publicidade
Política

Suposto vídeo da Ipanema ironiza propaganda da Havaianas

Peça em circulação nas redes sociais propõe a consumidor que deixe a ‘concorrente lacradora no lixo’

Em vídeo, jovem sugere a consumidor que escolha a marca Ipanema e 'deixe a concorrente lacradora no lixo' | Foto: Reprodução/X
Em vídeo, jovem sugere a consumidor que escolha a marca Ipanema e 'deixe a concorrente lacradora no lixo' | Foto: Reprodução/X

Um vídeo que supostamente seria da Sandálias Ipanema ironiza a Havaianas ao propor que o consumidor entre no ano de 2026 “com o pé direito e deixe a concorrente lacradora no lixo”. A peça circula de forma crescente nas redes sociais. Nos perfis oficiais da marca, no entanto, não há especificamente esse conteúdo. 

De qualquer forma, a Ipanema não perdeu a chance de mandar uma mensagem oposta à polarização. Em um post no Instagram, duas amigas aparecem trocando suas sandálias, simbolizando uma relação pacífica. Na descrição, o texto: “Que nesse fim de ano a gente continue sendo o porto seguro (e estiloso) das nossas amigas. Afinal, amizade é sobre somar… e dividir os melhores looks, né?”. 

O vídeo e o papel de Fernanda Torres

Em relação ao vídeo que critica a Havaianas, o material é uma sátira e faz referência direta à campanha de fim de ano estrelada pela atriz Fernanda Torres. No comercial original, a atriz afirma não desejar que as pessoas “comecem 2026 com o pé direito”, mas com “os dois pés”, em diferentes situações do cotidiano. 

Embora a marca negue a intenção de um posicionamento político, a frase é vista claramente como uma provocação e uma propaganda em favor da esquerda, que é apoiada publicamente pela atriz Fernanda Torres. A peça motivou reação imediata nas redes sociais. Políticos e influenciadores passaram a defender boicote à marca, com vídeos em que sandálias são jogadas no lixo ou descartadas como forma de protesto. 

Leia também: “Falta vergonha na cara”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 301 da Revista Oeste

Em resposta, outros usuários criaram memes e criticaram o que consideram exagero na politização de uma peça publicitária. Da mesma forma, lembraram que a cantora Anitta, apoiadora da esquerda, foi garota-propaganda da Ipanema. 

A controvérsia chegou ainda ao mercado financeiro. Em meio à repercussão negativa, ações da Alpargatas, controladora da Havaianas, registraram queda e perda relevante de valor de mercado em um único pregão, antes de apresentar recuperação parcial nos dias seguintes.

Confusão sobre as marcas

A viralização do vídeo da Ipanema também expôs informações equivocadas compartilhadas nas redes. Uma das mais comuns é a de que Havaianas e Ipanema pertenceriam ao mesmo grupo empresarial. Na prática, trata-se de empresas distintas. A Havaianas pertence à Alpargatas. A Ipanema é do grupo Grendene, que controla outras marcas como Melissa, Rider e Cartago.

Especialistas em comunicação avaliam que o episódio ilustra a polarização política no Brasil e seus efeitos na dinâmica do marketing e do consumo. Campanhas antes associadas apenas ao estilo de vida e ao comportamento ganharam conotação ideológica e geram reações que vão do boicote ao engajamento estratégico.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.