publicidade
Política

O plano de Lula contra as fake news

Presidente quer pôr a AGU para combater 'conteúdos falsos'

Lula fake news
Lula quer dar novas atribuições à AGU | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende dar à Advocacia-Geral da União (AGU) a incumbência de combater “fake news”. O órgão passaria a ingressar com representações judiciais contra aqueles que os petistas vejam como autores de conteúdos falsos.

Essa ideia está de acordo com as medidas anunciadas em 2 de janeiro pelo procurador-geral da União, Jorge Messias. Na ocasião, o governo criou as chamadas “Procuradorias Nacionais de Defesa da Democracia e do Meio Ambiente e do Clima”. O objetivo seria “contribuir com os esforços da democracia defensiva e promover pronta resposta a medidas de desinformação e atentado à eficácia das políticas públicas”.

Receba nossas atualizações

O decreto que criou as novas atribuições da AGU entra em vigor em 24 de janeiro. Depois de vigente, será apresentada uma regulamentação interna, que ainda passará por uma consulta pública.

Segundo a AGU, a regulamentação da Procuradoria passará pelo crivo de especialistas, de órgãos e instituições que defendem a “democracia”. A parceria com agências de checagem não está descartada.

“Essa regulamentação deverá ser submetida à consulta pública, para permitir que diferentes setores da sociedade, incluindo especialistas e representantes de outros órgãos e instituições imbuídos da defesa da democracia, como a própria imprensa profissional, possam opinar e sugerir aprimoramentos”, informou a AGU, em nota.

Relacionadas

Leia mais sobre:

17 comentários
  1. Moacir Pirondi
    Moacir Pirondi

    Seria esse o ministério da verdade? Quais seriam as punições? Ressocialização? Morte?

  2. Nelson Luis
    Nelson Luis

    Deus que me perdoe, jamais um Ladrão e Bandido me representará em alguma coisa. O dia quê isso acontecer, passo uma faca no meu pescoço. Bandido bom é bandido morto.

  3. Jerônimo de Albuquerque Martins
    Jerônimo de Albuquerque Martins

    Deixo como sugestão para a AGU começar pelo material escolar.

    Não raras vezes falam bem de países comunistas.

  4. Luiz Antônio
    Luiz Antônio

    A única falsidade que temos hoje é vc se considerar presidente

  5. Marco Antonio
    Marco Antonio

    E o site do governo dizendo que em 2016 houve um “gorpi”. Poderia começar por ali.

  6. Davidson
    Davidson

    Então comece se encarcerando mentiroso compulsivo do capiroto !

  7. Pedro Segantini
    Pedro Segantini

    Pode fazer de tudo mas uma coisa não é fake news Lula é corrupto e ladrão,o mundo inteiro sabe disto

    1. Flávio Dias
      Flávio Dias

      Mais uma coisa não pôde nega que o nove dedos é ladrão

  8. Zema Santos
    Zema Santos

    Depois que for implantado, só ganhadores da Mega Sena podem abrir a boca, pois precisará de muita grana para enfrentar o batalhão de advogados do governo. Mesmo assim, a chance de vencer é zero, pois apelam pro Xandão e acabou a festa. Nem Luciano Hang, com toda sua grana, vai ter justiça.

  9. Paulo
    Paulo

    Só se preocupam com coisas inúteis e de controle da população!

  10. Jose maria soares
    Jose maria soares

    R Oeste, não é meu presidente. Ele já conteatou o consórcio de empresas?

    1. Davidson
      Davidson

      Verdade !!! Só se for da sua quadrilha e dos traficantes que ele gerou com o pacto com venezuela e bolivia.
      Sujeito asqueroso e ladrão.

  11. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    Consulta pública? Melhor que seja mesmo um amplo plebiscito entre os lacradores.
    Os verdadeiros responsáveis por apoiarem a farsa, o conluio.

  12. Alix
    Alix

    Este indivíduo ter sido recolocado de volta no Planalto, isto não só é fruto de algumas das maiores fake news já emitidas na história de toda a humanidade, como também um insulto e uma ignomínia da qual jamais nos esqueceremos.
    FFAA, vocês ainda nos pagarão bem caro por esta traição.

  13. Alix
    Alix

    Revista Oeste, é simplesmente repugnante vocês se referirem ao ex-presidiário descondenado como presidente. Isto não é de forma alguma necessário ou mandatório. Coloquem apenas Lula, que todos já entenderão. Não reconhecemos este criminoso como nosso presidente e sabemos que vocês tampouco. Portanto, parem de colocar o “presidente” na frente do codinome do bandido.
    Obrigada.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade