publicidade
Política

Raquel Lyra deve deixar PSDB e anunciar filiação ao PSD

Espera-se que a governadora de Pernambuco anuncie sua decisão de troca de sigla ainda nesta terça-feira, 25

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra
Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra | Foto: Reprodução/X

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, deve anunciar sua filiação ao PSD, partido liderado por Gilberto Kassab, ainda nesta terça-feira, 25. Eleita em 2022 pelo PSDB, Raquel decidiu deixar a legenda, em ação que acentua a debandada do partido. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

A cerimônia de filiação ao PSD está programada para o dia 10 de março, no Recife, depois do Carnaval. Fontes disseram que a governadora já comunicou sua decisão a aliados na noite desta segunda-feira, 24.

Atualmente, o PSDB tem três governadores: além de Raquel Lyra, em Pernambuco, a sigla conta com Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul, e Eduardo Riedel, em Mato Grosso do Sul.

Adesão de Raquel Lyra ao PSD

EMPREITEIRAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS PSD
Gilberto Kassab (SP) é o presidente nacional do PSD | Foto: Divulgação/PSD

Enquanto os dois últimos permanecem na legenda, a saída de Raquel pode sinalizar uma reconfiguração no partido. A mudança não foi repentina; ela já vinha negociando sua entrada no PSD havia algum tempo. Ao aderir à nova legenda, Raquel assumirá o comando do diretório estadual do PSD em Pernambuco.

O MDB também foi considerado como destino, mas a governadora optou pelo PSD por suas ambições políticas. As negociações entre o PSDB e outros partidos, como MDB, Podemos e PSD, continuam em pauta. Tais alianças podem aumentar a representação parlamentar e as verbas do fundo partidário, proporcionais ao número de deputados e senadores.

Negociações partidárias e alianças políticas

Entre as nomeações da Prefeitura do Recife, sob administração de João Campos, estão figuras como Vinicius Castello, que concorreu à Prefeitura de Olinda (PE) e perdeu para Mirella Almeida (PSD) | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Prefeito do Recife, João Campos (PSB), deve ser o principal concorrente de Raquel Lyra em 2026 | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Em Pernambuco, a decisão de Raquel ocorre em um contexto de polarização política. A governadora e João Campos (PSB-PE), prefeito do Recife, são figuras centrais nas discussões para as eleições de 2026. Ela planeja buscar a reeleição, enquanto Campos é visto como um possível candidato da oposição.

O prefeito já deu indícios de sua intenção ao escolher o ex-chefe de gabinete e amigo pessoal Victor Marques (PCdoB) como vice na chapa para a prefeitura. Caso realmente renuncie ao cargo para concorrer ao governo, Marques poderá assumir a administração municipal.

Leia também: “A cara do Brasil”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 241 da Revista Oeste

Enquanto isso, Raquel Lyra foca em fortalecer seu governo. Ela prioriza obras e iniciativas de impacto em 2025.

Sua gestão aposta que Campos enfrentará uma oposição mais firme na Câmara Municipal. Isso poderia gerar questionamentos sobre sua administração, mesmo depois de uma reeleição, com 68% dos votos válidos.

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade