publicidade
Política

Governo Lula reduz medidas de segurança para impressão do Enem pela primeira vez

Número de vigilantes caiu e câmeras não têm mais posicionamento fixo; Inep diz que mudanças seguem orientações de órgãos de controle

Em 2009, funcionário de gráfico conseguiu roubar caderno de respostas do Enem
Em 2009, funcionário de gráfico conseguiu roubar caderno de respostas do Enem | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Pela primeira vez desde o vazamento de 2009, o governo federal alterou os critérios de segurança para a gráfica responsável pela impressão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As mudanças incluem a redução no número de vigilantes, o fim da exigência de câmeras a cada 20 metros quadrados e a retirada da obrigação de contratar uma empresa externa para monitorar o processo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. De acordo com o veículo, as mudanças constam no Termo de Referência do edital para a contratação da gráfica que imprimirá o exame de 2025.

Receba nossas atualizações

Leia também: “Governo Lula não tem dinheiro para comprar livros para escolas públicas”

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, nega que as alterações representem “flexibilização da segurança”. Em nota, afirmou que se trata de “uma evolução do modelo, com base em parâmetros técnicos atualizados”. O órgão também declarou que seguiu orientações do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União.

Enem segue regras rígidas de segurança

Desde 2009, depois do furto das provas na gráfica Plural, em São Paulo, o exame seguia regras rígidas de segurança. Na época, um funcionário escondeu cadernos de questões na cueca e saiu sem ser identificado. O caso levou ao cancelamento do Enem dias antes da aplicação.

Edifício sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Edifício sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As regras anteriores exigiam câmeras coloridas com resolução mínima a cada 20 metros quadrados e vigilantes posicionados 24 horas por dia em áreas delimitadas. O novo termo prevê câmeras em “locais estratégicos” com alcance mínimo de 20 metros e vigilância “de forma que todas as áreas estejam vigiadas”, sem especificar a metragem.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Principal vestibular do País, o Enem serve de porta de entrada para universidades públicas. Milhões de estudantes farão as provas em 9 e 16 de novembro.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.