publicidade
Política

Lula se reúne com Vieira no Alvorada

Presidente se reúne com chanceler para alinhar participação em cúpula no país vizinho, onde deve tratar de temas, como Bolsonaro e Moraes

Lula e Mauro Vieira
Lula e Mauro Vieira durante cerimônia de posse dos ministros | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Neste sábado, 19, o presidente Lula se encontrou com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio da Alvorada. A pauta da reunião foi a preparação para o evento internacional sobre democracia, que acontecerá no Chile.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

O embaixador chegou ao local por volta de 11h20 e saiu às 13h10, em encontro dedicada à viagem presidencial prevista para este domingo, 20. No compromisso agendado para a próxima segunda-feira, 21, em Santiago, Lula participará de cúpula promovida pelo governo chileno com foco em defesa da democracia.

Ao lado dele, estarão presentes Gabriel Boric, do Chile; Gustavo Petro, da Colômbia; Yamandú Orsi, do Uruguai; e Pedro Sánchez, da Espanha. Todos os líderes têm alinhamento político com a esquerda ou a centro-esquerda.

Clima político e críticas de Lula aos Estados Unidos

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com repórteres ao embarcar para a Pensilvânia, partindo do gramado sul da Casa Branca em Washington, D.C. EUA (15/7/2025) | Foto: Reuters/Jonathan Ernst/Foto de arquivo

O ambiente esperado para o encontro é de afinidade política, e Lula deve abordar temas como o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Neste sábado, 19, Lula criticou a decisão dos Estados Unidos de cancelar o visto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, ação que classificou como “inaceitável”.

Em declaração na rede social X, Lula escreveu que a iniciativa da Casa Branca consiste em tentativa de “intimidação” contra integrantes da Suprema Corte brasileira. Chamou, ainda, a medida de “arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos”.

Contexto das tensões entre Brasil e EUA

A revogação do visto ocorreu no mesmo dia em que Jair Bolsonaro foi alvo de operação da Polícia Federal. Com aval de Moraes, o político recebeu ordem de uso de tornozeleira eletrônica e restrições quanto à presença em embaixadas e uso de redes sociais.

Também pelo X, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou a medida e acusou Moraes de realizar uma “caça às bruxas política” contra Bolsonaro. Disse, ainda, que o STF estabelece um “complexo de perseguição e censura” que ultrapassa as fronteiras brasileiras.

Leia também: “Soberania para roubar”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 278 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Vai falar as asneiras de sempre só que nem os outros acreditam nele. Kkk

  2. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    Animais da mesma espécie falam melhor entre si . BURRO E O JUMENTO…
    Vão discutir a viajem pro Chile com escala em TEERAN …

  3. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    Os dois vão fazer a reunião debaixo do pé de jabuticaba ?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade