publicidade
Política

Parlamentares denunciam OEA por cumplicidade no abuso dos direitos humanos por parte do STF

Pressionada pelo governo Lula e por ONGs de esquerda, entidade internacional adiou para 2025 análise sobre supostas violações à liberdade de expressão no Brasil

Partido Novo aciona Supremo para garantir transparência; Marcel van Hattem denuncia censura, e Eduardo Girão fala em abuso institucional | Foto: Reprodução/Twitter/X/@marcalvanhattem
Partido Novo aciona Supremo para garantir transparência; Marcel van Hattem denuncia censura, e Eduardo Girão fala em abuso institucional | Foto: Reprodução/Twitter/X/@marcalvanhattem

O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE) denunciaram, nesta sexta-feira, 15, a existência de uma espécie de conluio entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o governo Lula. O objetivo do conluio seria protelar a análise sobre supostos abusos de direitos humanos por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em vídeo no seu perfil no Twitter/X, Van Hattem afirma que o governo petista, com apoio de ONGs de esquerda, pressionaram a Organização Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que decidiu cancelar uma reunião prevista para ocorrer ao longo da próxima semana em Washington, nos Estados Unidos.

Receba nossas atualizações

OEA recebeu convite de Lula

O deputado disse que questionou o órgão sobre a alteração na agenda. Subordinada à OEA, a CIDH teria confirmado oficialmente a mudança em razão de um convite do governo Lula para que o Brasil realize a reunião no primeiro trimestre de 2025, em Brasília. 

“Protestei de forma dura, dizendo que eles [CIDH] estariam mais interessados em ouvir os abusadores do que as vítimas”, disse o deputado. Acrescentou que o órgão está se submetendo a influências de ONGs que estão ao lado do governo, portanto, “estão ao lado dos abusadores”.

Van Hattem afirmou que expôs aos dirigentes da CIDH seu próprio caso, em que o STF teria violado seu direito de se manifestar mesmo sob a proteção da imunidade parlamentar. “O comissário Carlos Bernal, da Colômbia, ficou chocado com essa informação”.

No vídeo aparece também o senador Girão. O congressista acusa a CIDH de vir “empurrando com a barriga” a questão desde 2019. “É um silêncio ensurdecedor”, criticou. Em discurso no Senado nesta terça, 12, Girão afirmou, aliás, que o governo interfere no processo com o objetivo de “silenciar denúncias de abusos cometidos no Brasil”.

O jornalista da TV Flórida, Gerson Gomes, outro que aparece no vídeo, disse que foi proibido de gravar a reunião desta sexta. “Vivemos uma deterioração da liberdade de expressão e liberdade de imprensa”. Conforme o jornalista, em 2023, ele e mais 12 profissionais foram demitidos do Grupo Jovem Pan por pressão do Ministério Público Federal.

Leia mais notícias de Política na Oeste

4 comentários
  1. Denis R.
    Denis R.

    No pior dos casos a partir de 20/jan a OEA vai começar a fazer o seu trabalho… por bem ou por pressão.

  2. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    A justiça tardará mas não falhará , esses membros do STF com certeza pagarão pelos seus abusos irracionais.

  3. Luiz Renato
    Luiz Renato

    Nenhuma novidade pois são puxadinhos dos puxsdinhos dos porões da ditadura que se instalou no Brasil e em muitas repúblicas de bananas da América Latina.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.