publicidade
Política

Os livros que Bolsonaro pode ler para remição da pena

Cada obra lida dá direito a quatro dias de abatimento, mas benefício depende de autorização de Moraes

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está preso desde o último sábado, 22 | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão por suposta tentativa de golpe | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro poderá reduzir sua pena de prisão se aderir ao programa de leitura da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal. Previsto para todos os condenados, o benefício permite o abatimento de quatro dias na pena a cada livro lido e relatado com comprovação e compreensão.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

No entanto, a medida depende de autorização do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), para valer ao ex-presidente.

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão por suposta tentativa de golpe. Ele está detido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília desde 22 de novembro. Moraes determinou o ato na terça-feira 25.

Livros sobre democracia, ditadura e gênero integram programa de leitura

A lista de livros autorizados para fins de remição está disponível na rede pública do Distrito Federal. A Secretaria de Educação define o material e inclui obras sobre democracia, racismo, desigualdade social, ditadura, gênero e distopias.

Entre os títulos permitidos estão, por exemplo, Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva; Democracia, de Philip Bunting; Crime e castigo, de Fiódor Dostoiévski; A cor púrpura, de Alice Walker; A revolução dos bichos, de George Orwell; e Becos da memória, de Conceição Evaristo.

+ Leia também: “Ministro do STJ trava recurso sobre caso Adélio”

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária exige que o detento produza um relatório a cada leitura. O texto deve demonstrar entendimento da obra e servir como base para a decisão judicial.

“O Remição pela Leitura se reafirma como uma ferramenta transformadora no sistema prisional, promovendo leitura, desenvolvimento intelectual e redução de pena por meio da educação”, destaca a Secretaria.

2 comentários
  1. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    O Ministério da Verdade segue incontestável e intocável. Até quando?

  2. Bruno Thiago
    Bruno Thiago

    Bom como o intuito do ministro é de que o presidente morra dentro da cadeia, já que a facada não deu certo, como o próprio José Dirceu disse. Logo, qualquer redução de pena não será autorizado pelo rei do Brasil.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade