Em meio à crise de intoxicações por metanol no Brasil, o governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas, lançou, nesta terça-feira, 7, o Treinamento Nacional de Identificação de Bebidas Falsificadas. O curso é on-line e gratuito e visa a capacitar profissionais do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e órgãos parceiros.
A iniciativa busca ampliar a capacidade de reconhecer bebidas fora da conformidade legal, falsificadas ou contrabandeadas. O país soma 16 casos confirmados de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, enquanto outros 209 casos permanecem sob análise. São Paulo lidera as estatísticas, com 14 confirmações e 178 suspeitas.
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No Rio de Janeiro, um caso está sob investigação no município de São Pedro de Almeida, na Região dos Lagos, mas até agora não houve confirmação de contaminação por metanol. No último ano, autoridades fluminenses apreenderam 300 mil litros de produtos suspeitos de falsificação em cidades como Niterói, Rio das Ostras e bairros da zona sul carioca.
⚠️ Caso Metanol#GovRJ reforça combate à falsificação de bebidas e realiza treinamento nacional para capacitar profissionais do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor para o reconhecimento de bebidas irregulares. +
— Governo do RJ (@GovRJ) October 7, 2025
O governador Cláudio Castro destacou a relevância da integração entre setor público e indústria para a segurança dos consumidores. “Nosso governo vem assumindo o protagonismo no combate à pirataria e à falsificação de bebidas.”
“Com esse curso, estamos fortalecendo a atuação preventiva, capacitando agentes em todo o Brasil e conscientizando o consumidor para que ele possa identificar produtos irregulares e denunciar”, completou. Castro ressaltou ainda que a união entre poder público e setor produtivo “é essencial para garantir mais segurança e saúde à população”.
Cartilha dá orientações sobre identificação de metanol em bebidas
Para apoiar a população, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e o Serviço de Defesa do Consumidor do Rio lançaram uma cartilha com orientações práticas sobre como identificar sinais de adulteração em bebidas. “Informação é a melhor forma de prevenção”, disse o secretário Gutemberg Fonseca.
“Com a cartilha, oferecemos orientações simples que ajudam a identificar sinais de adulteração e, assim, protegemos a população e desestimulamos a ação de criminosos que colocam vidas em risco”, disse Fonseca.
Nesta segunda-feira, 6, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio recebeu do Ministério da Saúde a primeira remessa de etanol farmacêutico, recomendado para tratar intoxicações por metanol, e iniciou a aquisição de kits de antídoto específicos para esses casos.








































São Pedro da Aldeia , o correto .