Apesar da Advocacia-Geral da União (AGU) ter confirmado a judicialização da derrubada do IOF pelo Congresso Nacional, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (CE), alegou que “respeita” a derrota sofrida no Parlamento.
“É claro, nós fomos derrotados e aceitamos”, disse Guimarães, sobre a votação do IOF. “Mas não fomos incitar ódio contra o deputado A ou deputado B. Evidentemente que nós nos ressentimos, porque tem muitos parlamentares dos partidos que integram a base do governo que votaram (contra o decreto). Isso é fato.”
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O deputado também declarou que procurou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para conversar alguns dias depois do resultado da votação. “Eu não fui criar crise”, afirmou.
“Um domingo à noite, eu cheguei, a primeira coisa que eu fiz foi conversar com o presidente da Câmara, porque tem que ser assim a política, não pode ser com ranço, não”, prosseguiu. “É claro que quando eu comuniquei ao presidente Motta ontem (sobre a judicialização), ele aceitou e não fez nenhuma cara feia para mim. Foi para o telefone, mas isso é importante.”
Líder diz que o “Supremo vai decidir” sobre o IOF
Ao ser indagado sobre a relação com o Congresso depois da judicialização do caso, Guimarães declarou: “A Câmara não pediu permissão ao governo para votar o IOF, nem o governo precisa pedir autorização da Câmara para governar naquilo que precedeu a nossa Constituição”.
“Agora eu acho que é hora de sentar e conversar para convergirmos sobre pautas mais importantes do país”, declarou. “Sobre o IOF, deixa o Supremo decidir.”
A derrubada do decreto presidencial, que elevava o IOF sobre operações de crédito, foi uma resposta direta do Congresso à tentativa do governo de aumentar a carga tributária por meio de medida impopular.
O capitão cueca é um mentiroso costumas! Pensa numa coisa e fala outra.
Aceito a derrota, mas vamos para o VAR. Afinal, é só pra ratificar . O STF é povo, é constituição , é nois
Se respeitassem a derrota não recorreriam ao supremo. Bem, uma bancada que tem como líder um notório corrupto, esperar o quê?
Olho pro meu corpo e vejo que roubaram até as minhas cuecas!!!
Ensinaram esse grupo terrorista a roubar no grande “teatro das tesouras”, patrocinado pelo PSDB de SP e Sarney, Calheiros, Azis e aqueles líderes falsos do NE, agora aguentemos
Eu olho pra ele e vejo uma cueca cheia de dinheiro.