publicidade
Política

Governo Lula quer barrar o Dia do Patriota em Porto Alegre, a ser comemorado em 8 de janeiro

A Advocacia-Geral da União vai à Justiça para tentar derrubar a nova lei implementada na capital gaúcha

governo lula 8 de janeiro stf dia do patriota porto alegre
Manifestantes deixam o Planalto, depois de invasão ao palácio - 8/1/2023 | Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), quer derrubar a lei que instituiu a comemoração do Dia do Patriota em Porto Alegre em 8 de janeiro. Para questionar a nova norma da capital gaúcha, o órgão pretende vincular o caso ao inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), além de apresentar ações de questionamento de inconstitucionalidade.

+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste

Receba nossas atualizações

O governo Lula, contudo, não estará sozinho nessa tarefa. Na sexta-feira, 25, a Procuradoria-Geral da República (PGR) protocolou um pedido ao STF para a publicação imediata de uma liminar para suspensão da lei. Para Carlos Frederico, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da instituição, “não há dúvidas de que a lei destina-se à comemoração dos atos criminosos ocorridos no dia 8 de janeiro em Brasília”.

A PGR solicitou a distribuição da ação ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. Isso porque o Ministério Público considerou a conexão do tema como o tratado no Inquérito 4.879.

O mesmo caminho será seguido AGU. De acordo com advogado-geral da União, Jorge Messias, haverá ação na Justiça para questionar a constitucionalidade da norma recém-criada em Porto Alegre. “Estamos preparando uma ação para questionar no STF constitucionalidade da lei aprovada pelo Legislativo da capital do Rio Grande do Sul que criou o Dia do Patriota.”

“A Procuradoria-Geral da República propôs ao Supremo ação com propósito semelhante e pediu nossa manifestação”, afirmou Messias. “Vamos nos manifestar tão logo sejamos comunicados. Não se pode transigir com atos afrontosos à democracia. Estamos vigilantes e assim seguiremos.”

A norma que adiciona o Dia do Patriota ao calendário municipal da capital gaúcha é alvo de críticas de ministros do governo Lula. Para o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o dia 8 de janeiro deveria ser considerado o “dia do golpista ou da tentativa de criar uma ditadura no país”.

A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), afirmou que a comemoração porto-alegrense é “perturbadora” e uma “afronta ao Estado Democrático de Direito”.

Ações além do governo Lula contra o 8 de janeiro como Dia do Patriota em Porto Alegre

stf - manifestações do 8 de janeiro - gsi
Manifestações do 8 de janeiro, em Brasília | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na sexta-feira, a vereadora de Porto Alegre Karen Santos (Psol) apresentou um projeto de lei solicitando a derrubada da comemoração. A socialista reclamou da decisão de colegas defenderem a implementação do 8 de janeiro como Dia do Patriota na cidade.

A Câmara Municipal de Porto Alegre incluiu o Dia do Patriota como o dia 8 de janeiro no calendário comemorativo da capital gaúcha. A ideia partiu do agora ex-vereador Alexandre Bobadra (PL). No projeto de lei, apresentado em março, ele não menciona os ataques na capital federal nem o motivo de ter escolhido o dia 8 de janeiro para a celebração.

De março a junho de 2023, a proposta passou pelas três comissões permanentes do Legislativo porto-alegrense, recebeu pareceres positivos e seguiu para a sanção do prefeito Sebastião Melo (MDB). O chefe do Executivo, entretanto, não sancionou nem vetou a lei durante os 15 dias de prazo, o que fez com que o projeto retornasse para a mesa do presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB), que promulgou o texto em 7 de agosto.

Bobadra viu sua ideia virar lei e, após uma semana, teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. O colegiado entendeu que o vereador cometeu crime de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante as eleições de 2020. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

A decisão ainda declarou que os votos do parlamentar deveriam ser anulados e os cálculos dos quocientes eleitoral e partidário refeitos. A vaga de Bobadra foi ocupada na quarta-feira 24 pelo agora vereador Cláudio Conceição (União).

Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Leia também: “O mosaico do 8 de janeiro”, reportagem de Silvio Navarro e Rute Moraes publicada na Edição 179 da Revista Oeste

5 comentários
  1. Ronaldo Assis
    Ronaldo Assis

    Terrorista é esse governo maldito do ladrão de nove dedos.

  2. Filipe Drumond Costa
    Filipe Drumond Costa

    Parabéns aos gauchos e acredito que teremos essa data no calendário nacional, pois o tempo e a história mostrarão quem são os patriotas e os terroristas.

  3. Christian
    Christian

    Adorei a iniciativa dos Gaúchos.
    Embora não cite Brasília, fará com que nenhum gaúcho esqueça o que aconteceu neste dia.

  4. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Excelente iniciativa dos patriotas de Porto Alegre. Proponho que alguém da Câmara Federal tome iniciativa no mesmo sentido. Pode-se também chamar do Dia da Perfídia.

    1. Manfred Trennepohl
      Manfred Trennepohl

      Concordo que seja estabelecido o “DIA NACIONAL DA PERFÍDIA”.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade