publicidade
Política

Lei de Diretrizes Orçamentárias fica para depois do recesso, diz relator

Expectativa era de que LDO fosse aprovada pelo Congresso antes de agosto, mas negociações em torno da reforma tributária devem adiar análise do texto

De acordo com o emedebista, em agosto, vai ser aberto um prazo de dez dias para que o texto receba as emendas dos parlamentares | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve ficar para agosto deste ano, em vez de antes do início do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho. A informação é do relator do texto, senador Confúcio Moura (MDB-RO).

De acordo com o parlamentar, não há tempo hábil para analisar as emendas apresentadas ao relatório preliminar até o início do recesso, em virtude do esforço concentrado da Câmara, em especial, para aprovar um dos projetos que regulamentam a reforma tributária.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais sobre Política em Oeste

“Não teremos tempo suficiente para aprovar no mês de julho [a LDO], antes do recesso, mas já apresentei o relatório preliminar, com 38 emendas apresentadas pelos senadores e deputados da comissão”, explicou Moura a Oeste.

De acordo com o emedebista, em agosto, vai ser aberto um prazo de dez dias para que o texto receba as emendas dos parlamentares. Somente depois disso, que a LDO terá um relatório final para ser analisado pela Comissão Mista de Orçamento Casa.

+ PF Bolsonaro teria usado avião presidencial para enviar joias aos EUA

Conforme a Constituição, deputados e senadores só podem entrar em recesso depois da aprovação da LDO. Desse modo, os parlamentares devem ficar de “recesso branco” entre 18 de julho e 1° de agosto.

A LDO orienta a criação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que deve ser enviado pelo governo federal até 31 de agosto. A LDO é proposta pelo presidente da República e aprovado pelo Parlamento.

O texto estabelece metas e prioridades da administração federal, incluindo as despesas para o exercício financeiro do próximo ano, 2025. A LDO traz regras sobre eventuais mudanças na lei tributária e fixa a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.