publicidade
Política

Possível mudança na PF cria tensão entre Moro e Bolsonaro

Presidente da República pretende mudar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, homem de confiança do Ministro da Justiça

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, durante entrevista coletiva, para divulgar o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) de 2019 Marcelo Camargo/Agência Brasil

Presidente da República pretende mudar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, homem de confiança do Ministro da Justiça

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, durante entrevista coletiva, para divulgar o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) de 2019
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A tentativa do presidente da República, Jair Bolsonaro, em fazer mudanças na cúpula da Polícia Federal (PF) gerou uma tensão entre ele e o ministro da Justiça, Sérgio Moro. Desde quarta-feira à noite, Bolsonaro sinaliza que pretende trocar o diretor-geral da PF, Maurício Valeixo. Entretanto, Valeixo é homem de extrema confiança de Sérgio Moro. A pessoas próximas, Moro admitiu que estuda pedir exoneração caso o presidente ratifique essa mudança na cúpula da Polícia Federal.

Receba nossas atualizações

MAIS: “Não há justificativas para a soltura generalizada de presos”, afirma Moro

No início da tarde esta quinta-feira, 23, Bolsonaro debateu a mudança com o ministro da Justiça. Segundo auxiliares de Moro, a notícia não foi bem digerida por ele. Auxiliares de Bolsonaro buscam, neste momento, contornar essa crise entre Moro e o presidente da República. Entre os ministros que tentam conter os ânimos, estão Braga Netto, da Casa Civil e Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo. O general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, também entrou em campo para ajudar a arrefecer os ânimos.

Ao presidente da Frente Parlamentar da Segurança Pública, capitão Augusto (PL-SP), o ministro da Justiça afirmou que ainda não pediu demissão. Eles haviam marcado uma reunião para a terça-feira da próxima semana e nesta quinta-feira e Moro fez questão de manter a agenda.

Homem de confiança de Moro, Valeixo vem enfrentando ameaças a seu cargo desde o ano passado. Bolsonaro afirma querer ter mais confiança na atuação da PF. Até o momento, as tensões foram dirimidas pelos militares do governo. No ano passado,  por exemplo, quando o ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba entrou em rota de colisão com Bolsonaro por conta do diretor da PF pela primeira vez, o general Augusto Heleno, entrou em campo e atuou “bombeiro”.

Sergio Moro chegou ao posto de Ministro da Justiça e Segurança Pública após ficar conhecido nacionalmente por sua atuação implacável contra a corrupção na Operação Lava-Jato. Já Valeixo chegou ao cargo após ter trabalhado com Moro na Lava-Jato. Maurício Valeixo é criticado internamente pela ala ideológica do governo justamente pela forma independente como tem trabalhado no órgão.

 

Leia mais sobre:

30 comentários
  1. Ricardo
    Ricardo

    De que adiante ter alguns bons analistas se colocam um idiota como jornalista?

  2. Luiz Jose Luciano
    Luiz Jose Luciano

    Não creio que a Revista Oeste, cujo os fundadores são da mais alta credibilidade, (nessa altura do campeonato) iria soltar uma fake news de tamanha magnitude. Também concordo, acho que nessa nova empreitada do JB, na tentativa de compactar com o Centrão para derrubar o Rodrigo Maia, a fatura ficará muito cara. Tudo indica que a moeda de troca é a cabeça do Valeixo; mexendo com ele, perderá o Moro. O JB pode ser tudo, menos louco.

  3. Frederico Augusto De Almeida Kasper
    Frederico Augusto De Almeida Kasper

    Por favor, avisem se a Revista Oeste vai começar a se comportar como O Antagonista e cair nas fofocas da extrema imprensa na busca apressada de dar o furo. Prefiro muito mais uma boa análise a posteriori do que especulações clarividentes a priori.

  4. Anibal Hercules Tosetto
    Anibal Hercules Tosetto

    E como disse, acima, parece coisa da novela “Malhação”, a Jovem Pan já noticiou confirmando que Moro fica, o diretor da PF não sai. E como se passa em “Malhação”, o calouro Bolsonaro conseguiu respirar, retomar o controle e escapou da piscina. O colega de república volta a ficar em paz com ele. De volta para a república, os companheiros de lá se mostram aliviados. Mas ficou a pergunta no ar: A Folha aumentou a extensão de algum fato surgido ou comentado por algum abelhudo mui amigo, e outros veículos foram embarcando no papo da Folha, ou realmente a ameaça de Moro em pedir demissão falou mais alto? – Como se vê, quando uma república imita a arte de velhotes e jovens de novela, é porque está faltando compostura e seriedade para muitos da República.

  5. Ronaldo Paes Barreto
    Ronaldo Paes Barreto

    Se verdade ou não o ministro da justiça Sérgio Moro tem razão em manter seu homem de confiança. A PF é a espinha dorsal do ministério da justiça para o combate a corrupção no nosso país. Moro não tem pretensão política e deve estar enojado desse jogo político dos mais safados. Acho que tão logo o decano peça demissão, o Bolsonaro deve indicar Moro para o STF. Creio que é sua única pretensão e onde se sentiria confortável para mandar prender os malfeitores e ladrões do país. #Vivamoro

  6. MARIA EMILIA MARTINS DE LIMA
    MARIA EMILIA MARTINS DE LIMA

    Se for verdade, vou acreditar que Bolsonaro perdeu o juízo. Seu governo leva paulada de todo lado e ele vai mexer justamente com quem lhe dá credibilidade!?! Se for imposição do Centrão, alguém precisa lembrá-lo de quem são eles, vão trai-lo na primeira oportunidade.

    1. Rosa
      Rosa

      Espero q @jairbolsonaro leia sua resposta!

      ???

      Se ė fofoca e futrica dos de sempre, ignorar é vida q segue.

      Se “pode” ter alguma verdade nisso: @jairbolsonaro deixe como está!!! E vida q segue.

      Eita bando de corriqueiros!

  7. Francisco José Tenório Magalhães
    Francisco José Tenório Magalhães

    Oeste enveredando pelo mundo do fake News

  8. Anibal Hercules Tosetto
    Anibal Hercules Tosetto

    TÁ PARECENDO ESCARAMUÇAS DA NOVELA “MALHAÇÃO”

    O Bolsonaro é aquele calouro jogado na piscina pelos veteranos do Centrão Acadêmico que estão judiando dele. Não param de dar caldo nele. Ele vai perdendo a força, tenta resistir e até que sente que não dá mais e começa a prometer que irá fazer o que eles exigem. Igualmente calouro, seu novo colega de república, uma excelente pessoa, não concorda e se sente traído, vítima.

  9. Ricardo Cunha
    Ricardo Cunha

    A saída de Moro e a negociação com o Centrão telegrafa uma crise política de reação de Maia para o impeachment com apoio das ruas pro Sérgio Moro. Esse Bolsonaro é uma vergonha. A qualidade de seus frutos revela sua essência. Pra mim chega. Que venha Mourão

  10. Artur
    Artur

    Não gostaria que o Moro saísse do governo, sem ele o governo fica manco.

  11. Luiz Antonio Fraga
    Luiz Antonio Fraga

    O “Oeste”! Qual a intenção de vocês de dar a notícia pela metade. Acham mesmo que só leio a sua revista?! A Crusoé, a Folha SP e a Gazeta do Povo (pra ficar só nestes) já divulgaram que o Moro já chegou a pedir demissão e, a ala Militar articulando pra demove-lo da idéia a fim de evitar uma crise ainda maior com a saída do tão respeitado ministro “juiz”.

    1. Flavio
      Flavio

      Essa notícia foi plantada pela decadente e incrédula Folha de São Paulo e requentada pelo site de fofocas e picuinhas Antagonista/Crusoé. Aparentemente mais uma vez a imprensa aparelhada jogando sujo.

  12. Jussara Miranda Soares Ferreira
    Jussara Miranda Soares Ferreira

    Cara,todos os dias o Bolsonaro arruma uma encrenca,e impressionante,nunca vi na minha vida,um Presidente que luta tanto,pra derrubar o próprio governo!

    1. Luiz Antonio Fraga
      Luiz Antonio Fraga

      Concordo. E o Bolsonaro vem sistematicamente sabotando o Moro desde que este assumiu a pasta da Justiça. Então, por que o convidou para o ministério?!

    2. Alvaro
      Alvaro

      Se for por pressão do Centrão vai se arrebentar todo e essa história de trocar o Valeixo por outro de confiança do Moro, qual a razão, será por pressão dos filhinhos do papai?

  13. Maris Oliveira
    Maris Oliveira

    Inacreditável como todo santo dia Bolsonaro arruma uma treta!
    Mas quem “noticiou” foi a Folha…

  14. Thiago freire
    Thiago freire

    Gosto muito do Moro, porém, se procedente esse atrito, é bom lembrá-lo quem foi eleito com quase 60 milhões de votos.

    1. Max
      Max

      É bom lembrar também que Bolsonaro sem Moro nunca mais se elege presidente. Politicamente Moro é muito maior que Bolsonaro, é só olhar as pesquisas de popularidade.

  15. Flavio
    Flavio

    Com todo respeito Oeste, qual a fonte? “Pessoas mais próximas” é para amadores. Já vimos esse filme varias vezes e nada aconteceu. Por um momento achei que estava no site de fofocas do Antagonista. Esse tipo de picuinha, por mais que seja real, não ajuda em nada.

    1. Alexandre Lopes
      Alexandre Lopes

      Existem fontes que não podem ser reveladas. Se a Oeste deu é porque existe algum atrito sim. Espero que se resolva sem a saída do ministro. Suspeito que essa pressão para tirar o Valeixo deva ser imposição do centrão.

      1. Alvaro
        Alvaro

        Bolsonaro , se você mexer com Moro, perderá desde já qualquer possibilidade de reeleição. Não seja kamikaze! Grande parte do eleitorado ainda está consigo graças a 3 nomes do seu governo: Sérgio Moro, Paulo Guedes e Tarcísio de Freitas. Suas chances sem eles é quase zero, entendeu?

      2. Rodrigo
        Rodrigo

        Se Bolsonaro dá autonomia aos ministros para comporem suas esquipes, não tem nada que incomodar o Moro. Deixa ele em paz. Creio que o presidente precisa dessa figura andei lado para manter a imagem de inimigo dos corruptos.

      3. Márcia Santos
        Márcia Santos

        Isto porque Valeixo não deixa de investigar quem quer que seja e com isto chaga perto do gabinete do Carluxo

      4. Rosa
        Rosa

        Deve ser, de novo, coisa do Centrão.
        PF deve saber de algo q não era para saber…

    2. Adhemar Ricardo Harada Ferreira
      Adhemar Ricardo Harada Ferreira

      Definição exata: por mais real que seja, não ajuda em nada. Sou Bolsonaro de primeira hora, mas o presidente precisa parar de provocar ruídos desagregadores na sua base de apoio. Atualmente a sua prioridade deveria ser lidar com essa corja do Congresso, que tem que ser mantida sob pressão, para cumprir a agenda de reformas, tão necessária ao país. Moro e a PF estão cumprindo seu papel.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade