publicidade
Política

Oposição quer investigar relação entre Gilmar Mendes e presidente da CBF

Requerimento para abertura da 'CPI da CBF' no Senado já tem 18 assinaturas

Gilmar Mendes defende controle estatal das redes sociais e cita “discursos odiosos” como ameaça à democracia | Foto: Reprodução/Flickr/Supremo Tribunal Federal
Gilmar Mendes defende controle estatal das redes sociais e cita “discursos odiosos” como ameaça à democracia | Foto: Reprodução/Flickr/Supremo Tribunal Federal

Deputados e senadores da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva articulam uma investigação contra o empresário Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os parlamentares apontam favorecimento de Ednaldo pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o reconduziu ao cargo por decisão individual.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

A Justiça do Rio de Janeiro havia afastado Ednaldo do comando da CBF. Dias depois, Gilmar anulou a decisão e restabeleceu o dirigente no cargo, apesar das suspeitas de conflito de interesse.

A parceria entre Gilmar Mendes e Ednaldo Rodrigues

O ministro é próximo de Ednaldo e, mesmo assim, não se declarou impedido no processo. Há um contrato de cooperação técnica entre o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), do qual o Mendes é sócio, e a CBF.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou a conduta do ministro. “Queremos entender os motivos por trás dessa decisão”, disse o senador. “A ligação entre os dois precisa ser esclarecida.”

Investigação a caminho

Três Comissões Parlamentares de Inquérito foram sugeridas para investigar o caso: uma na Câmara dos Deputados, outra no Senado e uma mista. Os requerimentos estão nas mãos do deputado Sargento Gonçalves (PL-RN), do senador Girão e do deputado Coronel Meira (PL-PE).

Leia mais:

O objetivo é apurar a atuação de Ednaldo na CBF, além de convocá-lo para prestar depoimento no Congresso Nacional. Os pedidos ainda não atingiram o número mínimo de assinaturas — 171 na Câmara e 27 no Senado —, mas a mobilização da oposição avança. Girão já obteve 18 adesões. Nem Ednaldo nem Gilmar Mendes se pronunciaram até agora.

Ministro desde 2002, indicado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Gilmar Mendes construiu uma trajetória marcada por decisões que favoreceram personalidades influentes. O magistrado é acusado por juristas e parlamentares de agir com parcialidade em julgamentos sensíveis.

1 comentário
  1. Rosângela Gomes
    Rosângela Gomes

    o esseteefe dirá que é inconstitucional e impedirá que a CPI ou CPMI seja instalada, mesmo que tenha o dobro do número mínimo de assinaturas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade