publicidade
Política

Tentáculos chineses no Brasil, alta do PIB e e-mails de Anthony Fauci

Confira o que foi notícia no resumo da semana feito pela Revista Oeste

china escola rio
O secretário-geral do PCC, Xi Jinping, durante visita a uma escola em Pequim, em 2013 | Foto: Divulgação/Xinhua

Segunda-feira — 31 de maio

A semana iniciou com a notícia de que o Partido Comunista da China (PCC) inaugurou, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira Escola Chinesa Internacional. A instituição foi criada com financiamento da ditadura e de empresários do país asiático.

No mesmo dia, o Bonus BioGroup desenvolveu um remédio que teve 100% eficácia na recuperação de casos graves da covid-19. De acordo com a empresa israelense, especializada em biotecnologia, o MesenCure foi testado em dez pacientes internados no Rambam Health Care Campus, em Haifa.

Receba nossas atualizações

Terça-feira — 1º de junho

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou crescimento de 1,2% no primeiro trimestre de 2021, na comparação com os últimos três meses do ano passado. Em relação ao primeiro trimestre de 2020, o avanço foi de 1%.

Ainda na terça-feira, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi nomeado para o cargo de secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Quarta-feira — 2 de junho

O governador do Amazonas (AM), Wilson Lima, foi alvo de operação da Polícia Federal. A operação ocorreu devido a irregularidades cometidas na construção do hospital de campanha Nilton Lins, na capital do Amazonas.

No mesmo dia, a oncologista Nise Yamaguchi recebeu o apoio do grupo Médicos pela Vida após ser constrangida durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. A entidade divulgou uma carta de repúdio endereçada à CPI. No documento, salienta-se que Nise foi submetida a situação vexatória e foi interrompida várias vezes por parlamentares.

Quinta-feira — 3 de junho

Chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci teve mais de 3 mil e-mails divulgados pelo site Buzzfeed. Em fevereiro de 2020, nos primeiros meses da pandemia, o médico mais importante no combate à covid-19 naquele país reconheceu em mensagem que o uso de máscara não é tão eficiente para conter a doença.

No mesmo dia, noticiou-se que o ditador Nicolás Maduro pagou US$ 60 mil para o cantor dominicano Bonny Cepeda se apresentar em seu aniversário. O músico, que é ministro da Cultura em seu país, revelou o cachê durante entrevista concedida ao Alofoke Radio Show, gravado na República Dominicana.

Sexta-feira — 4 de junho

O presidente Jair Bolsonaro disse, durante participação no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, na Rússia, que o Brasil deve tornar-se o maior produtor de alimentos do mundo. “Continuamos a garantir a segurança alimentar de um sexto da população mundial”, afirmou o chefe do Executivo federal.

Ainda na sexta-feira, a bolsa de valores fechou com mais um recorde histórico, ultrapassando a barreira dos 130 mil pontos. Com alta de 0,40%, o Ibovespa fechou perto da máxima, com 130.125,78 pontos, na quinta sessão seguida renovando recordes. Com o resultado, a semana mais curta encerrou-se positiva — 3,64% de alta.

Sábado — 5 de junho

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux, determinou o restabelecimento dos efeitos do decreto do município de Franca (SP) que impôs lockdown na cidade. Em liminar, o magistrado suspendeu decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que haviam sustado a eficácia do decreto municipal. De acordo com o presidente do STF, as medidas têm fundamento e o prefeito atuou dentro de sua competência legal.

No mesmo dia, o gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes, explicou que a agência liberou a importação de um lote específico da Sputnik V para estudo, não o uso emergencial. “É uma vacina que ainda não respondeu a todas perguntas sobre segurança, qualidade e eficácia, mas com base nas condicionantes que foram propostas pela área técnica, é possível o uso controlado, acompanhado pela Anvisa”, explicou.

Leia também: “O sequestro da bandeira ambiental”, artigo de Ana Brambilla publicado na Edição 63 da Revista Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade