publicidade
Política

STJ: ministra Maria Thereza toma posse como nova presidente

Posse reuniu o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro Alexandre de Moraes

STJ: ministra Maria Thereza toma posse como nova presidente
Ao centro está a ministra Maria Thereza, nova presidente do STJ; a sua direita, o presidente Jair Bolsonaro (PL) | Foto: Reprodução YouTube

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) possui uma nova presidente para o biênio 2022-2023. A Maria Thereza de Assis Moura, 65, foi empossada no cargo nesta quinta-feira, 25. Já o ministro Og Fernandes, 70, assumiu como vice-presidente da Corte.

“É preciso avançar nas políticas sociais no Brasil”, disse a presidente. “Reformas estruturais são urgentes, e cabe ao judiciário brasileiro a complexa missão, com independência, imparcialidade e integridade, garantir que os avanços ocorram com segurança em respeito aos direitos fundamentais e a dignidade da pessoa humana.”

Receba nossas atualizações

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral Alexandre de Moraes participaram do evento. Esse é o primeiro encontro entre ambos depois da operação da Polícia Federal contra empresários. Entre os alvos da operação está o empresário Luciano Hang. O proprietário das lojas Havan é um dos investigados por supostas mensagens golpistas em grupo de WhatsApp. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Além de Moraes, os demais 10 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) também compareceram à posse. Em maio deste ano, Maria e Fernandes foram eleitos por aclamação para assumir os postos. A magistrada é a atual Corregedora Nacional de Justiça. Além disso, foi vice-presidente do STJ entre 2018 e 2020, com o ministro João Otávio de Noronha como presidente. A ministra está na Corte desde agosto 2006.

O STJ é composto por 33 ministros, sendo o responsável por uniformizar a compreensão sobre a legislação federal brasileira. A casa também analisa os recursos de processos de tribunais de Justiça e tribunais regionais federais.

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade