publicidade
Economia, Política

Infraestrutura articula-se para aprovar marco das ferrovias

Medida prevê que a construção de obras do setor seja feita através de simples autorização em vez de concessão

greve de ferroviários
Foto: Divulgação/Agência Brasil

Equipes do Ministério da Infraestrutura preparam uma leva de projetos que serão entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). No topo das prioridades está o chamado marco legal das ferrovias. A medida chegou ao Senado em 2018 e prevê que a construção de obras do setor seja feita através de simples autorização, ou seja, a partir da manifestação de interesse da iniciativa privada. Nesse modelo, a empresa passa a ser dona de toda a ferrovia, que não retorna para a propriedade da União.

Atualmente, o processo é realizado por meio de modelo de concessão pública, no qual o governo elabora o projeto de engenharia e realiza uma licitação pública, de modo que interessados possam concorrer pela construção e exploração do trecho. Conforme noticiou Oeste em agosto de 2020, a abertura do setor tem potencial de trazer R$ 100 bilhões em investimentos. Para se ter ideia, não passa sequer um trem por dia em aproximadamente 30% da malha de 30 mil quilômetros, conforme estudo da Confederação Nacional da Indústria.

Receba nossas atualizações

Leia também: “Saiba mais sobre o marco legal das ferrovias”

2 comentários
  1. Cibele De Oliveira
    Cibele De Oliveira

    Furada isso aí hein! Aí a empresa vira dona da ferroria, e amanhã resolve vender a ferrovia pra outra empresa por exemplo do Partido Comunista Chinês ou de qq outro país inimigo do Brasil e o nosso país fica a ver navios!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.