publicidade
Política

Lula não vai a posses de presidentes no Peru e na Colômbia

Mauro Vieira irá a Lima na próxima terça-feira; Bogotá ainda não tem representante definido

O presidente Lula da Silva e sua mulher, Janja, durante embarque em avião da Força Aérea Brasileira | Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Janja, durante embarque em avião da Força Aérea Brasileira | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estará presente nas posses dos presidentes eleitos do Peru, Keiko Fujimori, e da Colômbia, Abelardo de la Espriella, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representando o Brasil em Lima na próxima terça-feira, 28. A cerimônia colombiana, marcada para 7 de agosto, ainda não tem representante definido. Lula parabenizou ambos os eleitos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não comparecerá às cerimônias de posse dos presidentes eleitos do Peru, Keiko Fujimori, e da Colômbia, Abelardo de la Espriella, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.

+ Entenda notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representará o Brasil na posse de Keiko, marcada para a próxima terça-feira, 28, em Lima. A pasta ainda não definiu quem enviará para a cerimônia colombiana, prevista para 7 de agosto. O próximo compromisso internacional de Lula deve ser a Assembleia-Geral da ONU, em setembro, em Nova York.

A ausência do petista ocorre em um momento de virada política na América do Sul. Com as vitórias de Keiko e de Espriella, ambos de direita, o Brasil se torna o único grande país da região governado por um presidente de esquerda.

Transição na Colômbia é marcada por tensões

A troca de poder na Colômbia enfrenta obstáculos. Espriella quer realizar a cerimônia em um complexo militar, mas o atual presidente, Gustavo Petro, diz que não permitirá a mudança.

Leia mais: “Decisão do STF sobre aposentadoria especial pode custar cerca de R$ 8 bilhões à União

O impasse levou Espriella a suspender o processo de transição. Ainda não está claro como a disputa será resolvida.

Lula parabenizou os eleitos

Lula parabenizou os dois candidatos de direita depois da confirmação dos resultados. No caso de Espriella, o presidente brasileiro afirmou que a relação entre Brasil e Colômbia “transcende ideologias”.

O petista mencionou a preservação da Amazônia e o combate ao crime organizado como desafios comuns que exigem cooperação entre os dois países.

Leia mais: “Lula libera R$ 19 bilhões para empresas afetadas pelo tarifaço dos EUA

Em 2023, Lula também não foi à posse de Javier Milei, na Argentina, que havia trocado farpas com o brasileiro. O chanceler Mauro Vieira representou o país na ocasião.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade