeu a quebra de sigilos da empresa Maridt, ligada ao também ministro Dias Toffoli.

Segundo a organização, Gilmar já adotou “estratégia semelhante” ao “ressuscitar ação antiga para permitir que investigados peticionem diretamente a ele, driblando relatores e instâncias”. Dessa forma, o procedimento dele indica um possível padrão de atuação.

Receba nossas atualizações

“Assim como blindou a Maridt dos Toffoli, usou manobra similar para anular toda a investigação sobre a corrupção na FGV, parceira de sua empresa IDP no Gilmarpalooza”, diz nota da Transparência Internacional publicada no X. “Tudo indica ser um método”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A organização também menciona reportagens sobre o tema. “As investigações da corrupção da FGV acabaram em pizza”, diz o texto. Nesse cenário, a Transparência Internacional defende que “o Senado (e o país) precisam lutar para que o mesmo não aconteça nas investigações do Master e suas relações com Toffoli e outras autoridades”.

Medida de Gilmar Mendes amplia sensação de impunidade

Por fim, a publicação afirma ainda que a medida do ministro amplia a percepção de impunidade e cobra reação institucional. A organização conclui que “a impunidade desses agentes influentes através de manobras do decano afunda, ainda mais, o STF em sua degradação institucional”.

A manifestação ocorreu depois de Gilmar suspender a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático da Maridt. Quem determinou a medida foi a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado.

Na decisão, o ministro classificou a quebra de sigilo como “destituída de idoneidade por completa e absoluta ausência de fundamentação válida” e afirmou que ela “apresenta narrativa e justificação falhas, imprecisas e equivocadas”.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Joaz Santana Praxedes
    Joaz Santana Praxedes

    Só a prisão de ministros que descumprem as leis, depois da expulsão de suas cortes e submissão ao processo legal, pode evitar a presença nas cortes de indivíduos que estão lá para cumprir interesses de bandidos. Se continuarem lá, o mal sempre triunfará.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.