publicidade
Política

PF abre inquérito sobre tentativa de suicídio de 'Sicário' na prisão

Luiz Philipi Mourão, apontado como comparsa de Daniel Vorcaro, estava detido na superintendência da PF em Minas Gerais

Luiz Philippi Machado de Moraes Mourão, o 'funcionário' de Vorcaro | Foto: Reprodução; Sicário
Luiz Philippi Machado de Moraes Mourão, o 'funcionário' de Vorcaro | Foto: Reprodução/Redes sociais

A Polícia Federal (PF) instaurou, nesta quinta-feira, 5, um inquérito para investigar as circunstâncias relativas à custódia de Luiz Philipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como “Sicário” de Vorcaro, um dos presos na Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quarta-feira, 4.

De acordo com nota divulgada pela corporação, Mourão “atentou contra a própria vida enquanto se encontrava sob custódia da instituição na Superintendência Regional da Polícia Federal em Minas Gerais”.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A informação foi confirmada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, que afirmou que “toda a ação dele e o atendimento pelos policiais estão filmados, sem pontos cegos”. Em nota, a defesa de Mourão declarou que esteve com ele pessoalmente ao longo do dia, até por volta das 14h, quando ele estaria “em plena integridade física e mental”.

Daniel Vorcaro, que foi preso nesta quarta-feira, 4, por determinação do STF | Foto: Esfera Brasil/Divulgação
Daniel Vorcaro, que foi preso nesta quarta-feira, 4, por determinação do STF | Foto: Esfera Brasil/Divulgação

A PF informou ainda que comunicou o ocorrido ao gabinete do ministro André Mendonça, relator do caso do Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF), e que encaminhará todos os registros em vídeo que mostram a dinâmica do episódio.

Os advogados do Sicário afirmaram também que só tiveram conhecimento do incidente mediante a divulgação da nota oficial da PF. Segundo a defesa, os representantes legais acompanham a situação no Hospital João XXIII, mas, até o momento, não há confirmação sobre o estado de saúde de Mourão.

Sicário foi preso na mesma operação que prendeu Vorcaro

Sicário foi preso na Operação Compliance Zero, que investiga um esquema bilionário de fraudes financeiras ligado ao Banco Master. Na mesma operação, também foi detido o banqueiro Daniel Vorcaro, apontado pelas autoridades como líder de uma organização criminosa estruturada em diferentes núcleos.

O Pátio Manzoni na Faria Lima, em São Paulo, sede do Banco Master | Foto: Reprodução
O Pátio Manzoni na Faria Lima, em São Paulo, sede do Banco Master | Foto: Reprodução

De acordo com as investigações, Mourão teria papel central no grupo, sendo responsável por executar ordens de monitoramento de alvos, extrair ilegalmente dados de sistemas sigilosos e realizar ações de intimidação física e moral.

Os investigadores citam ainda uma “dinâmica violenta evidenciada pelas conversas entre Vorcaro e Mourão”, revelando que ele atuaria como longa manus — expressão jurídica usada para designar quem age em nome de outra pessoa — nas práticas violentas atribuídas à organização.

O relatório da investigação aponta também indícios de que Mourão receberia cerca de R$ 1 milhão por mês de Vorcaro como pagamento pelos “serviços ilícitos” prestados.

3 comentários
  1. Capt Gottlieb
    Capt Gottlieb

    O sicário era agora um ser “altamente radioativo” e poderia delatar muitos crimes e pessoas. Era um Chernobyl ambulante que foi parar na cadeia e agora a radiação deixou de existir. Gostaria que explicassem com riqueza de detalhes como este sicário cometeu suicídio. SE não houver uma boa e plausível explicação o povo brasileiro vai desconfiar (com justa razão) que este rapaz “foi suicidado”. Eu estou achando tudo muito estranho, mas não estou acusando ninguém.

  2. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Foi bem mortinho pelo esquema Supremo: TOFFILI, MORAES, GILMAR, GONET, LULA e seus afiliados! Hora do Brasil derrubar todos esses FDP bandidos!

  3. ELIAS
    ELIAS

    Não à toa, SICÁRIO é o nome dado a um matador de aluguel, um assassino profissional.
    Custa crer que um indivíduo com tais atributos cometa o suicídio tão logo foi preso. Estaria ele disposto a delatar seus chefes e comparsas?
    Dificilmente saberemos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.