publicidade
Política

Preso 4 vezes por corrupção, Zé Dirceu participa de cerimônia no Congresso

Ex-ministro de Lula se sentou na mesa diretora do Senado; ele perdeu o mandato em virtude do escândalo do Mensalão há 19 anos

josé dirceu
O ex-ministro José Dirceu sentado na mesa diretora do Senado ao lado do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues - 02/04/2024 | Foto: Divulgação/Senado

O ex-ministro José Dirceu participou de uma cerimônia para celebrar a democracia, nesta terça-feira, 2, no Senado, depois de 19 anos fora do Congresso Nacional.

Dirceu se sentou na mesa diretora, ocupada por Rodrigo Pacheco e secretários que auxiliam o presidente do Parlamento. Na manhã de hoje, a sessão foi presidida por Randolfe Rodrigues, líder do governo.

Receba nossas atualizações

Em 2005, a Câmara dos Deputados cassou o mandato de Dirceu, em meio ao escândalo do Mensalão. Portanto, Dirceu voltou à Casa do Povo após 19 anos fora dela. Especula-se que o petista vai disputar uma cadeira na Câmara em 2026.

Durante um jantar de comemoração de seu aniversário, em março deste ano, Dirceu ensaiou sua volta à política ao reunir diversas autoridades, entre elas, o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Prisões de José Dirceu

zé dirceu
O ex-ministro da Casa Civil Zé Dirceu, depois de deixar a Papuda, em Brasília, beneficiado por uma decisão do STF – 26/6/2018 | Foto: Divulgação/Agência Brasil

Em maio de 2019, Dirceu voltou à cadeia, pela quarta vez, por corrupção. À época, a Justiça havia rejeitado um recurso do petista no âmbito da Lava Jato, na qual ele foi sentenciado a oito anos e dez meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro que envolveu a Petrobras.

A primeira vez que Dirceu acabou atrás das grades ocorreu em novembro de 2013, em virtude de ter sido condenado por corrupção ativa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Mensalão. Em outubro do ano seguinte, o STF concedeu habeas corpus para que ele cumprisse o restante da pena em casa.

Em agosto de 2015, Dirceu se entregou mais uma vez, acusado de receber propina por meio de sua empresa, JD Consultoria e Assessoria Ltda., que faturou cerca de R$ 40 milhões entre 2006 e 2013. Em maio de 2017, porém, o STF concedeu liberdade a Dirceu, e ele voltou para a casa usando tornozeleira eletrônica.

Em maio de 2018, porém, Dirceu entregou de novo, desta vez condenado a quase 31 anos de prisão em segunda instância, pela corrupção envolvendo a JD Consultoria. Ficou cerca de um mês em reclusão, mas obteve liberdade após habeas corpus concedido pelo STF para que a prisão não se desse antes do esgotamento da análise de recursos, que questionam o tempo da pena e o momento de iniciar seu cumprimento.

Leia também: “A imagem do escárnio”, reportagem publicada na Edição 168 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

23 comentários
  1. MARCO ANTONIO CARDOSO VILARINHO
    MARCO ANTONIO CARDOSO VILARINHO

    Qualquer coisa que se diga será pouco diante de tamanha ignomínia.

  2. Hermes
    Hermes

    Certamente foi um momento de extrema honra para a bandidagem da casa, haja visto pelos que o cercavam. É um representante de peso à maioria dos congressistas e uma homenagem ímpar ao nosso poder judiciário e um tremendo tapa na cara do povo honesto e trabalhador.

  3. FRANCISCO DE ASSIS AMANCIO
    FRANCISCO DE ASSIS AMANCIO

    A presença deste “senhor”, rodeado de outros “ilustres” exemplificam de forma clara a “integridade” dos integrantes da talvez maior organização do país. Não que seja boa (a organização).

  4. Christian
    Christian

    Quando olhei para a foto com Dirceu e a Gazela, lamentei que as flores nao fossem para enfeitar o caixão dos dois.

  5. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Mais um bandido voltando aos pouco…eita quadrilha

  6. Andrea Danyluk
    Andrea Danyluk

    O Brasil deles não é Brasil dos brasileiros de bem. Este é um verdadeiro tapa na cara do povo honesto que trabalha e cumpre as leis. Jose Dirceu e os seus, representam a escoria de um Brasil usurpado, saqueado e destruído moralmente. Tudo isso hereditariamente falando!

  7. Roberto Lopes Bezerra
    Roberto Lopes Bezerra

    Como prometido o Brasil da corrupção voltou! Parabéns aos envolvidos!

  8. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Para STF interpretar a constituição não basta.

  9. Dorival Ambrizzi
    Dorival Ambrizzi

    Nesse País sem memória, os bandidos condenados, ficam livres e participam dos poderes institucionais, como se fossem homens de bem.
    Na verdade não o são! Esse José Dirceu, deveria estar preso, juntamente com os ladrões condenados e comprovadamente bandidos, inclusive com o chefe maior, Lulla!
    Enquanto perdurar um STF composto por esquerdistas comunistas, para a platéia, por que o que possuem não dividem com ninguém, aliás, somente sabem as contas de somar e multiplicar, esse País irá de mal a pior! Pobre Brasil varonil….

  10. FATIMA
    FATIMA

    Os delinquentes voltaram com tudo. A quadrilha veio completa e estão debochando dos brasileiros decentes.
    Difícil acreditar no pesadelo que estamos vivendo.

    1. Amaury G Feitosa
      Amaury G Feitosa

      O multi criminoso está no lugar certo, o omisso, submisso, rendido e vendido Congresso Nacional abandonou o povo à sanha do bando ditador … que lixo !!!

  11. Raimundo Rabelo Lucas
    Raimundo Rabelo Lucas

    Esse país está mesmo falido moralmente. Se vive hoje em um regime CLEPTOCRATA presidido por um meliante que foi condenado e preso por corrupção e lavagem de dinheiro, com provas SOBRADAS e agora o bandido maior da esquerda chamado ZÉ DIRCEU esta voltando com toda a força. Pobre Brasil! Pobre do brasileiro, HONESTO E DE BEMF!

  12. Lindomar vitor morais
    Lindomar vitor morais

    O que liberta? Reincidência… Reticência… Renitência …

  13. Moisés Fróes
    Moisés Fróes

    Lira e Pacheco, se havia alguma dúvida de serem corruPTistas e bandidos, hj vcs comprovaram com a presença do segundo maior corruPTista, ladrão, bandido, fdp do Brasil. Os primeiros são Luladrão, STF, STJ, TSE e TCU. TODOS VCS SÃO UMA CORJA-VERHONHA DO BRASIL .

    1. MNJM
      MNJM

      Lira e Pacheco não vergonha na cara. Governo liderado por bandidos Dirceu um ladrão voltando à cena do crime para atuar com o chefe Luladrão.
      Que vergonha para o país , onde o crime compensa.

  14. Evandro Marcos de Santi
    Evandro Marcos de Santi

    Quanto mais corrupto mais protegido por esse governo. O Brasil no caminho do fim

  15. Maria Gorete Nóbrega Pinheiro de Andrade
    Maria Gorete Nóbrega Pinheiro de Andrade

    Que absurdo viu. Dar um sentimento de impunidade . Nada que preste estamos vendo agora na política brasileira . Onde vamos chegar? Temos que parar esse país , ou vamos esperar chegar ao caos?

  16. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    Estamos no pais em que o crime vale a pena. O lider do governo (arghhh) esta sentado ao lado. Sem comentarios!

  17. JOSE ROBERTO CARRARA
    JOSE ROBERTO CARRARA

    como se candidatar em 2026? por acaso esse elemento tem ficha limpa? é verdade, nesse pais vale a pena ser desonesto,,,,,

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade