publicidade
Política

Quem é Márcia Lopes, a nova ministra das Mulheres do governo Lula

Com a nomeação, gestão petista contabiliza 12 mudanças ministeriais em apenas dois anos

A ex-ministra Cida Gonçalves, Lula, a nova ministra Márcia Lopes, e Gleisi Hoffmann | Foto: Ricardo Stuckert/PR
A ex-ministra Cida Gonçalves, Lula, a nova ministra Márcia Lopes, e Gleisi Hoffmann | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta segunda-feira, 5, Márcia Lopes foi nomeada como nova ministra das Mulheres pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Márcia tem uma extensa experiência no serviço público, formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, onde também foi professora. Ela possui mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

Receba nossas atualizações

Filiada ao Partido dos Trabalhadores, Márcia Lopes já tem uma história na Esplanada dos Ministérios.

Em 2010, comandou o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, depois de ter atuado como secretária-executiva e secretária nacional de Assistência Social no mesmo ministério entre 2004 a 2008.

Sua carreira política inclui o cargo de secretária de Assistência Social de Londrina e um mandato como vereadora na cidade. Em 2012, disputou a prefeitura de Londrina e ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 14,08% dos votos.

O anúncio do governo Lula

A nomeação de Márcia para o Ministério das Mulheres ocorre depois da saída de Cida Gonçalves, que esteve à frente da pasta por 2 anos e 4 meses. Nas redes sociais, o presidente Lula expressou sua satisfação com a nomeação.

“Eu e a ministra Gleisi Hoffmann recebemos hoje [segunda] pela manhã, dia 5, no Palácio do Planalto, a assistente social, professora e ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, a quem nomeei e dei posse no cargo de Ministra das Mulheres, em substituição à companheira Cida Gonçalves, que também participou do encontro”.

A substituição na pasta já era esperada, consolidando a liderança do PT no Ministério das Mulheres, recriado por Lula em seu mandato atual.

Durante a administração de Jair Bolsonaro, as funções dessa pasta estavam integradas ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Com a nomeação de Márcia Lopes, o governo Lula contabiliza 12 mudanças ministeriais desde sua posse.

A demissão de Cida Gonçalves

A saída de Cida Gonçalves do governo petista já era prevista desde o ano passado. Vista como ineficiente por integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT), a então ministra foi mantida no cargo pela primeira-dama Janja Lula da Silva. 

A mulher de Lula, Janja da Silva, e a ministra Cida Goncalves: viagem juntas para Nova York e, agora, novo foco de tensão no governo | Foto: Reprodução/Twitter/X/@janjalula
Cida Gonçalves era uma das cotas de Janja no alto escalão petista | Foto: Reprodução/Twitter/X/@janjalula

Na sexta-feira passada, 2, Cida Gonçalves foi ao Palácio do Planalto e conversou com o presidente por cerca de 20 minutos. O acerto sobre sua demissão e substituição por Márcia Lopes ocorreu durante o encontro.

O empurrão para a demissão da ativista foi uma denúncia de ex-servidoras do Ministério das Mulheres, na qual ela é acusada de praticar assédio moral e promover um ambiente de trabalho hostil dentro da pasta.

Cida foi formalmente acusada por ex-servidoras de praticar assédio moral e promover um ambiente de trabalho hostil dentro da pasta. Segundo as denúncias, ela teria gritado com subordinadas, feito ameaças veladas de demissão, pressionado por entregas em prazos impossíveis e deslegitimado a atuação de gestoras de quem discordava.

As denúncias demonstram que a ministra utilizava a hierarquia de forma rígida para isolar e enfraquecer quem não pertencia ao seu grupo de confiança. Com a exoneração da secretária Carmen Foro, Cida Gonçalves teria deixado claro que pretendia afastar também os servidores ligados a ela.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. R.F. Nobre
    R.F. Nobre

    Deveria ter extinguido o ministério (cabide de emprego).

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade