publicidade
Política

Psol aciona PGR contra Nikolas por memes sobre queda de Maduro e Lula

Postagens falam sobre relação entre Lula e Maduro e sugerem captura do petista pelos EUA

Deputado Nikolas Ferreira visita Jair Bolsonaro
Deputado Nikolas Ferreira | Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Membros do Psol pediram providências à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta segunda-feira, 5, contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por memes que apontam relação entre o ditador da Venezuela, Nikolas Maduro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e sugerem a captura do petista.

Leia também: Liberdade expressão em perigo, reportagem publicada na Edição 303 da Revista Oeste

Receba nossas atualizações

São três postagens de Nikolas: a primeira mostra Maduro e Lula abraçados, com a frase: “Super promoção: prenda 1, leve 2.”; a segunda é uma montagem de Lula sendo preso por agentes norte-americanos; e a terceira diz que “agora é só o Maduro dedurar o Lula”.

São duas ações de membros do Psol: uma de Erika Hilton (SP) e outra do ex-presidente do partido Juliano Medeiros e do deputado federal Ivan Valente (SP). Hilton diz que os memes de Nikolas fazem uma “defesa pública e simbólica da submissão do Brasil à jurisdição estrangeira”, o que, segundo ela, representa “violação direta à soberania nacional e aos deveres inerentes ao exercício da função parlamentar”.

Erika Hilton também incluiu em sua representação o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por postagem na qual ele afirma que “Lula será delatado”. Flávio postou a foto de Maduro, capturado no último sábado, 3, pelos EUA, e diz que isso representaria “o fim do Foro de São Paulo”, grupo que acusa de envolvimento com tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro e suporte a terroristas, ditaduras e eleições fraudadas. Para Hilton, a opinião do senador deve ser considerada criminosa.

Na outra ação, apenas contra Nikolas, Medeiros e Valente afirmam que o deputado, com os memes, insinuou apoio à eventual prisão ou sequestro de Lula por autoridades norte-americanas. Para eles, a publicação configura apoio a “eventual ingerência do poder de Estado estadunidense contra a ordem institucional democrática brasileira”.

Para Medeiros, a imunidade parlamentar — garantida na Constituição para proteger deputados e senadores por seus votos e manifestações públicas — não pode servir de proteção para esse tipo de manifestação.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Disse ele: “Ninguém está acima da lei. Nenhum parlamentar está protegido quando se trata de sugerir, defender ou propor o sequestro do presidente do Brasil ou uma invasão estrangeira. Foi naturalizando absurdos assim que se chegou aos ataques de 8 de janeiro”.

Cabe à PGR decidir se os pedidos feitos pelos membros do Psol são suficientes para abrir uma investigação contra Nikolas e Flávio. Em caso de entendimento pelo cometimento de crimes, o Ministério Público poderá oferecer denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais sobre:

11 comentários
  1. Antonio Da Silva
    Antonio Da Silva

    Esse pirralho já foi condenado por fazer vídeos e memes contra pessoas. E não cresce, não aprende, vive só fazendo memes (40 pilas por mês e não apresenta um projeto). Mas a direita, sem projetos para apresentar ao brasil, adora. Vivem disso. Se instagram, telegram e X não existirem mais, a direita morre. Não vão ter o que fazer.

  2. Luiz Henrique Marques
    Luiz Henrique Marques

    São uns palhaços! Não fazem nada pelo povo e ficam perseguindo memes! Verdadeiros desocupados!

  3. Antonio Da Silva
    Antonio Da Silva

    Já passou da hora desse pirralho ser cassado. É só corte para rede social, só mentiras, só ódio e projeto para o país, NENHUM. Pirralho

    1. Luiz Henrique Marques
      Luiz Henrique Marques

      Se prepare pois ele será o futuro Presidente do Brasil

    2. Antonio Da Silva
      Antonio Da Silva

      Futuro presidente?? kkkkkkkkkkkkkkk. To vendo os projetos…. Memes para todos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse pirralho já já vai ser cassado. Tem uma estória aí sobre um tal posto de combustível na campanha dele, tramitando no STF.. kkkkk presidente dos memes.. kkkk

  4. Carlos Soares
    Carlos Soares

    A esquerdalha está agindo como peixe fora d’água, se debatendo loucamente por sentir o fim chegando.

    1. Antonio Da Silva
      Antonio Da Silva

      Que fim, meu amigo? Ficou doido? Vc viu que a CIA acabou de informar ao trump que é a favor de que aliados do maduro fiquem no poder? Vcs viajam na maionese.

  5. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Só se prestam a isso….uns carrapatos malignos

    1. Antonio Da Silva
      Antonio Da Silva

      Concordo. Nikolete é um carrapato que ganha 40 pilas por mes pra ficar fazendo cortes nas redes sociais e não apresenta um projeto sequer. Concordo com você.

  6. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Esses canalhas desse partido maligno PSOL, precisam saber que isso faz parte da democracia.

    1. Antonio Da Silva
      Antonio Da Silva

      Pedir intervenção de outro país não é democracia. Vai ler.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.