publicidade
Política

STF condena mais 16 pessoas pelo 8 de janeiro

As penas impostas pela Corte variam de um ano de detenção a 14 anos de prisão

Ministro Alexandre de Moraes: alívio para traficante de drogas, segundo o governo espanhol | Foto: Antonio Augusto/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu as penas de mais 16 pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro. As condenações variaram de um ano de detenção, com substituição por restrição de direitos, até 14 anos de prisão. Os julgamentos ocorreram em sessões virtuais e foram finalizados em 21 de março.

Dos 16 réus, 13 réus foram condenados a um ano de detenção e multa de 10 salários mínimos por associação criminosa e incitação ao crime. São pessoas que rejeitaram o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), proposto pela PGR para evitar a continuidade da ação penal — se aceitassem teriam de admitir que cometeram crime. Essas pessoas foram presas no acampamento montado em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília. A pena de um ano de detenção será substituída por restrição de direitos.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Para duas rés, a pena foi de dois anos e cinco meses e deverá ser inicialmente cumprida no regime semiaberto. Segundo Moraes, o fato de estarem foragidas e de terem descumprido as medidas cautelares indicam desrespeito ao Judiciário e inviabilizam a substituição da pena.

Leia mais:

Para esses 15 réus, a multa é de R$ 5 milhões, a ser dividida com os outros sentenciados por crimes menos graves.

Leia também: “Falta imparcialidade’, diz Mourão, sobre julgamento de Bolsonaro

Dos 16, um homem foi condenado a 14 anos de prisão pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano ao patrimônio público, incitação ao crime e de associação criminosa. A ele também foi imposta uma multa de R$ 30 milhões, a título de danos morais coletivos. Esse valor será quitado de forma solidária por todos os condenados por crimes graves, independentemente do tamanho da pena.

stf bolsonaro
Ministros do STF, durante sessão plenária – 18/3/2025 | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Os advogados dos réus alegavam, entre outros pontos, que os atos de 8 de janeiro não teriam eficácia para concretizar o crime de golpe de Estado — hipótese de crime impossível — e que os acusados pretendiam participar de um ato pacífico.

Porém, por maioria, prevaleceu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Para ele, o grupo que fez os atos de vandalismo “tinha intenção de derrubar o governo democraticamente eleito em 2022”.

O voto de Moraes voltou a fundamentar seu voto no argumento da Procuradoria-Geral da República (PGR) segundo o qual em um crime de autoria coletiva todos contribuíram para o resultado.

Assim, não há individualização de condutas. Mesmo que a pessoa tenha apenas entrado nos prédios da Praça dos Três Poderes, sem praticar qualquer ato de destruição, acabou condenada.

Homenagem a um ministro do STF

A pena de 14 anos de prisão, a maior dessa sequência de julgamentos, é a mesma recomendada à cabeleireira Débora dos Santos pelo ministro relator, Alexandre de Moraes. Para juristas de diferentes frentes, a pena é excessiva e desproporcional.

“Ah! Não sabia que homenagem ao ministro Barroso chegasse a tanto”, ironizou o ministro aposentado Marco Aurélio Mello, em entrevista a Oeste. “A pena imposta é de latrocida, de homicida. E, o pior, por órgão incompetente a mais não poder.”

1 comentário
  1. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Alguma coisa ter de ser feita contra esse corruptos

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade