publicidade
Política

Janja cumpre agenda na Coreia do Sul antes da chegada de Lula

A primeira-dama do Brasil deve ter um encontro com Kim Hea Kyung, primeira-dama sul-coreana, e um diálogo com brasileiros residentes no país asiático

Primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja | Foto: Reprodução/Agência Brasil
Primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja | Foto: Reprodução/Agência Brasil

Antes mesmo de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixar a Índia, a primeira-dama Janja Lula da Silva desembarcou na Coreia do Sul, acompanhando a equipe precursora da Presidência. Lula ainda cumpre compromissos oficiais em Nova Délhi, aonde chegou com Janja na quarta-feira 18, e só viajará para Seul no domingo 22.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

A agenda de Janja inclui um encontro com Kim Hea Kyung, primeira-dama sul-coreana, e um diálogo com brasileiros residentes no país asiático, conforme informou o portal Metrópoles. Os detalhes completos dessas atividades serão publicados no site do Palácio do Planalto e nas redes sociais oficiais nos próximos dias.

Janja reforça laços culturais e diplomáticos

Recentemente, no dia 9, a primeira-dama participou de um evento em São Paulo com representantes da Associação Brasileira dos Coreanos e do Consulado Geral da Coreia, ocasião em que recebeu um hanbok, tradicional vestimenta da Coreia do Sul. “Agradeço à Associação por ser presenteada com algo tão representativo para seu país, e ao consulado, pelo carinho durante a recepção”, afirmou Janja depois do encontro.

“Seguiremos em breve para a Coreia do Sul, para fortalecer laços diplomáticos, culturais e econômicos entre nossos países”, disse Janja. O presidente Lula, por sua vez, participará, nos dias 19 e 20, em Nova Délhi, da cúpula global sobre inteligência artificial, e depois seguirá para Seul, com uma comitiva composta de dez ministros e 315 empresários, com foco no aprofundamento das relações bilaterais.

Atuação de Janja e críticas recebidas

Ainda sem ocupar um cargo formal no governo, Janja já representou Lula em eventos internacionais e, por vezes, adianta sua viagem para cumprir compromissos próprios, como ocorreu em visita à Rússia, por convite do presidente Vladimir Putin. Em maio de 2025, Lula defendeu Janja depois de críticas, alegando que ela “não é uma cidadã de segunda classe” e ressaltando sua experiência em temas digitais. Janja atribuiu as críticas recebidas ao “machismo” e à “misoginia”.

Leia também: “Togas fora da lei”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 245 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    Lula em um encontro sobre inteligência artificial? O que ele entende sobre o assunto? Mais uma dessas viagens inúteis e mais uma vez a “gastadora, perdulária” foi em uma viagem antecipada. Para quê? Dá para acreditar na explicação oficial?

  2. Lucia campos
    Lucia campos

    Depois do sambodromo ! Ainda tem mais ?????? Ng aguenta mais escandalos e iniquidades , afronta !!!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade