publicidade
Política

Juristas pedem a Lula veto ao 'Dia da Amizade Brasil−Israel'

Entidade critica projeto por suposto apoio ao governo Netanyahu

Brasil Israel
Juristas afirmam que a data oficial contribuiria para normalizar a ‘violência estatal’ contra os palestinos | Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que vete o projeto de lei que cria o “Dia da Celebração da Amizade Brasil−Israel”.

O Senado Federal aprovou a proposta em 20 de maio. O texto define 12 de abril como data oficial, em referência à abertura da representação diplomática brasileira em Israel, em 1951.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A então presidente Dilma Rousseff apresentou o texto original em 2013, e a Câmara dos Deputados o aprovou em 2019.

Na carta enviada ao Planalto, a associação afirma que a sanção ao projeto funcionaria como uma espécie de “endosso político” ao governo israelense atual, liderado pelo premiê Benjamin Netanyahu.

A ABJD acusa Tel-Aviv de promover violações aos direitos humanos e um “massacre de milhares de civis palestinos”, incluindo mulheres, crianças, idosos e profissionais da saúde.

Segundo a entidade, a nova lei entra em choque com a postura tradicional do Brasil nas relações exteriores, marcada, segundo o grupo, pela defesa da paz e do multilateralismo.

Juristas veem risco diplomático em homenagear Israel

Os juristas dizem não ser contrários ao povo de Israel, mas afirmam que a data oficial contribuiria para normalizar “a violência estatal” contra os palestinos.

A defensora pública Rivana Ricarte, integrante da associação, argumenta que o mundo tem assistido a um “massacre de civis palestinos”. Além disso, afirma que a criação da data poderia contradizer os posicionamentos do governo Lula em encontros diplomáticos.

+ Leia também: “Embaixada de Israel reage a declarações de Lula e alerta para propaganda do Hamas”

“Nos últimos dias, a comunidade internacional tem visto muito do que tem sido praticado nessa grande guerra”, disse Rivana. “É um massacre de civis palestinos. Entendemos que a aprovação passaria mensagem contrária ao que o governo vem firmando em fóruns internacionais.”

3 comentários
  1. Rosangela J . Dias
    Rosangela J . Dias

    Israel avisa com antecedencia a populacao palestina os alvos a que serao bombardiados, mas o Hamas os impedem de sairem a tempo.

  2. Hermes
    Hermes

    Infelizmente, hoje em dia, todos que se intitulam pela democracia, são bem o contrário.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.