publicidade
Política

Ramagem se manifesta sobre gravação na Abin

Ex-chefe da agência disse que o objetivo seria se prevenir de uma pessoa supostamente mal-intencionada que iria ao encontro

ramagem
O deputado federal Alexandre Ramagem | Foto: Divulgação/Palácio do Planalto

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), afirmou que a gravação de 2020 na Abin teve o aval do então presidente Jair Bolsonaro.

“O presidente sempre se manifestou na reunião por não querer favorecimentos ou jeitinhos”, escreveu Ramagem no Twitter/X. “Manifestei-me contrariamente à atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no tema, indicando o caminho por procedimento administrativo pela Receita Federal (RF), previsto em lei, e ainda judicial no Supremo Tribunal Federal (STF).”

Receba nossas atualizações

De acordo com a Polícia Federal (PF), a suposta “rachadinha” do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é o contexto da conversa.

jair bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro, no Aeroporto Santos Dummont, no centro da cidade do Rio de Janeiro – 25/03/2024 | Foto: Pedro Kirilos/Estadão Conteúdo

Ainda conforme a PF, discutiu-se na reunião um conjunto de estratégias para blindar Flávio, entre elas, a de enquadrar auditores da RF.

Ramagem, contudo, afirmou que a gravação foi para registrar um crime. Isso porque, segundo o deputado, ele recebeu uma informação sobre a ida de uma pessoa ao encontro. Esse alguém “teria um contato com o governador do Rio, à época, e que poderia vir com uma proposta nada republicana”.

“Um crime contra o presidente da República”, observou Ramagem. “Só que isso não aconteceu. A gravação foi descartada. As advogadas que vieram na reunião apresentaram possíveis irregularidades que poderiam estar acontecendo na Receita.”

Encontro gravado por Alexandre Ramagem

Na tarde de ontem, o ministro do STF Alexandre de Moraes derrubou o sigilo do conteúdo da investigação da PF.

Além de Ramagem e Bolsonaro, participaram o ministro-chefe do GSI, Augusto Heleno, e uma advogada de Flávio.

Leia também: “Governo de toga”, reportagem publicada na Edição 225 da Revista Oeste

1 comentário
  1. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    Se nossa diligente KGB grampeia um diretor ‘maginem a nóis manélis …

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade