publicidade
Política

Presidente da CBF se reúne com autor de denúncias contra gestão anterior

Encontro ocorreu na sede da CBF e vereador Marcos Dias (Podemos-RJ) conversou com Samir Xaud sobre os rumos da entidade

Samir Xaud presidente da CBF e Marcos Dias vereador Podemos
Samir Xaud e Marcos Dias conversaram sobre os novos rumos da CBF | Foto: Reprodução/vereador Marcos Dias

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, se reuniu, na última quinta-feira 5, na sede da CBF, com o vereador Marcos Dias (Podemos-RJ), responsável pela denúncia que levou o ex-presidente a deixar o cargo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Xaud, a princípio, tem buscado mudar a imagem da entidade depois da gestão turbulenta de seu antecessor, Ednaldo Rodrigues, destituído pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

No encontro de Xaud com Dias, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foram discutidas maneiras de se trazer maior transparência à administração.

“Ainda é cedo, mas algo já mudou: o clima”, afirmou o vereador a Oeste. “Ouvi alguns colaboradores e, nos corredores, vi alegria e esperança nos olhos de quem trabalha ali. A disposição para o diálogo existe e isso já é um avanço importante.”

As denúncias de Dias foram determinantes para a saída de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF.

Partiu dele a suspeita de que o documento que homologou o acordo para fim do conflito jurídico na entidade teve uma assinatura falsificada.

A partir disso, a Câmara dos Deputados se mobilizou e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou para o TJRJ resolver o caso. No dia seguinte, Ednaldo foi destituído definitivamente.

Dias só começou a investigar a entidade porque, na função de presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, passou a denunciar a CBF por casos de assédio moral e sexual que chegaram ao seu conhecimento.

Denúncias contra a CBF continuam em análise

No desenrolar da trama, Dias soube da possibilidade de ter havido falsificação. As investigações tomaram um rumo mais definitivo. O vereador garantiu que as denúncias não serão arquivadas neste momento.

“As denúncias continuam em análise, e seguimos acompanhando de perto”, destacou Dias. “A mudança de gestão não apaga os fatos. Nosso compromisso é com a verdade e com quem teve coragem de denunciar – e isso foi reafirmado diretamente ao novo presidente.”

Leia mais: “Gilmar Mendes nega conflito de interesse em casos que envolvem a CBF”

Dias afirmou ainda que não encontrou resistências de Xaud às suas demandas.

“O presidente Samir Xaud demonstrou disposição para o diálogo e compromisso com a transparência”, afirmou o vereador. “Espero que essa postura se fortaleça e marque um novo tempo na CBF.”

Samir Xaud, que seria presidente da Federação Roraimense de Futebol a partir de agosto, foi eleito na CBF em 25 de maio de 2025, depois de ser o único candidato e obter o apoio de 25 das 27 federações estaduais, bem como de 10 de um total de 40 clubes.

O peso do voto das federações vale três, o dos clubes da Série A vale dois e os dos da Série B tem peso um.

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.