publicidade
Política

‘PT está se isolando’, diz cientista político

Elias Tavares acredita que o partido errou ao escolher a deputada Gleisi Hoffmann como ministra das Relações Institucionais

Cientista político Elias Tavares criticou o PT durante participação no Jornal da Oeste, nesta terça-feira — 11/3/2025
Cientista político Elias Tavares participou do Jornal da Oeste, nesta terça-feira — 11/3/2025 | Foto: Reprodução/Revista Oeste

O cientista político Elias Tavares afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) está se isolando das demais siglas para as eleições de 2026. O especialista deu a declaração durante entrevista ao Jornal da Oeste, nesta terça-feira, 11.

“Uma das estratégias que pode ser do PT é: ‘olha, temos mais dois anos de governo e possivelmente não seremos reeleitos. Então, vamos dar ao companheiro o espaço importante para alavancar'”, afirmou o entrevistado. “O PT está se isolando, talvez se isole com outros partidos, como PCdoB e Rede, e crie um bloco.”

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Tavares explicou que a escolha da deputada federal Gleisi Hoffmann para chefiar o Ministério das Relações Institucionais demonstra o isolamento do PT. A pasta é responsável por realizar as negociações do governo federal com o Congresso Nacional.

O cientista político avaliou que Gleisi, porém, não tem o perfil ideal para assumir o cargo. A parlamentar, que era presidente do PT, é conhecida por ser mais combativa e isolada dentro da sigla.

“A escolha de Gleisi não entra na minha cabeça”, afirmou Tavares. “Lula tem nomes que poderiam trazer um acalanto, como Geraldo Alckimin [vice-presidente] e a Simone Tebet [ministra do Planejamento e Orçamento], ou Márcio França [ministro do Empreendedorismo], que também é de esquerda, mas é um articulador importante.”

PT aposta em polarização para 2026

Tavares também avalia que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aposta em uma polarização com o ex-presidente Jair Bolsonaro para as eleições de 2026. Porém, o cientista político acredita que esse não será o cenário do próximo período eleitoral.

“Eles estão puxando a polarização [com Bolsonaro], mas a conta vai chegar, porque você tem muita discussão sobre o que é a esquerda e a direita”, afirmou o cientista político. “Você tem um país que precisa de respostas. O PT tem um eleitorado que precisava de uma resposta coerente para ganhar essa eleição.”

Confira a entrevista completa de Elias Tavares ao Jornal da Oeste, no canal da Revista Oeste no YouTube. O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 16h.

Leia também:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade