O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) homenageou nesta segunda-feira, 1º, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), pelos 134 anos do 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar. A cerimônia ocorreu na sede da Rota, em São Paulo.
Motta e Castro receberam a Medalha do Centenário do Batalhão, destinada a civis, militares e instituições que prestam serviços relevantes ao Estado. A homenagem a Motta veio depois de ele indicar o deputado Guilherme Derrite (PP) para relatar o projeto de lei antifacção — aprovado neste mês.
Receba nossas atualizações
A escolha gerou atrito entre Motta e o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias. O deputado também vive tensão com o governo Luiz Inácio Lula da Silva e não participou da cerimônia de sanção da isenção do IR até R$ 5 mil.
André Mendonça também foi homenageado por Tarcísio

Derrite voltou ao comando da Segurança Pública paulista em novembro, depois de relatar o PL, mas retorna ao Congresso Nacional nesta segunda para focar a campanha ao Senado em 2026.
Castro, também cotado ao Senado, integra o grupo de governadores de direita que articulam união para 2026. O governador do Rio esteve no centro dos embates depois da megaoperação que deixou 121 mortos no Estado.
Outras 61 pessoas foram agraciadas no evento. O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, também foi homenageado, mas não compareceu.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Motta?????