publicidade
Política

Quem é Marcelo Ivo, delegado que foi atrás de Ramagem nos EUA

Oficial de ligação da PF é acusado de burlar regras de extradição; no Brasil, respondeu por homicídio no trânsito

Delegado da PF, Marcelo Ivo foi expulso dos EUA depois de perseguir Ramagem | Foto: Divulgação/PF
Delegado da PF, Marcelo Ivo foi expulso dos EUA depois de perseguir Ramagem | Foto: Divulgação/PF

O Departamento de Estado dos Estados Unidos ordenou a saída imediata do delegado Marcelo Ivo de Carvalho do país. As autoridades norte-americanas acusam o oficial da Polícia Federal (PF) de manipular o sistema de imigração para burlar pedidos formais de extradição. O governo dos EUA indica que o delegado tentou estender perseguições políticas ao território norte-americano durante o episódio da prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Marcelo Ivo atuava em Miami desde agosto de 2023 como oficial de ligação junto ao Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE). Ele ocupava o posto de único representante da PF dentro das dependências do órgão norte-americano. A expulsão ocorre logo que o ICE prendeu e soltou Ramagem na Flórida, depois de identificar que o ex-parlamentar mantém situação regular no país.

Carreira na Polícia Federal

O delegado possui mais de 20 anos de serviço na corporação e já chefiou postos importantes no Brasil. Ele comandou a Polícia Federal na Paraíba entre 2022 e 2023 e liderou o combate ao crime organizado em São Paulo de 2018 a 2021. Em 2016, Marcelo Ivo também foi o responsável pela delegacia da PF no Aeroporto Internacional de São Paulo.

A missão em Miami deveria durar até agosto de 2026, conforme prorrogação assinada em março passado. No cargo, o delegado coordenava investigações sobre crimes transfronteiriços e operações migratórias. Com a saída forçada, o governo norte-americano encerra a atuação do oficial sob a justificativa de que ele agiu fora das normas diplomáticas e jurídicas de cooperação.

Morte no trânsito e embriaguez

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o histórico de Marcelo Ivo inclui o atropelamento e morte de um motociclista em 2016, na rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba. O delegado dirigia com a habilitação vencida há mais de um ano e o teste do bafômetro apontou consumo de álcool acima do limite permitido por lei. A vítima foi o vigilante Francisco Lopes da Silva Neto, que voltava do trabalho para casa.

Na época, o policial pagou fiança de R$ 2 mil e obteve liberdade logo que prestou depoimento. A Polícia Civil registrou o caso inicialmente como homicídio culposo, mas levantou a hipótese de dolo eventual devido ao estado de embriaguez.

Leia também: “PT impulsiona conteúdos negativos nas redes contra Flávio”

Em setembro de 2020, a Justiça de São Paulo julgou improcedente a ação penal contra o delegado e o absolveu por “falta de prova”. Em outubro daquele ano, o processo transitou em julgado, ou seja, foi encerrado sem possibilidade de novos recursos.

Confira

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Andre Luiz Rodrigues
    Andre Luiz Rodrigues

    Resumindo, o sujeito não é flor que se cheire, é vaso ruim! Isso sendo educado na definição, claro!

  2. Brasileiro
    Brasileiro

    Desde 2023 mamando diária em usd para fazer trabalho ilegal. A organização esta doente em que somente os amigos dos politizados ganham esses postos. Obviamente dispostos a tudo, inclusive burlar os eua.

  3. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Esse membro da gestapo merecia ficar preso lá crime de espionagem , 25 anos na cadeia. Ele matou um inocente dirigindo bebado com carta vencida? Como anularam n isso. Simple corrupção do judiciário

  4. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    MAIS UM BANDIDO DE TERNO COOPTADO PELA QUADRILHA….
    BASTA VER O HITÓRICO DA CRIATURA PRA ENTENDER !
    O SISTEMA ADORA ESSE TIPO DE MATÉRIA PRIMA PRA FAZER SEU TRABALHO SUJO !

  5. Lourival Nascimento
    Lourival Nascimento

    Que falta faz o Delegado Federal Mauro Spósito, PF do LULA, STF, e Andrei… Nós avisamos, mas o REGIME DITATORIAL TOGADO, SÓCIO DO LULA, NÃO ENTENDEU E A FATURA CHEGOU.
    “SE VOCÊ NÃO DESTITUIR OS JUÍZES CORRUPTOS, NÃO PODE CONSERTAR O PAÍS. ELES FORMARÃO UM CARTEL, UMA DITADURA JUDICIAL E BLOQUERÃO TODAS AS REFORMAS, PROTEGENDO A CORRUPÇÃO SISTÊMICA QUE OS COLOCOU NOS SEUS ASSENTOS”
    Um país onde o Diretor Geral da Polícia Federal MENTE, certamente não é um país sério. “O diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues, disse nesta segunda-feira (13) que a prisão do ex-deputado federal e ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Alexandre Ramagem é fruto da cooperação internacional entre Brasil e Estados Unidos” Senhor Andrei, o que os brasileiros devem pensar quando o Diretor Geral da Polícia Federal MENTE em um caso sensível que envolve dois países com extenso histórico de cooperação? Vamos aos fatos, senhor Andrei. O fugitivo influenciador Thiago dos Reis, um lulista/petista mora no México para fugir da Justiça do Brasil, por ter agredido física e moralmente o próprio pai, publicou com estardalhaço que tinha entregado a agente da PF baseado nos Estados Unidos, o endereço, fotos da casa onde o Ramagem morava. O agente da PF Marcelo Ivo de Carvalho foi “convidado” a se retirar dos Estados Unidos o mais rápido possível. “Governo Trump manda delegado da PF que ajudou ICE a prender Ramagem deixar os EUA” “Nenhum estrangeiro pode manipular nosso sistema de imigração tanto para contornar pedidos de extradições formais quanto para estender caça às bruxas política ao território dos Estados Unidos. Hoje, nós pedimos que o funcionário brasileiro relevante deixe nossa nação por tentar fazer isso.” Aí vem o LULA vomitar estultices, como sempre. “Se houve um abuso americano com relação ao nosso policial, nós vamos fazer a reciprocidade com os deles no Brasil. Não tem conversa” Coragem, LULA, expulse todos os agentes estrangeiros baseados no Brasil, inclusive os CUBANOS e CHINESES. O Chanceler de MENTIRINHA, o fantoche Mauro Vieira já está aviando uma das suas reações farsescas, tipo literatura de desconectado do mundo real. “Alcoolizado, delegado da PF bate em moto e mata vigilante. Vigilante Francisco Lopes da Silva Neto, de 36 anos, foi atingido pelo Mercedes-Benz do delegado; bafômetro apontou presença de álcool no corpo do Delegado” O Delegado da PF envolvido nesse caso é o senhor Marcelo Ivo de Carvalho, que bêbado, usou um automóvel Mercedes Benz que estava sob a custódia da Polícia Federal e teve a frente destruída, e para piorar, o Delegado Marcelo Ivo Carvalho manipulou a cena do acidente, conforme notícias da época. Marcelo Ivo Carvalho pagou fiança e liberado. E se fosse o contrário, um operário bêbado colidir com a motocicleta do Delegado Marcelo Ivo Carvalho e ele morresse, qual seria a narrativa da imprensa? Marcelo Ivo Carvalho era oficial brasileiro de ligação para Imigração e aduanas nos Estados Unidos, o mesmo órgão que foi VIOLADO para embasar a prisão do Filipe Martins, que continua preso, baseado numa narrativa. “Precisamos relatar o que aconteceu ontem durante a oitiva conduzida no âmbito da ação penal contra Filipe Martins.” – Fábio Shor, famoso delegado da Polícia Federal, foi questionado sobre possíveis contatos com outro agente da Polícia Federal, Adriano Oliveira Camargo – oficial de ligação da PF nos EUA.” “Neste momento – pasmem! -, o juiz Rafael, auxiliar de Alexandre de Moraes interrompeu em tom ameaçador e advertiu a defesa para “tivessem cuidado” com aquele nome, e justificou: o agente seria conhecido seu, com atuação em Guarulhos, e seu irmão seria juiz de direito. Cuidado por quê, Excelência? O que exatamente há de tão sensível em torno desse nome, Adriano Oliveira Camargo? Pois é, Andrei, LULA e PT, vocês têm muito mais a perder, pois esse caso vai escalar e provavelmente seja a peça que faltava para desmantelar a farsa usada para prender o Filipe Martins. Vai, LULA, coragem, escale a liça, arrote seu manjado discurso de soberania para enganar os tolos. Nem a empáfia do LULA, as narrativas da IMPRENSA ESTATIZADA e o autoritarismo togado são maiores que os FATOS e a VERDADE. Coragem, LULA!

  6. Robson 1/77
    Robson 1/77

    Na verdade ele tem rabo preso com a justiça.
    Em segundo lugar é mal caráter mesmo bem como a maioria deles.
    Sejam políticos ou políciais!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade