publicidade
Política

Governo Lula não retoma trabalhos, e país tem 3,7 mil obras de educação paradas

O Ministério da Educação não conseguiu fechar nenhum termo de compromisso com as prefeituras para permitir a retomada

Governo obras
Os trabalhos nos prédios estão parados, mesmo depois de o presidente anunciar, há quase um ano, seu plano para destravar as construções | Foto: Reprodução/OGlobo

Apesar da promessa de campanha, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não retomou nenhuma das 3,7 mil obras em escolas e creches, que estão paradas em todo o país.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Não há reformas, nem trabalhos nas construções, mesmo depois de o presidente anunciar, há quase um ano, seu plano para destravar os projetos.

O vídeo a seguir mostra Lula anunciando uma viagem ao Ceará, para retomar as obras que estão paradas. O vídeo foi publicado em maio de 2023.

Leia também: “Lula vai levar Boulos para inaugurar obras em São Paulo”

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o Ministério da Educação (MEC) não conseguiu fechar nenhum termo de compromisso com as prefeituras para permitir a retomada. Apesar disso, Lula tenta contornar a situação ao planejar eventos pelo país para inaugurações de escolas.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) afirmou, em nota, que a demora se deve à agilidade dos municípios, que têm de lidar com processos burocráticos. Além disso, o FNDE informa que 46 projetos, ou seja, 1%, estão prontos para a assinatura do novo termo com o governo federal. 

O Estado que foi governado pelo atual ministro da Educação sofre com obras paradas

Um dos Estados que sofre com a demora da agilidade para a retomada das obras é o Ceará, que foi governado pelo atual titular do MEC, Camilo Santana, de 2015 a 2022. 

Ao todo, soma-se cerca de 1,6 mil municípios que têm obras que foram abandonadas pelo governo.

Leia mais: “Lula pretende gastar R$ 20 milhões em reforma de imóveis da Presidência”

Seis em cada dez obras paradas são de construções de escolas. Mas também há quadras de esportes e ampliações de salas de aula. Se os trabalhos forem retomados, cerca de 741 mil alunos serão beneficiados, segundo informações da Folha.

Leia também: “Governo Lula quer retomar obras no Teatro Nacional de Brasília”

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Christian
    Christian

    Para aqueles que “supostamente” votaram no moluco, comam este prato frio…

  2. Jose nelson lopes dos santos
    Jose nelson lopes dos santos

    Nao vejo nenhuma noticia de obras feitas. Somente promessas furadas e mentiras

  3. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Tudo o que o lula diz, é mentira, tudo o que ele faz é perseguição aos seus desafetos. Foi posto lá para se vingar da verdadeira Justiça que lhe foi feita. Quanto aos que o puseram lá, o que eles queriam é isso que estão recebendo: um projeto de não fazer nada de bom pelo país. O PT está firmando apoio de cooperação com o partido comunista chinês. Precisa lembrar mais alguma coisa?

  4. Mario Hugo Ladeira Filho
    Mario Hugo Ladeira Filho

    Isso é normal com o PT na proa.
    É assim que ganham eleição.
    Comprando analfabeto com migalhas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade