publicidade
Política

Toffoli dá 10 dias à Câmara para explicar PEC da Blindagem

Os deputados aprovaram o texto-base da proposta na terça-feira 16

Ministro Dias Toffoli em sessão no plenário do STF | Foto: Fellipe Sampaio /STF Master
O ministro ressaltou que solicitar informações à parte envolvida é procedimento comum em ações que tramitam no STF | Foto: Fellipe Sampaio /STF

Em atendimento a um pedido do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de dez dias à Câmara dos Deputados para que apresente explicações sobre a chamada PEC da Blindagem.

Na terça-feira 16, os deputados aprovaram, em segundo turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê autorização da Câmara ou do Senado para o STF processar deputado ou senador. Foram 344 votos a favor e 133 contra o texto.

Receba nossas atualizações

Kataguiri recorreu ao STF na quarta-feira 17, por meio de um mandado de segurança com pedido de liminar em busca de suspender a tramitação da emenda constitucional no Legislativo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O deputado argumenta que o texto aprovado amplia o foro privilegiado para presidentes de partidos com representação no Congresso e condiciona a execução civil contra parlamentares à autorização legislativa.

No despacho, Toffoli afirmou que só vai analisar o pedido de liminar depois que a Câmara encaminhar suas justificativas.

O ministro ressaltou que solicitar informações à parte envolvida é procedimento comum em ações que tramitam no STF.

Kataguiri também pede que Toffoli impeça o avanço de outras pautas

Kataguiri sustenta ainda que o texto aprovado pelo plenário da Câmara difere daquele originalmente encaminhado ao Senado.

Ele declarou que “o impetrante [Kim Kataguiri] não tem mais como recorrer à Mesa da Câmara dos Deputados, que é o órgão administrativo máximo da Câmara dos Deputados”.

“Todas as possibilidades de questões de ordem foram superadas, e, ademais, as questões que ora trazemos têm fundamento diretamente na Constituição Federal, e não no Regimento Interno da Câmara dos Deputados”, diz outro trecho do pedido.

Leia também: “Freios, contrapesos e assimetria de Poderes”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio, publicado na Edição 287 da Revista Oeste

O parlamentar também pede que o Supremo impeça o avanço de dispositivos que estendem foro privilegiado a presidentes de partidos e tornam secreto o voto para autorizar investigações ou processos contra congressistas.

Além disso, solicita manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o caso.

Leia mais:

4 comentários
  1. Daniel BG
    Daniel BG

    Só não é comum o “amigo do amigo do meu pai” receber 24 horas para explicar recebimento de PROPINA.

  2. Refletindo internamente
    Refletindo internamente

    kim kataguiri e lindemberg farias sao a mesma pessoa e agem da mesma forma, perdem votacao e acionam o STF pra interferir no Congresso, Estes 2 deveriam ir para na comissao de etica e serem expulsos do congresso por nao respeitar as votacoes dos seus pares. 2 Petistas Malditos e escravos de Michel temer

  3. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    A Lei Magnitsky precisa aparecer mais vezes neste país tupiniquim, o subdesenvolvimento, o populismo,o analfabetismo e a miséria encerram nossa sociedade num bolsão de injustiças e benesses para uma casta.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade