publicidade
Política

Pantanal: Simone Tebet avisa que governo vai criar créditos extraordinários para combater incêndios

Ministra do Planejamento fez a promessa durante entrevista na manhã desta quinta-feira, 17

Simone Tebet
Governo vai liberar recursos no combate a queimadas e incêndios florestais, avisa ministra Simone Tebet | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a liberação de quantos créditos extraordinários forem necessários para combater os incêndios no Pantanal. Segundo ela, se for preciso, a equipe econômica fará a liberação dos recursos.

“O presidente Lula disse inclusive para mim: ‘Crie quantos créditos extraordinários forem necessários. Não pode [sic] faltar recursos'”, contou Tebet, em participação no programa Bom Dia, Ministra, da EBC, nesta quinta-feira, 18. “Se precisar de mais recursos, nós estaremos liberando também.”

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Na declaração, a ministra elogiou o trabalho do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB). Segundo ela, apesar de o gestor estadual ser de partido diferente do governo, ele tem trabalhado junto do Executivo federal na preservação do Pantanal.

Pantanal com recordes de focos de calor

Queimadas na Amazônia, no Acre
O número de queimadas também aumentou no Pantanal brasileiro, mas o governo promete recursos para combate | Foto: Sérgio Vale/Amazônia Real

A promessa de destinação de recursos para prevenção de incêndios no Pantanal ocorre em meio ao recorde de focos de calor (nome técnico que significa incêndios florestais e queimadas) para um primeiro semestre. De janeiro a junho deste ano, o bioma registrou 3,5 mil ocorrências desse tipo, conforme o Aqua, satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Trata-se do maior volume da série histórica para o período, com dados completos desde 1999.

Informações a respeito da situação do Pantanal estão, a saber, na reportagem “O Brasil está pegando fogo”. Com produção do jornalista Anderson Scardoelli, o conteúdo foi publicado na Edição 224 da Revista Oeste.

Leia mais:


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

3 comentários
  1. José Rubens Medeiros
    José Rubens Medeiros

    Que essa mocinha me desculpe, mas a realidade é que, pela expressão do rosto, pelo palavreado sempre e completamente oco, a ausência de qualquer sentimento de preocupação mínima com aspectos relevantes da vida (exceto de sua própria vida) nela se colhe, remetendo a imagem melancólica de um minúsculo pão de queijo embolorado esquecido em algum recanto de cozinha mineira.

  2. Ricardo Alvarez
    Ricardo Alvarez

    A Natureza vai cobrar dessa senhora e de todos os que fizeram a escolha infeliz por esse governo incompetente e perdulário.

  3. Jose nelson lopes dos santos
    Jose nelson lopes dos santos

    Todo dia uma promessa. Realidade nenhuma. Só tragedias e despesas inuteis.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.