publicidade
Política

Rosa Weber defende imprensa livre e juízes independentes

Magistrada ainda destacou a "importância fundamental" do Poder Judiciário

Rosa Weber
Rosa Weber preside o Supremo Tribunal Federal | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Durante a abertura do 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário, a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a imprensa livre, um Poder Judiciário independente e juízes independentes.

“Tenho insistentemente enfatizado que, sem um Poder Judiciário independente e forte, sem juízes independentes e sem imprensa livre, não há democracia”, declarou a magistrada nesta segunda-feira, 21, no evento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Receba nossas atualizações

A magistrada ainda destacou a “importância fundamental” do Poder Judiciário ao reagir aos “impulsos autoritários” que podem estimular o descumprimento de ordens e decisões judiciais.

“Daí a importância fundamental do Poder Judiciário”, afirmou Rosa Weber. “Em sua condição inafastável de guardião por excelência da incolumidade da supremacia constitucional, da intangibilidade da ordem democrática e da garantia das liberdades essenciais dos cidadãos, em resposta legítima a impulsos autoritários que acaso insinuem ou estimulem o descumprimento de ordens e de decisões judiciais.”

Durante o encontro, serão aprovadas as metas para o Judiciário de 2023. O evento conta com a presença de representantes de 91 Tribunais brasileiros, para fazer um balanço do desempenho das Cortes neste ano e marcar as perspectivas do ano seguinte.

Além da presidente do STF, participaram da reunião os presidentes dos seguintes Tribunais: a ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça; o ministro Lelio Bentes Corrêa, Tribunal Superior do Trabalho; e o ministro general do Exército Lúcio Mário de Barros Góes, Superior Tribunal Militar.

Leia também: “O Brasil da desordem”, de J.R Guzzo para a Edição 137 da Revista Oeste. 

Leia mais sobre:

76 comentários
  1. Antonio Carlos Maronesi
    Antonio Carlos Maronesi

    Nunca neste pais, existiu juiza tao honesta…….

  2. Antonio Carlos Maronesi
    Antonio Carlos Maronesi

    Essa sim,, que juiza coerente e honesta!!! rsrsrsrsrsr

  3. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Essa rosa largada no banheiro da Central do Brasil, num vaso qualquer, vem falar de juizes independentes? Comprada até à última caçola, comprada a preço de banana e propina…parcial até as nuvens: façam-me ri, hienas do 9 dedos, palhaços e asquerosos. Tenho nojo do STF, Câmara e Senado!

  4. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    Esta gente perdeu a vergonha por completo!!!
    Falam ao mundo apenas para os ideologizados de esquerda.

  5. Dercio Conceicao
    Dercio Conceicao

    “defende imprensa livre e juízes independentes” – vagabundinha fingindo demência – mas é só para inglês otário ver – na vida real apoia atos ilegais dos seus colegas de toga.

  6. CELIO MARCOS SILVA
    CELIO MARCOS SILVA

    A ministra defende a imprensa livre mas nada faz contra a censura vigente no Brasil.

  7. jose eustaquio sampaio
    jose eustaquio sampaio

    Quem são Eles para falar em liberdades, são autoritários, ditadores, e querem tornar essa ditadura permanente, como se não existisse outros poderes constitucionais, como Executivo e Legislativo, além das FFAA os guardiões da Liberdade e democracia do Povo Brasileiro, um assinte a inteligência do povo, essa ministra se colocam como seres superiores, onda devemos obedecer ao iluministas.

    1. Cid Valerio Silveira
      Cid Valerio Silveira

      Todo poder está no povo, na população unida. Focamos no que queremos. Todos nas ruas, ordeiramente e pacificamente, todos de verde e amarelo, pela liberdade e transparência, e em paz pois sabemos que as Forças Armadas estão alertas e preparadas para proteger a população, nós!!🇧🇷

  8. Lourival Nascimento
    Lourival Nascimento

    Dona Rosa, no interior do Brasil, que a senhora desconhece, costuma-se dizer que ” viagem de boca não cansa o cavalo “. A hipocrisia, desonestidade intelectual, síndrome de Estocolmo, clubinho, bolha, patotinha, subserviência sabuja que a senhora e seus cúmplices togados não enganam mais, dona Rosa. As Casas de Tolerância$ e- o cifrão – não é erro de digitação, apelidadas de STF e TSE não enganam quem tem mais de um neurônio. As falas rebuscadas e recheadas de juridiquês fajuto da senhora e dos seus comparsas para enganar quem lhes paga as vidas nababescas em que vivem não são acompanhadas de ações justas, dentro da Lei. A senhora e seus pariceiros não merecem o menor respeito dos contribuintes. A senhora e seus quadrilheiros togados passaram um verniz desavergonhado no Luladrão, com certeza coagidos por seus próprios atos, coisas como os áudios, vídeos e textos nas mãos do Zé Dirceu, que também estão no celular do Francisco de Assis então Diretor da JBS, dos não menos bandidos que a senhora é seus confrades. TUDO, rigorosamente TUDO que acontecer doravante no Brasil será consequência dos estupros à Constituição que vocês fingem defender. A comunidade internacional SABE de tudo que a senhora e seus cúmplices fazem, porque a velha e carcomida imprensa alugada daqui passa pano para as arbitrariedades do Xandão com o apoio da senhora. A senhora e seus cúmplices serão relegados à latrina da História, Dona Rosa. Por fim, dedico à senhora, seus cúmplices, seus parceiros de diálogos cabulosos com o PT, seus associados criminosos, sua patotinha, uma música do ESQUERDISTA Chico Buarque, apropriada para a vergonha que vocês são. A música é ” Apesar de Você ” Sim , Dona Rosa, apesar de amanhã há de ser outro dia.

    1. Cid Valerio Silveira
      Cid Valerio Silveira

      Apesar de você, realmente amanhã será nosso dia!!

      Todo poder está no povo, na população unida. Focamos no que queremos. Todos nas ruas, ordeiramente e pacificamente, todos de verde e amarelo, pela liberdade e transparência, e em paz pois sabemos que as Forças Armadas estão alertas e preparadas para proteger a população, nós!!🇧🇷

  9. Rubens Andrade Vizeu
    Rubens Andrade Vizeu

    Ministra Rosa Weber, como pode uma corte que se diz “suprema” existir tantos ministros que sistematicamente andam fora das quatro linhas ? primeiro passa por cima de todas as instâncias que condenou um “sujeito” L adrão sendo que se não fosse L adrão não teria tantas delações premiadas com devolução de vultuosas quantias de dinheiro e o próprio Palocci fazendo as declarações de como aconteceram os esquemas de roubo corrupção !!
    Gilmar mendes chorando ao ver a defesa do advogado do réu isso mesmo o réu condenado em todas as instancias foi sem duvida o maior descalabro da corte !! o ministro xandão mandando prender até a sobra de quem ousa falar o que pensa sobre a suprema corte, tamanho o autoritarismo desse ministro que não tem a capacidade para ser magistrado em qualquer instância !! o ministro Barroso fazendo palestra no exterior e fazendo criticas ao Brasil, almoçando com o advogado do réu esse réu o maior L adrão da historia mundial e tudo leva a crer que as defesas do réu foram patrocinadas com ideias desse ministro !!!!! finalmente posso te afirmar que a sua suprema corte não passa de um lixo que os Brasileiros com caráter “NÃO” aprova.
    sinto TREMENDA VERGONHA CHAMAR ESSE LIXO DE SUPREMA CORTE.

  10. Antonio Carlos Leskovar Borelli
    Antonio Carlos Leskovar Borelli

    O autoritarismo dessas 11 pessoas do STF passou de todos os limites, eles não respeitam a Constituição, e dizem que devemos obedecer a justiça cegamente, inclusive nas decisões fora da Constituição, absurdo, só a Cadeia resolve

    1. Cid Valerio Silveira
      Cid Valerio Silveira

      12 pessoas não eleitas pelo povo, nós!!

      Todo poder está no povo, na população unida. Focamos no que queremos. Todos nas ruas, ordeiramente e pacificamente, todos de verde e amarelo, pela liberdade e transparência, e em paz pois sabemos que as Forças Armadas estão alertas e preparadas para proteger a população, nós!!🇧🇷

  11. Roberto
    Roberto

    COERÊNCIA é uma palavra que inexiste nos dicionários de muitos magistrados. Normalmente é substituída por jurisprudência que é criada para favorecer ideologias.

  12. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    Ela deveria ter incluído nessa defesa o ar q respiramos, o qual tem oxigênio, nitrogênio e outros elementos. Quanta besteira e platitudes. O poder judiciário é um dinossauro. Atrasa o Brasil, pois no estado q se encontra nada agrega de valor à sociedade.

  13. LEONARDO G ALMEIDA
    LEONARDO G ALMEIDA

    Acho q essa galera vive num universo paralelo. Ela já ouviu falar no alexandre de moraes? TSE?

  14. Gilberto de Oliveira Novaes
    Gilberto de Oliveira Novaes

    A impressão que se tem é que os ministros atuam como marionetes, proferindo discursos e votos diferentes, dependendo do momento.
    Parece que andam pisando sobre ovos, ameaçados por forças ocultas.
    O voto da Carmem Lúcia ficará para a história. Não concorda, mas vota, mesmo contra a constituição.
    Parece que o monstro por trás das cortinas é muito assustador!

    1. Caçador
      Caçador

      Exato, e pode reparar, não são apenas estes “ministros”, mas todos eles, o loola, estes políticos todos de esquerda, artistas, jornalistas, etc, vc olha pra eles, até ouve o q dizem, mas sabe q não é exatamente eles q estão dizendo aquilo, não que sejam melhores que o q dizem, mas me refiro ao padrão, como se alguém por trás estivesse os orquestrando. Por isso o pavor deste monstro ao Bolsonaro, pois este é autêntico e diz o q pensa, por mais q o conteúdo ou o tom não estejam todo o tempo adequados, ou seja, um ser humano comum.

    2. Cid Valerio Silveira
      Cid Valerio Silveira

      O medo é claro entre a maioria dos 11 não eleitos do STF.

      Todo poder está no povo, na população unida. Focamos no que queremos. Todos nas ruas, ordeiramente e pacificamente, todos de verde e amarelo, pela liberdade e transparência, e em paz pois sabemos que as Forças Armadas estão alertas e preparadas para proteger a população, nós!!🇧🇷

  15. Ricardo Contieri
    Ricardo Contieri

    Falou exatamente tudo o que eles NÃO fazem! Lamentável!

  16. CARLOS ALBERTO DE MORAES
    CARLOS ALBERTO DE MORAES

    O Brasil é mesmo um circo com mais de 200 milhões de palhaços. Pelo menos esse é o pensamento do STF.
    Como essa pessoa pode dizer em imprensa livre se ela censura jornais, TVs e centenas de pessoas.

  17. Janio Borges
    Janio Borges

    Essa velha está caducando, passou da hora de ir pra casa

  18. Olnei Pinto
    Olnei Pinto

    A togada pensa diferente quando está fora do perímetro do STF. Porque o Joseph não pensa assim.

  19. Hermes Serra
    Hermes Serra

    Adoram ler papéis que vão rasgar logo na saída da sala do discurso. Não cola mais essas bravatas.

  20. Paulo
    Paulo

    Ela, por ser presidente de um tribunal que está fora da lei, deveria ter vergonha de falar em público, e se recolher a sua insignificância!

  21. BEATRIZ DOS SANTOS GOMES SANTANA
    BEATRIZ DOS SANTOS GOMES SANTANA

    o judiciário de hoje representa o descaso de nossa constituição, e, a vergonha do Brasileiro de Bem.

    1. Cid Valerio Silveira
      Cid Valerio Silveira

      Todo poder está no povo, na população unida. Focamos no que queremos. Todos nas ruas, ordeiramente e pacificamente, todos de verde e amarelo, pela liberdade e transparência, e em paz pois sabemos que as Forças Armadas estão alertas e preparadas para proteger a população, nós!!🇧🇷

  22. Leonardo Janussi Sampaio
    Leonardo Janussi Sampaio

    Imprensa livre desde que seja de esquerda.

    Juízes independentes desde que rezem a cartilha progressista.

  23. Miguel Bourbon Vilaca
    Miguel Bourbon Vilaca

    Cara de pau suprema!
    Hipócrita suprema!
    Pensa que todos são Manés! Eles o são Supremos Manés!

  24. Eduardo
    Eduardo

    Essa adoradora de ditadores e descondenados está de brincadeira né? Rssss

  25. Romeu José Paludo
    Romeu José Paludo

    Esses representantes de porra nenhuma não são e nunca serão importantes para o povo. São arrogantes demais. Despudorados demais. Milicianos demais. E corruptos demais.

  26. José Arruda Paes
    José Arruda Paes

    As rosas tem perfume e cores maravilhosas. Esta Sinistra não tem cor, cheia de espinhos medonhos e cheira esgoto fétido!

  27. Paulo
    Paulo

    Ela falando e um cachorro cagando é a mesma coisa, aliás, o cachorrinho cagando é bem mais importante porque pelo menos ele tá fazendo algo importante!

  28. Paulo
    Paulo

    Ela deveria lembrar que os juízes devem cumprir as leis e a constituição?

  29. Carlos Pedroso
    Carlos Pedroso

    Ela deve ter falado de China ou Cuba…
    Aqui não existe isto que a ministra referiu
    E uma juristocracia…pior que os dois citados países…
    Povo vê tudo…ok

  30. TALITA CASTRO DE FREITAS
    TALITA CASTRO DE FREITAS

    Ela é uma mané mm, pensa q o povo é ignorante !

  31. Lourenço Bojan
    Lourenço Bojan

    Está senhora mais parece uma múmia igual aquela que 9dedao trouxe da viagem de mentirinha a marina silva. Esta múmia tosa we deu a única cf para BOLSONARO na posse e ficou sem saber o que reza a CONSTITUIÇÃO FEDERAL. E agora vem querer ensinar padre rezar missa. Faz meu favor e valora tumba.

  32. Edney souza Rocha
    Edney souza Rocha

    Que imprensa livre Sra Ministra? A senhora está falando do “consorcio” das mentiras que protege e sustenta a Ditadura? Aliás, Justiça independente é aquele que age e decide a revelia da CF? Em que mundo vives? Estás falando sério de fato ou é mais uma brincadeira jocosa, porém sem graça, das nossas eternas caras de Manés?

  33. Ricardo
    Ricardo

    Alguém ainda acredita no que sai da boca de qualquer um destes onze soretes togados?

  34. Frederic Couto
    Frederic Couto

    Essa senhora deveria defender a constituição e não permitir que suas páginas sejam rasgadas para atender os desejos da esquerda. Uma vergonha para o judiciário esse STF de Lula.

  35. Deny
    Deny

    Quando for a chamada a responsabilidade não vai ter choro nem vela. Passar bem.

  36. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    Madame Mim não passa de uma débil mental, pena que será substituída por outra da mesma laia, ou pior.

  37. André Hoefling
    André Hoefling

    Esta mulher vive em outro planeta. Ela nao vê nada – não ouve, não fala e não vê – o que seus colegas fazem em suas decisões?! Decisões partidárias contra Bolsonaro e censura a liberdade de expressão. Como pode falar em judiciário independente e liberdade de expressão?! Ela não vê, não?! Então, feche a boca para não dizer
    bobagem senhora!

    1. Felipe Rafael Ibeas
      Felipe Rafael Ibeas

      Uma nefelibata.
      Sentada ao lado do sujeito que transforma democracia em ditadura.
      Finge que não está acontecendo nada e ainda vem cagar regra.

  38. principalsuspeito
    principalsuspeito

    Roda Weber, direto de Marte para a Revista Oeste.

  39. João Felipe de Souza Leão
    João Felipe de Souza Leão

    É uma especialista em falar sem dizer nada.

  40. Rosa Lucia Leme Abicair
    Rosa Lucia Leme Abicair

    Essa mulher está totalmente FORA DA CASINHA! Cadeia ou camisa de força.

  41. RONALDO PEIXOTO DE MELLO
    RONALDO PEIXOTO DE MELLO

    Essa senhora deve ter algum problema psiquiátrico. Onde ela estava quando o Osvaldo Eustaquio, o Alan do Santos, a Barbara, o Wellington Macedo, foram presos ou perseguidos? Ela estava em Marte? o discurso desse pessoal não tem a ver com liberdade ou com respeito ao cidadão. Tem a ver com poder.

  42. Jô Sá
    Jô Sá

    “A importância fundamental Do Judiciário” é uma coisa, e não de ministros que não são juízes mas nomeados sem o “devido saber jurídico” e com “canetadas monocráticas”…affff

  43. Vicente Pinheiro
    Vicente Pinheiro

    A hipocrisia desses urubus togados é patológica. Eles parecem acreditar mesmo nessa falácia de que estão defendendo a democracia. São loucos, vigaristas, ou as duas coisas!

  44. Celso
    Celso

    Totalmente fora da realidade de vcs
    FAÇAM O QUE DIZEMOS, NÃO O QUE FAZEMOS
    DISCURSO PARA BOI DORMIR NÃO COLA MAIS

  45. Paulo
    Paulo

    Esse pessoal não tem que trabalhar? Não dezenas ou centenas de milhares de processos parados nas suas mãos? Que importância pode ter um judiciário e juízes como esses?

  46. Luis Henrique Gonçalves Valério
    Luis Henrique Gonçalves Valério

    Essa mulher só pode ser Esquizofrênica! “guardião por excelência da incolumidade da supremacia constitucional”? Só se ela estiver falando de “Nárnia”.

  47. José Duarte pinto
    José Duarte pinto

    DESDE QUE A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA SEJA RESPEITADA E SEM INTERPRETAÇÕES MAGICAS, ALUCINANTE, OPORTUNISTAS COMO DO IMPEDIMENTO DA DILMA COM O MINISTRO LEVANDOVISK E RENA CALHEIROS QUE ESTUPRARAM AS LEIS DA CONSTITUIÇÃO …… E AI COMEÇOU TUDO

  48. Brasileiro
    Brasileiro

    A linguagem é formada de signo, significado e significante.
    Basicamente essas falas políticas desses ministros indicados se esvaziaram de conteúdo.
    Pura lacração sic.

  49. Josué Do Prado Filho
    Josué Do Prado Filho

    De fato, um Poder Judiciário independente e operante fiscalizador do cumprimento da lei é essencial num regime democrático. Porém essa senhora nao o é. Nem ela nem seus “colegas” da suprema toga. Não fazem diferença alguma, não servem para nada e por conseguinte nenhuma utilidade para o país. São meros vetores de instabilidades, injustiças e ingerências ilegais. Operam contra a nação, exceto pelo seu conceito todo particular e no que se inclui, lamentavelmente as cenas de abraços e beijinhos sem ter fim num criminoso por eles mesmos alforriado, só para “acabar com esse negócio de você viver sem mim” num país a já reviver aquela bossa “nova” de quase 60 anos.

  50. Emerson
    Emerson

    Mesma narrativa esquerdista onde impera hipocrisia e demagogia…
    * vide ministros em N.Y. …

  51. Marcus Barreto
    Marcus Barreto

    É tarde… é tarde…. já deu sua contribuição para o desmantelo da nação…

  52. Everaldo Eusébio da silva
    Everaldo Eusébio da silva

    Incoerência que fala, né? Aja mais e fale menos.

  53. Silvio Luis Eidt
    Silvio Luis Eidt

    Será que só eu não entendi nada? Como assim ela defende judiciário independente e imprensa livre, se as ações não condizem com o discurso?
    O que ela falou hoje é somente um sonho para os brasileiros de bem. E neles o stf não está incluso.

  54. MARCOS PECORARI
    MARCOS PECORARI

    Puro blablablá hipócrita!
    Maria-vai-com-as-outras…
    A omissão dos togados é notória!
    No mínimo, todos cúmplices do ditador Alexandre, que de “Grande” não tem nada!

  55. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    Sabe o que está se sucedendo no nosso País grande Rica! É questāo de leitura de mapa, simples entendimento de geografia.

    Além das capitanias hereditarias do NE, temos ainda na região central, junto ao Planalto, países comunistas como o Xandaquistāo e ReWERBERação, estes totalmente destituídos de símbolos patrióticos, em constante desarmonia com o PODER CENTRAL.

  56. Fernando De Oliveira Esteves
    Fernando De Oliveira Esteves

    Ela defende uma imprensa livre, contanto que não questione ilegalidades do Judiciário.

    1. Adilson Mendes Ferreira
      Adilson Mendes Ferreira

      Vivemos a decadência do Poder Judiduciário no Brasil…o modus operandi dos Ministros da Suprema Corte difere frontalmente com o discurso. São pessoas distintas. A boca que fala em “liberdade de expressão” e de imprensa, é a mesma capaz de condenar e impor sanções inconstitucionais a pessoas comuns de se manifestarem contra o quadro nebuloso das eleições no Brasil. O povo que vota não tem voz. Esse quadro é caótico…mas não prevalecerá!

  57. Ricardo G. Filho
    Ricardo G. Filho

    A dissonância cognitiva dessa figura abjeta é simplesmente impressionante. “Imprensa livre” onde, sua esquerdopata?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade